Ambos os porta-aviões da Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) saíram de seus portos de origem, em meio à possível visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, à ilha de Taiwan, que a mídia informou que poderia acontecer na noite de terça-feira.

O porta-aviões Liaoning zarpou no domingo em uma viagem de seu porto de origem em Qingdao, província de Shandong, no leste da China, e o porta-aviões Shandong partiu na segunda-feira de seu porto de origem em Sanya, província de Hainan, no sul da China, acompanhado por um navio de assalto anfíbio Type 075, informou a mídia na ilha de Taiwan na terça-feira.

Imagens de satélite comerciais estrangeiras obtidas pelo Global Times na terça-feira também mostram que o porta-aviões Liaoning não estava em seu porto de origem no domingo, um navio de assalto anfíbio Type 075 estava navegando no Mar da China Meridional no domingo e o porta-aviões Shandong estava navegando em Mar da China Meridional na segunda-feira.

Porta-aviões Liaoning CV-16 em operações aéreas

Uma reportagem da emissora estatal China Central Television (CCTV) na segunda-feira mostra que o Liaoning estava navegando no mar quando os marinheiros a bordo comemoraram o Dia do Exército.

Xu Ying, imediato do Shandong, disse em outra reportagem da CCTV na segunda-feira que o porta-aviões estava realizando uma missão de treinamento regular na época.

O PLA conduzirá mais treinamento duplo de porta-aviões no futuro, disse Xu.

As atividades dos dois porta-aviões ocorreram em um momento em que a mídia estrangeira informou que Pelosi poderia pousar na ilha de Taiwan na noite de terça-feira.

Especialistas e analistas disseram que o PLA poderia enviar aviões de combate e navios de guerra para escoltar, interceptar e afastar o voo de Pelosi se ele realmente tentar pousar na ilha de Taiwan.

Porta-aviões Shandong CV-17

De acordo com o site de notícias do U.S. Naval Institute, o USNI News, o grupo de ataque do porta-aviões Ronald Reagan da Marinha dos EUA navegou perto do lado sudeste de Taiwan no Mar das Filipinas, com analistas dizendo que poderia fornecer escolta para o voo de Pelosi.

A mídia local na ilha de Taiwan disse que o Liaoning poderia seguir para o sul e o Shandong poderia seguir para o norte, cercando a ilha de Taiwan de ambas as direções para deter Pelosi.

Ainda não se sabe se os movimentos dos porta-aviões da PLA Navy estão relacionados a Pelosi, mas semelhante à forma como a Marinha dos EUA usa seu porta-aviões para mostrar dissuasão, os porta-aviões da PLA Navy também podem servir a esse propósito, um especialista militar chinês que pediu anonimato disse ao Global Times na terça-feira.

Os porta-aviões do PLA são construídos para salvaguardar a soberania, a integridade territorial e os interesses nacionais, e cumprirão resolutamente suas missões quando o dever exigir, disse o especialista.

FONTE: Global Times – jornal apoiado pelo Partido Comunista Chinês, comentando questões internacionais de uma perspectiva nacionalista

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Oseias

Fogo na fogueira

Rafael Coimbra

Só ameaça… a China iria arriscar seus 2 porta aviões contra a nação mais preparada da história nesse segmento? Mesmo estando em seu quintal… ou alguém imagina que os americanos não tem doutrina para esse conflito? As vezes vemos comentários (não é o caso do Oseias) que dão a entender que só a China iria ter a opção de disparo… os americanos iriam ficar olhando e voltar p casa… A China poderá se tornar a maior potência militar do mundo? É possível! Mas hj ainda não é… Qualquer tentativa da China de testar suas armas e doutrinas contra os Americanos… Read more »

Felipe

Você esqueceu que os navios americanos estão no quintal chinês e não imagina a quantidade de misseis lançados por terra e ar que vão cair na cabeça deles?

Bosco

Felipe, A coisa não funciona assim. Para uma arma funcionar existe um negócio que chama “kill chain” (cadeia de destruição) e ela tem que funcionar como um relógio suíço (e não como um relógio chinês). Mesmo que os chinas tenham 1000 mísseis pra cada navio americano ainda assim eles só funcionam se a kill chain funcionar, caso contrário só aumentarão a quantidade de lixo marinho. Como navios ocupam um espaço limitado no “Universo” não há como os chinas lançarem tudo de uma vez ao mesmo tempo. Há limites práticos. É igual a regra dos 4 atacantes das artes marciais. Um… Read more »

Alecs

“e ela tem que funcionar como um relógio suíço (e não como um relógio chinês).” Comentário perfeito, Mestre Bosco! Pena que os fã boys vermelhos não procuram ler e se informar melhor. Preguiça de leitura é uma característica desse pessoal, em sua maioria.

