Marinha do Brasil recebe o primeiro helicóptero AH-15B Super Cougar de ataque antinavio

318

Helicóptero H225M da Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil recebeu Helibras o primeiro helicóptero Super Cougar na versão AH-15B de ataque antinavio.

Com capacidade de lançar mísseis Exocet AM39, essa é a 12ª aeronave H-225M a ser incorporada à Aviação Naval.

Especialmente desenvolvido para a Marinha do Brasil, a versão antinavio da aeronave H225M é a mais complexa desse modelo já desenvolvida e produzida. O desenvolvimento desta versão específica foi liderado pelo Centro de Engenharia da Helibras e da Airbus Helicopters.

Esse helicóptero representa um grande incremento na capacidade operacional da Aviação Naval, que poderá realizar as missões de SAR, CSAR, Controle de Área e Ataque Ar-Superfície.

A aeronave possui sistemas embarcados no “estado da arte”, incluindo o EWS IDAS-3 (sistema de contramedida), a capacidade de lançar mísseis Exocet AM39 B2M2, o radar tático APS143 e o sistema de missão naval (N-TDMS), entre outros.

O sistema tático de missão da versão operacional naval, o N-TDMS (Naval Tactical Data Management System), é responsável por fazer o comando e controle de todos os sistemas embarcados, incluindo o sistema de armas.

Por meio da compilação dos dados dos sensores e dos dados de voo, o N-TDMS é capaz de apresentar ao operador, em uma única tela, toda a situação tática em torno da aeronave, facilitando a tomada de decisão da tripulação.

A Atech, empresa do Grupo Embraer participou ativamente deste desenvolvimento.

H225M (UH-15A) com dois mísseis antinavio AM-39 Exocet
H225M (AH-15B) com dois mísseis antinavio AM-39 Exocet

H225M com míssil Exocet AM39

Subscribe
Notify of
guest

318 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

Achava que as outras unidades já tinha essa capacidade, dada a modularidade do helicóptero.
Mesmo assim, parabens a MB.

Glasquis 7

É, eu venho lendo comentários dos “alexandre DESLUMBRADO da vida” há algum tempo, alegando que já existiam aos montes mas, vemos que só agora o primeiro vem a ser entregue.
Aí fica um GAP em knowhow para a MB suprir o mais rápido possível.

Alexandre

Chileno, glasquis 7, me parece que vc não perde uma oportunidade de passar vergonha por aqui. Veja, já tinha passado vergonha recentemente quando afirmou que o chile tem um sistema melhor que o ASTROS 2020, coisa que vc sabe que não é verdade, e que , foi desmentido por grande parte dos seguidores desse canal. Agora vc , mais uma vez , me chama de deslumbrado. Isso depois de termos acompanhado em 23/11, uma solenidade de entrega do Blindado Guarani de numero 500 (que vc dizia ser de papel) e da entrega de 32 LMV Iveco 4×4 (que vc também… Read more »

Glasquis 7

Acho que sua capacidade cognitiva, não evoluiu muito. Eu disse que o SLM tem MAIOR ALCANCE QUE O ASTROS. O resto é invenção sua.

Assim como vc disse por diversas vezes que Estes sistemas (Super Cougar/Exocet) abundabam na MB mas, estamos vendo que não foi assim.

Continue inventando, quem sabe da próxima cola.

Alexandre

O chile não tem nenhum sistema de lançamento de foguetes com alcance maior que o ASTROS 2020, simplesmente porque o SLM FAMAE não passou de um protótipo e que NUNCA foi colocado em operação no chile!
Na última feira de armas do Perú, que encerrou recentemente, a IAI ofereceu o mesmo sistema para o Perú, e com míssies de 300km de alcance!
Parece que os Israelenses se cansaram de esperar pelo chile e resolveram oferecer para o Perú!

Glasquis 7

Essa mentira sim que é verdade!!!