Mk48

Jesus Cristo.
.
Sério isso ?

Carlos Gonzaga

Vai por mim, esse dois porta aviões americanos dão conta da força aérea chinesa.

Radagast, o Castanho

Isso ai, os generais jogam super-trunfo.

T.H

Ora, se os norte-americanos possuem “doutrina para esse conflito”, o que não se desconhece e/ou ignora, e supostamente “nunca vimos em ação essas armas ‘maravilhosas’ dos chineses… muitos menos se eles tem doutrina para tal uso”, então “a nação mais preparada da história nesse segmento” não deveria se preocupar em ter a necessidade de destacar para as águas próximas a Taiwan os navios USS Ronald Reagan (CVN-76), USS Tripoli (LHA-7) e o USS America (LHA-6), afinal, se a propaganda do Partido Comunista é maior do que as reais capacidades tecnológicas e táticas de suas forças armadas, logo, não necessitariam arriscar… Read more »

Andre

Vc não faz a menor ideia do que quer dizer doutrina, no contesto militar, né? Deve achar que é igual doutrina politica.

Silva

No seu caso o analfabetismo é uma benção, um retrato fiel da educação brasileira.

francisco Farias

Vai perder os dois porta-aviões que possuem. A China não tem condições de enfrentar os USA. São fracos e chorões por natureza. Pela força a China jamais recuperará a Ilha.

Edlustig

Gasolina na Palha Seca.
Me fez lembrar algo. rsrsrsrsr
Jesuissssssss

Agressor's

Terceira guerra mundial já tá rolando e ela é econômica! Já faz um bom tempo que considero como um marco da derrocada econômica da “América” o dia em que os eua perderam o status de maiores produtores de automóveis no mundo. Daí por diante o país começou a colecionar pequenas derrotas que a população foi absorvendo sem se dar conta. No campo da identidade cultural, considero que o marco foi o dia em que os eua reconheceram o espanhol como segunda língua oficial. Aos poucos os eua também começaram a perder os seus valores que os tornaram uma nação forte!… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Rinaldo Nery

O almirante transgênero deve estar comandando a Força Tarefa…

André de Souza

Cara e qual o problema do cara ser transgênero ? Você é melhor do que ele porque é homem ? Bem pelo contrário enquanto ele está exercendo um papel importante você está em um blog falando da opção sexual dele e de gênero.

Pedro

Pergunta ao Coronel das benesses…. num instante fica pianinho… é a nossa “elite”

André de Souza

É ridículo no século XXI ver homens que deveriam está se preocupando com coisas mais sérias se preocupando com o C# dos outros, se alguém dar ou não o problema é dele, coisa de gente ignorante julgar os outros pela opção sexual ou pelo gênero da mesma, acredito que não só isso mas julgaram muito a Nancy Pelosi pelo fato dela ser mulher mas tá mostrando também que tem mais culhões do que muitos homens.

Lúcio Sátiro

Ridícula é sua falácia do condicionamento temporal. O século 21 não é NADA e muito menos invalidou a realidade biológica dos seres humanos. O século 21 nada mais é do que a mudança de minutos do dia 31 de dezembro do ano 2000 para 1 de janeiro de 2001. Só uma ilusão do calendário. Acontece que esse povo que pensa com o c# e age com o c# costuma fazer chantagem contra qualquer pessoa que não queira cheirar o c# deles e fazer intenso lobby no Judiciário e no Congresso e organizações da sociedade NÃO com o intuito de angariar… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Lúcio Sátiro
T.H
Renato Carvalho

Não tendo como refutar parte pro argumento Ad Hominen, cresce cidadão.

Bosco

Sem querer me meter mas já me “metendo” (sem trocadilhos): Mais de 7% da população brasileira se confessa homossexual. Cerca de 15 milhões de cidadãos. O número de assassinatos em 2021 no Brasil foi de 41 mil indivíduos de todas as categorias sociais. A quantidade de indivíduos homossexuais assassinados no Brasil no mesmo período foi de 276 indivíduos, o que representa 0,67% do total de assassinatos. Ora! Só estaria em curso um extermínio de homossexuais no Brasil se a quantidade de assassinatos de homossexuais ultrapassasse em muito a quantidade de 7% do total de assassinatos, o que seria algo perto… Read more »

Mk48

Essa questao de homosexualismo, linguagem neutra….. quem quiser dar o fiofó, fique a vontade. Só mantenham distancia de mim. Vou dar porrrada sim.
.
Podem dar a b*nda a vontade.
.
Comigo, não.