Até o Wiki mente

https://es.wikipedia.org/wiki/SLM_FAMAE

AK-130

Quer dizer então que usará das fontes super confiáveis do Monark (Wikipédia) para provar o seu ponto? kkkkkkkkkkkkkkkkkk

glasquis 7

Não, não preciso provar. Faz parte do inventário do Exercito do Chile. É só entrar na página e ver.

Mas se vc, apenas por ufanismo, prefere desacreditar, é a sua opção. Não estou aqui para provar nada.

Alexandre

É importante dizer que o programa dos helicópteros H 225M começou em 2008, e já entregou 39 helicópteros para nossas 3 forças.
É um programa de sucesso, com uma média de 3 helicópteros entregues por ano ao longo do contrato.
Essa versão especificamente, que é a mais cara de todas , ficou pronta em 2016, estando em certificação e testes ao longo desses 5 anos.
Se não me falha a memória, outros 2 desses já estão prontos na Helibrás, faltando apenas o recebimento dos pagamentos da MB para serem entregues.

Alexandre

Quanto aos GAPs: Quando a armada do Chile vai suprir o GAP de um blindado anfíbio para desembarque de tropas? Aqui na américa do Sul, só o Chile e o Uruguai não tem desses blindados, uma vergonha! Quando a armada do Chile vai ter um CIWS em suas escoltas? Isso é determinante num conflito, porque esses CIWS, como última defesa, normalmente não podem sofrer interferência de EW , por usarem sensores ópticos/IR passivos. Quando a armada do chile vai ter um porta helicópteros? Meio muito importante que pode levar 17 helicópteros armados para uma guerra. Quando a armada do Chile… Read more »

Glasquis 7

“Quando a armada do Chile vai ter um CIWS em suas escoltas? “ Já tem, faz alguns anos. “Quando a armada do chile vai ter um porta helicópteros?” Quando precisar. Até hoje não precisou e o Brasil tampouco, apenas tem por que, de oportunidade, a ROYAL precisou se desfazer dele. E aqui nem Helicopteros de ataque para ele tem, usam como “Navio Multiproposito”. Coisa que o Chile já tem. “Quando a armada do Chile vai ter aviação de caça, mesmo que com caças antigos? importante para negação do espaço aéreo a outras aeronaves de asas fixas de patrulha/ASW ou rotativas!” KKK… Read more »

Alexandre

Qual é o CIWS em uso na armada do chile? desconheço! Poste aqui pra gente saber! O Brasil não tem helicópteros de ataque? E os SEA HAWK, os WILD LYNX e agora os H225M? está louco chileno lacrador? Navio multiproposito o chile só tem 1, o sargento d’aldea, 8 anos mais velho que o nosso Bahia. Mas o chile sim, não tem helicópteros de ataque, nem mesmo para mobiliar suas 8 fragatas, imagine o sargento d’aldea! P3 Orion são 9 aqui no Brasil, agora com equipes da FAB e da Marinha operando juntas. No chile só dois e não tem… Read more »

Flanker

Qual é o CIWS em uso na MB?

Glasquis 7

Mas o chile sim, não tem helicópteros de ataque, nem mesmo para mobiliar suas 8 fragatas, imagine o sargento d’aldea”

KKK EU MINTO E TAMBÉM INVENTO KKK!!!
comment image

Glasquis 7

“ Mas o chile sim, não tem helicópteros de ataque, nem mesmo para mobiliar suas 8 fragatas, imagine o sargento d’aldea”
KKK EU MINTO E TAMBÉM INVENTO KKK!!!