Andre

Acrescente a isso o fato dos governos eleitos pelo pt terem deixado o número de assassinados no Brasil subir de 32k para 65k.

André Souza

Meu caro só para começo de conversa eu sou hétero, sim eu sou hétero e nem por isso eu deixo de defender meu próximo, sou hétero, sou cristão e também sou de direita, só não sou hipócrita e a diferença entre eu e você é que eu defendo que cada pessoa possa ser livre até porque ninguém tem nada a ver com a vida do outro, já você defende macho, você lambe sac# de presidente populista que só faz merd#, essa é a diferença entre nós, quando você deixar de ser acéfalo e tiver argumentos plausíveis que não seja o… Read more »

francisco Farias

Cara tu de doeu demais. Fica com a tua opinião e deixa a do outro de mão. Quem é de direita respeita a opinião do outro, nem que seja a pior possível. Agora quem é de esquerda é que deseja impor o seu ponto de vista.
Você não tem procuração dos gays para defendê-los. Se você gosta tudo bem, se o outro não gosta também tudo bem, cada um respeitando a opinião do outro. Ou seja, cada um na sua e reeleição no primeiro turno.

Augusto

Bem “progressista” esse André Souza, para alguém que fala que é de direita. Acho que ele escolheu a ideologia politica errada.

Augusto

“C# dos outros” não foi feito para esse tipo de coisa.

Lúcio Sátiro

Transgenereidade é uma distorção da própria auto-identidade, comumente chamada de Biofobia. Trata-se de um indivíduo que está em conflito consigo próprio, na absurda NEGAÇÃO da sua própria natureza, para mergulhar num mundo de subjetividade e no autoritarismo de querer obrigar todas as outras pessoas a enxergar nesse indivíduo a falsa identidade que ele vive. A farsa da transgenereidade é tão ilusória e agressiva que só consegue ser mantida PELA FORÇA, isto é, com o uso constante de hormônios típicos do sexo com o qual o biofóbico se identifica. Daí decorrer muitas injustiças como homens biológicos disfarçados de “mulher” mediante toneladas… Read more »

André Souza

Meu caro demagogo, você ta muito nervosinho em, acho que você é um encubado e ta se escondendo, mas fica tranquilo cara ninguèm aqui tem preconceito não, pode dar a vontade, inclusive pro seu macho presidenciavel.

Bosco

Como está em curso um processo de desconstrução da cultura ocidental temos que conviver com esse tipo de patrulha.
Claro que as outras duas culturas expansionistas que existem juntos à do Ocidente, a islâmica e a comunista (não me refiro à civilizações) o preconceito e a opressão das minorias é regra, mas os arautos da destruição do Ocidente simplesmente não se importam , desde que o objetivo deles seja alcançado. O resto… se vê depois.

Augusto

Perfeito Lúcio, agora imagina um individuo desses que vive em conflito com sua própria natureza biológica comandar uma esquadra inteira?

Nascimento

Ele foi colocado lá por politicagem e pela opção de vida, não por critérios técnicos. Assim como começaram a colocar mulher nos MinDefs mundo afora, não por critérios técnicos mas por politicagem barata.

Exercer papel importante na base do nepotismo e do proselitismo político ideológico ao invés de forma técnica é o mesmo que nada.

Pra ser um translgbtq274 colocado por politicagem em algum cargo, eu prefiro continuar com minha dignidade intacta. Me lembra a almirante mulher da fragata norueguesa que afundou, e isso só levou a mais preconceito do que antes, inclusive.

André Souza

Meu caro, ninguèm chega a Almirante na maior marinha do mundo por politicagem, ninguèm é oficial da maior marinha do mundo por politicagem, digo e repito criticar a tragetória das pessoas pela opção que ela escolheu é burrice, beira a ignorância, ainda mais quando tem pessoas que atacam essa situação com violência, como você pode ver nosso amigo ai em cima alterado, me insultando sem nem me conhecer, quantos tipos como ele não existe ?
Por fim, digo dizer isso é uma afronta até mesmo as diversas mulheres que ocuparam e ocupam cargos de liderança no Brasil e no mundo.

Nascimento

A indicação dos almirantes nos EUA é política. Há uma lista a ser escolhida pelo chefe do Departamento de Defesa, e a lista escolhida geralmente é por razões políticas pois não se escolhe um militar que não será favorável a sua política externa, isso é praxe nos EUA, não atoa o Wesley Clark foi tirado do comando de divisões do US Army após criticar a invasão do Iraque, mesmo tendo logrado êxito no Kosovo e na Bósnia, ele mesmo afirmou isso inclusive. Engana-se quem acha que é feito por motivos técnicos. Hahahaha, faz me rir. Acha que o novo avião… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Augusto

Pra um individuo que não consegue discernir a própria condição biológica (além da psicológica) imagina então um individuo desse comandando uma esquadra.