Alexandre

A Armada chilena vive hoje, uma das piores situações em relação a antiguidade de meios de guerra, senão vejamos: Seus 5 helicópteros armados tem cerca de 50 anos, são analógicos e não podem fazer voo pairado automático. A regra mundial é de ter 1,5 helicópteros por cada escolta, ou seja, o chile deveria ter 12 desses meios. Só tem 5 , e estão muito velhos e obsoletos! Dois de seus submarinos tem cerca de 40 anos, precisam ser substituídos rapidamente! Suas 8 fragatas e o buque doca multipropósito Sargento d’aldea tem em média 30 anos. Também terão que ser substituídos… Read more »

Glasquis 7

“A Armada chilena vive hoje, uma das piores situações em relação a antiguidade de meios de guerra, senão vejamos: Seus 5 helicópteros armados tem cerca de 50 anos, são analógicos e não podem fazer voo pairado automático. A regra mundial é de ter 1,5 helicópteros por cada escolta, ou seja, o chile deveria ter 12 desses meios. Só tem 5 , e estão muito velhos e obsoletos!” KKK só aqui fica evidenciado o seu conhecimento . Os Cougar de la Armada do Chile foram comprado NOVOS em 1990. É claro que o chile não pagou 2 Bi por eles. https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/3165945/cougar-helicoptero-guerra-antisuperficie-antisubmarina-armada-chile… Read more »

Alexandre

Os helicópteros da ARCH são tão velhos e obsoletos, que um foi fazer um voo noturno e caiu no mar, perda total! Não adianta lacrador, são analógicos e com capacidade limitada de voo noturno, não podem fazer um voo pairado no automático, LIXO! Nossos submarinos não só são modernizados aqui, como são fabricados aqui, ou vc não sabe disso? procure saber quando nossos submarinos foram modernizados com sonares da lockheed Martin e torpedos MK 48! Nosso último T 209 foi fabricado no Brasil e entregue em 2006, mesmo anos que o chile recebeu seus scorpenes fabricados na França e espanha!… Read more »

Glasquis 7

“Nossos submarinos não só são modernizados aqui, como são fabricados aqui, ou vc não sabe disso? “ Sei sim, só não sei quando foi a ultima modernização… Vc sabe? “Vc quer falar da demora que acontece no Brasil quando:” Não, não falei disso. Mas parece que vc se doeu um pouquinho né? Mas já que quer comparar. “O chile vai levar 7 anos para construir 1 navio quebra gelo!” E quanto deveria demorar em construir um Quebra Gelo? Quanto demorou o Brasil em construir o seu? Sabe qual a tonelagem desse quebragelo? Sabe ao menos, quantos quebragelos foram construídos no hemisfério… Read more »

glasquis 7

Quando a realidade não cansa de nos dar uns tapas na cara.

https://www.naval.com.br/blog/2021/11/28/fragata-defensora-f41-no-porto-de-santos-sp/

Thiago A.

Que figura cara, toda vez você não para de pagar esse mico … Toda matéria positiva, todo novo equipamento tem que ter você para desprezar…
Quanto aos 2 bilhões pagos , não teria como o Chile pagar esse valor nem o costume da faturas duplicadas da FAMAE para favorecer os notórios milicos milionários chilenos.
Foram 50 helicópteros! Não 5 ou 6 ! Repito, 50! UM aeronave que nova e mais capaz em relação aos seus Cougars. Isso com um extenso programa de offsets para empresas brasileiras que forneceram sitemas e componentes para a aeronave !

Glasquis 7

” todo novo equipamento tem que ter você para desprezar…” Desculpa mas, aonde foi que eu despresei? Acho que vc leu o comentário errado. Quem despreza é vc leia o seu próprio comentário. “Quanto aos 2 bilhões pagos , não teria como o Chile pagar esse valor nem o costume da faturas duplicadas da FAMAE para favorecer os notórios milicos milionários chilenos.” Lembre que, em todo lugar se desvia dinheiro, em alguns casos, mais do que em outros mas, o que analisamos é o resultado e nível de armamento. “Foram 50 helicópteros! Não 5 ou 6 ! Repito, 50! UM aeronave… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Glasquis 7
francisco

Pelo que esse cara fala, o Chile é uma super-potência.

Glasquis 7

Desculpa mas aonde eu disse que o Chile é uma super potência?
Poderia me mostrar o que eu disse que te faz pensar assim?

Carlos Campos

Mas já usamos helicopteros de ataque com mísseis, no caso e o Penguin, tem vídeo dele sendo lançado em tiro ao alvo no youtube.

Glasquis 7

Sei disso. Nunca disse o contrário.

O que questionei foi, qual o ganho da MB em incorporar um sistema que ela já domina?

Carlos Campos

a situação aqui é o alcance do Helicoptero, ele além de ataque pode fazer transporte, além de que esse míssil apesar de não ser comparável ao mais modernos que são stelth e tem sensores mais potentes, pode ser fabricado em larga escala pelo Brasil em caso de necessidade.

glasquis 7

Não, o ponto que eu coloquei é o seguinte:

A própria MB já usava esta combinação no Seaking há alguns anos e os Cougar fornecidos pela AIRBUS há 30 anos também. Então, aonde está o grande logro de se integrar um missil que já foi integrado a esta plataforma ou ao seu antecessor, que seria o cougar?

Se fosse uma arma nova ou, um outro helicóptero, entenderia mas não neste caso.

Thiago A.

È um outro helicóptero!

Marcos Cooper

Parabéns nada! Quanto SeaHawk ou mesmo outro helicóptero de ASuW pronto poderiamos ter comprado com esse dinheiro?

Cristiano de Aquino Campos

A mesma quantidade, porem sem conseguir fazer manutenção aqui e com mísseis mais leves e de curto alcance em comparação com o AM-39.

Bardini

O NSM pode ser integrado ao Seahawk.
A manutenção dos atuais Seahawk da MB, é feita no Brasil pelo GAerNavMan.
O Seahawk cumpre missão ASuW e ASW.

Camargoer.

Caro Bardini, Considerando que a MB já opera o Exocet, que possui a capacidade de manutenção de seus motores, e que o Mansup é baseado no Exocegte, faria sentido adquirir um outro míssil? Alias, creio que você comentou em outro momento que o Penguin, integrado ao SH70, foi retirado de serviço.

Esteves

Pensando na Guerra das Malvinas de 1982…não faria sentido adquirir outro míssil.

Pensando em 10 anos à frente…prazo que nos acostumamos dos contratos…o que deveria suprir a Defesa nos anos 2030?

Carlos Gonzaga

Esse missil ainda dá muito caldo e dominamos sua tecnologia. Isso ninguém pode tirar.

Esteves

Deu em 1982.

Mas todo míssil tem seu perigo.

Alexandre

Um passo de cada vez, a SIATT e a AVIBRÁS estão no desenvolvimento do MANSUP, uma desenvolveu o motor foguete e a outra a eletrônica embarcada. A AVIBRAS desenvolveu o AVTM 300 com motor turbina. Tem um vídeo do gestor do AVTM 300 da Avibrás falando claramente que seria fácil fazer um AVTM 300 para ser lançado de navios, assim como já estão fazendo a versão de lançamento por aviões(MICLA BR)!
Portanto, o futuro para 10 anos é uma versal naval com pelo menos 300km de alcance.

Carlos Campos

seria fácil, mas tem que pagar os ensaios que ficam caros pelos mísseis destruídos no processo, dentro do AVTM a eletrônica do AM39 cabe e ainda sobra espaço.

Carlos Gonzaga

Isso mesmo, não precisaremos pedir ao Congresso norte americano licença para repor o arsenal.

glasquis 7

O Exocet nunca precisou de autorização do congresso americano.

Alexandre

E não precisaremos de autorização do governo Francês ou de qualquer outro governo.
Sem contar que o número exato desses mísseis em estoque, será um segredo de governo, ao contrário de quem importa os mesmos.
Se vc compra 10 mísseis de França ou dos EUA, não tem como ter segredo nisso, todos saberão, até o SIPRI!

Glasquis 7

E não precisaremos…”

Em qual tempo está conjugado esse verbo?