Nascimento

Based.

francisco Farias

O Putin já falou que não interessa uma guerra nuclear. Se a China resolver enfrentar os USA, vai ficar sozinha. E, sozinha ela não vence nenhuma das potencias Ocidentais.

Jean Jardino

Dois porta avioes com meia duzia de cacarecos, so um porta avioes americano ja faz a festa, vao tomar um pau dos americanos que vai ficar vergonhoso.

Romão

Você está falando do antigo Nae São Paulo ou do antigo Nae Minas Gerais ?

tsung

deixa os nosso nae em paz

Allan Lemos

E o avião pousou incólume. Era o desfecho mais provável, quando se trata de Taiwan a China é um cão que só ladra.

Cerberosph

Dia histórico, desde a segunda guerra mundial nenhum país teve condições de usar dois porta aviões contra os EUA. Mesmo como demonstração de força como hoje.

Machado

Aos poucos os Chineses estão chegando lá. O EUA vão perder sua hegemonia é questão de tempo.

Fernando

Pode ser que um dia a China chegue lá, mas a verdade é que hoje ficou feio para o Dragão.

josebaldo

“Só” se igualar ao país com a metade força militar de todo o planeta com uma economia totalmente voltada ao controle estatal. Quanto tempo, cem anos?

Andre

Bem aos poucos…

BK117

Que beleza, ein? As superpotências nucleares mundiais agindo de forma totalmente imatura. Tudo que a gente precisava.

Eles que se resolvam, só não derrubar o avião (ou afundar o navio, sei lá) com minhas encomendas do AliExpress que tá tudo tranquilo.

Dixon

Já estão redigindo a nota de repudio.

Alessandro

E a Pelosi já pousou na ilha, ouviu-se sirenes na China continental, muitos tanques desfilando na praia, aviões sobrevoando a região e alguns gritinhos histéricos e NADA aconteceu!

Eu avisei que todo aquele barulho pelo Xi jiping era só pra levantar a moral das tropas, mas dessa vez eu vou elogiar o ditador comuna, ele FEZ BEM em não fazer nada, o mundo agradece!!

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
josebaldo

Nossa marinha faria um buffet para alegrar almirantes chineses e americanos, com desfile da banda militar com dançarinas rebolando.

Morgoth

Só a MB mandar o Atlântico e a Barroso para a área que americanos e chineses colocam a viola no saco

HPF

Não acredito que vá ocorrer nada mais grave neste episódio. Uma guerra por causa de uma figura política decadente, de um Estado, a Califórnia que está também decadente; de um partido decadente, de um presidente que deve passar para a história como o pior de todos. Pode não compensar agora. A liderança militar americana também já não é mais a mesma. Ainda impressiona Latino-americanos, Africanos, Árabes, etc… O tempo muda tudo. Se a China quiser invadir Taiwan, esta seria uma boa hora, visto que esse atual governo lá do norte, nunca foi tão fraco. Nunca teve peito pra encarar o… Read more »

Francisco Vieira

Agora só resta mesmo à China apoiar os russos na Ucrânia… e prejudicar o ocidente por ali.
Uma guerra nuclear não interessaria para quem tem bilhões de dólares nos bancos e farra marcada, em algum lugar paradisíaco, para o próximo final de semana. Seja bilionário americano, seja bilionário chinês. Afinal, a pátria de quem tem dinheiro é onde ele chegar: será sempre bem tratado e com direito à cidadania.

Chevalier

Olha os adoradores da chinazi escravagista se molhando “todes”. Imorais do inferno.

Angelo

Porta aviões x porta aviões..vai ser interessante essa batalha…começem logo…..ou é só fogo de palha?

Andre

Tem que perguntar para os chineses. A ameaça partiu deles.

Alecs

Parabéns pela forma como estão citando a fonte! Quanto mais clareza na informação melhor.

HPF

Por aqui tem muitos deslumbrados, adoradores dos amerikanus tbm.
É o secular sentimento de inferioridade que sempre marcou algumas castas Tupiniquins.
Brasileiro em geral quando mora e visita os EUA, parece que se transforma em outro ser.
Sente-se superior por ter saído da Terra natal e gosta de criticar tudo no Brasil. Lá é o céu, pensam.
Estou me lixando pra ideologias de qualquer parte, mas que tem muito puxa saco de americano, isso tem.
O general Milley continua no governo porquê? Apoiou os demo, deixou o Trump na chapada.
Política está em tudo.

Augusto

bem, gosto e gosto, kkkkkkk