Flanker

Negativo. O Penquin continua ativo, tendo sido adquirido junto com os Sea Hawk.
Quanto aos H225, eles continuam com problema na MGB! Foi feita uma solução paliativa, mas a solução definitiva, que deixaria a aeronave dá maneira que deveria ser (e pela qual pagamos), ainda não veio e talvez nunca venha.

Wellington Góes

Nossa… Sério?!
Rsrsrsrs

Carlos Gonzaga

Sim é sério ou você acha que auto-suficiência é brincadeira. Você gosta de super trunfo então usa seus cards pra jogar no inimigo.

Esteves

Esse contrato não deu autossuficiência, competência, capacitação, capacidade, conhecimento. Não deu.

Deu uma boa grana e helicópteros problemáticos. Isso deu.

Thiago A.

A COPAC não é do mesmo aviso mestre Esteves.
Vale a pena lembrar que a Helibras não foi a única envolvida no H-XBR . Várias empresas participaram (
a Toyo Matic e a Atech por exemplo) e colaboraram, adiquirindo e disseminando capacidades inexistentes antes do programa.

Alexandre

Os helicópteros que vc diz serem problemáticos, atingiu 100 mil horas de voo em 2018 em todo o mundo, parece que só um caiu em toda sua história. Ao contrário, temos vistos várias quedas de Black hawk ao longo dos anos, que é tido como um dos melhores helicópteros do mundo. Evidentemente, existe mais black hawk que H 225M, e isso impacta no número de acidentes tb, afinal, quanto mais da versão, mais provável os acidentes. Mas o H225M é um excelente helicóptero, provado em combate e com alta disponibilidade. Aqui na Marinha, tem feito resgates a mais de 200km… Read more »

Flanker

Por mais que tu não queira admitir, os H225M tem problemas nas MGB, não solucionados definitivamente pela Airbus. Portanto, essa aeronave não voa com zero restrições dentro de seu envelope de voo e dentro de seus limites previstos de carga e alcance. Existem restrições impostas por esse problema das MGB. Pagamos caro, e bem caro, por essas aeronaves. Esse preço, em parte, seria pela ToT que permitiria a Helibras desenvolver um helicóptero nacional e também permitiria novas vendas do H225M a partir da Hekibras…..entretanto, nenhuma dessas duas coisas aconteceu. Mais de 10 anos se passaram e nehum outro H225M foi… Read more »

Glasquis 7

Por fim alguém com capacidade de ver a realidade sem aquele “DESLUMBRAMENTO”.

francisco

Se a Helibrás tiver adquirido a capacidade de produzir um helicóptero deste quilate, o dinheiro investido neste projeto valeu a pena. Devemos lembrar que em tempos de guerra quem não souber fazer seus próprios equipamentos fica a ver navios.

Flanker

Meu caro, a Helibras não consegue produzir, sozinha, nem o Esquilo. O nível de nacionalização do H225M não permite que façamos nem a revisão desses helicópteros sem receber peças, sobressalentes e componentes de fora do país.

Glasquis 7

Na região, as guerras não dão tempo de construir nada. Com sorte consegue suprir a necessidade de munição e olha lá. As guerras são caras, muito caras. Nos dias de hoje, ninguém quer manter uma guerra por mais de 12 meses. Não há como sustentá-la. Veja os históricos das guerras regionais no último século. As Falklands, apenas 4 meses, O CENEPA 2 meses. Não deu tempo nem de declarar guerra. Os conflitos que duram na nossa região são os assimétricos e normalmente são internos como no caso da Colômbia. Ao meu entender, os investimentos como este, tem uma finalidade de… Read more »

Carlos Campos

agora vou ter que concordar, e ainda teve ToT de mim pra mim mesmo, agora o Molusco foi na França, enfiaram no rab@ dele antes, na época do Sarkozy, agora tá lambendo o Macron para enfiarem de novo.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Campos
Thiago A.

Empresas brasileiras beneficiadas pela ” TOT”:
Atech(o sistema tático de missão naval )
Outras empresas Toyo Matic (usinagem), Inbra Aerospace (peças estruturais em material composto), Turbomeca (motores), ATE, Sagem /TM do Brasil (piloto automático); Aernnova do Brasil (cone de cauda metálico), Rhode & Schwartz (rádios), Akaer (projetos de engenharia); SDV Brasil (logística); AEL Sistemas (cockpits) e Microturbo (unidades de potência auxiliar)…

Carlos Campos

Atech já tem uma boa bagagem com a Embraer, AEL tem acesso a tecnologia Israelense, então não sei se seria um bom case de ToT, Inbra é um bom caso, Turbomeca? duvido eles fazerem um motor para heli, mas fácil sair algo da Turbomachine, essa piloto automático parece ser interessante, Cone de cauda não parece algo tão incrível assim, se for me explica, Rhode and Shwartz? ela é brasileira? Akaer já tem nível mundial de aero estruturas, graças a embraer, Tokyo Matic parece ser muito bom como case de ToT.

Leo Barreiro

Sagem é francesa, tem que ver dessa lista toda qual de fato é uma indústria nacional ou uma subsidiária.

Para mim essa transferência de tecnologia foi um dos maiores assaltos era melhor ter comprado o equipamento e como compensação financeira ter aberto um polo de manutenção e/ou logístico de peças para a américa do sul. Algum desses forncedores locais receberam algum pedido para vender as peças e/ou serviços para a matriz francesa? Por que seria o mínimo que deveria ser acordado. Depois que recebermos todas as unidades essas empresas irão fazer o que?

Carlos Campos

eitcha nossa, sabia que eles podem e já usam o Penguin mas não sabia que dava para usar o NSM que é um dos mísseis mais modernos anti-navio do mundo.

Camargoer.

Caro Marcos. Em 2009, a MB comprou 4 SH70 por US 163 milhões, ou cerca de US$ 40 milhões por unidade. O programa HXBR custou cerca de US$ 2 bilhões para 50 aeronaves, custando cerca de US$ 40 milhões por unidades.

EduardoSP

Camargoer, temos de comparar maçãs com maçãs. Você está comparando o valor de uma das versões especializadas mais caras do Blackhawk com um valor médio que inclui uma grande maioria de helicópteros de transporte, sem equipamentos especiais.
Os preços de equipamentos militares são muito obscuros, mas em 2019 as Filipinas adquiriram 16 S-70i (uma versão mais simples do Blackhawk) por US$241milhões.

Last edited 2 anos atrás by EduardoSP
Camargoer.

Olá Eduardo. De fato, comparei o valor do SH70 comprado pela MB com o valor do H225 comprado pela MinDef. Se for fazer uma comparação mais sofisticada, será preciso incluir o valor do pacote de apoio logístico, tem que comparar o pacote de offset (que o H225 teve no mesmo valor do contrato e o SH70 comprado por FMS não tem) e também teria que levar em contar o valor do índice de nacionalização, que é gasto com pessoal, serviços e produtos comprados de empresas brasileiras, que por sua vez geram impacto no PIB local e representam arrecadação. No caso… Read more »

Esteves

Quem comprou esse contrato foi o ex presidente.

Pablo

E???

Nemo

Complementando, em 2021 a Polônia (onde o S-70i é montado/fabricado) teria comprado a versão S-70i M Attack por U$ 45 milhões a unidade.

Wellington Góes

Ah é… Black Hawk é igualzinho aos Seahawks…
Putz…

Alexandre

O black hawk pelado não é comparável a um H225M pelado, pois o H225M tem mais capacidade de carga e/ou transporte de soldados.
O contrato do Brasil envolveu 5 H225M para guerra naval, que todos sabemos, tem uma eletrônica embarcada que é mais cara que o helicóptero!
Teve também 2 ou 3 H225M Presidenciais, com todo o conforto e tecnologias que esse tipo exige.
E por fim, as versões do H225M Brasileiras mesmo básicas tem tecnologias como chaf/flares dentre outras. Tem que ver o que veio no contrato dos BH das Filipinas.

Glasquis 7

E os cougar de 50 anos são compatíveis???

KKK

Alexandre

Com certeza não chileno, esses cougar chilenos são bons em mergulho, já que um deles caiu e foi para o fundo mar num voo noturno. É o peso da idade e da falta de tecnologia! kkkkkk

Glasquis 7

Verdade, um deles caiu em 2003 né? Mas isso acontece com quem voa. E um acidente em 2003 com perda de um, não me parece uma estatística ruim. Mas se vc vc quer fazer disso uma difamação, bom, lembre que o teto de vidro quebra em todo lugar, inclusive naquele onde se perdem jatos por que se chocam entre si no ar né?

Acidentes meu caro, acidentes, só cai quem voa. Para cair tem que estar em operação.

Flanker

Cata, deixa de torcida cega. Super Puma e Cougar são 2 helicópteros ótimos. Mas, no H225 a Airbus errou a mão. Fez um Frankenstein…….

Flanker

O Black Hawk/Sea Hawk decola, voa, cumpre missão pousa, decola de novo, cumpre outra missão….e os tripulantes nem lembram que o helicóptero tem MGB. Já os H225M, a cada tantas horas, independente de onde estiverem, tem que verificar o nível do óleo, o filtro de limalha, ….. xiiii

Luís Henrique

Alto lá. O contrato foi em Euros. Em 2008 1 euro valia em média cerca de U$ 1,50.
Portanto 1,9 bi de euros representavam, na época, cerca de U$ 2,85 bi ou U$ 57 mi por helicóptero.

Alexandre

Foram 52 ou 53 se não me engano, pois teve as versões da Presidência.

Piassarollo

50 ao todo, 16 pra cada força e 2 para transporte especial

Flanker

Não. Foram 50. São 16 para cada Força mais 2 extras para a FAB (GTE).

Wellington Góes

Ah claro, realmente os projetos de aquisição são iguaisinhos… A idéia não é fazer girar o investimento no país, mas compras de prateleira… Realmente, tua capacidade de analogia é show….

Edson

Vc tem razão, fui da equipe de instalação do AM39 en helicóptero s da mesma categoria em 1991. Feito lançamento inclusive com sucesso. Tenho até foto

Last edited 2 anos atrás by Edson
Edson

Um belo e poderoso helicóptero. Ótima aquisição.

Grifon Eagle

Excelente, que venham muitos outros. #Brasil #Marinha #Defesa #Soberania

Willber Rodrigues

Uma coisa deve ser dita:
Esse heli, armado com esse míssil, são imponentes pra caramba. É pra botar respeito em qualquer Marinha.

Tomcat4,2

Ia comentar exatamente isso, o bicho põe moral !!!

luizmachado

Agora só falta desenvolver a versão mais estratégica e importante do Mansup para equipar estes helicópteros.

Strike

Exatamente, uma versão do MANSUP ar-sup é estratégica!

Luís Henrique

Excelente. O combo NAM Atlântico + AH-15B + AM-39 B2M2 Exocet é muito letal e pouquíssimas marinhas possuem a mesma capacidade.

TeoB

Pena que são poucas unidades com essa capacidade, e o helicóptero (esse modelo) vem a quase uma década voando com restrições, mesmo assim é um importante incremento para a MB, acredito que concluída essa compra de asas rotativas devemos pensar em drones de ataque embarcados, esses devido aos custos de operação reduzidos podem ser armas anti-navio com maior volume em operação pela marinha.

Luiz Trindade

Parabéns MB, Parabéns HU-1, seja bem vindo a BAeNSPA.

737-800RJ

Até o momento foram adquiridas 5 unidades dessa versão ASuW.

Bardini

E morre aí.

Marcos Cooper

Verdade. Gastaram dinheiro nessa monstruosidade pra “capacitar a indústria brasileira”e blá,blá,blá…..
ae nunca vamos produzir NADA parecido no futuro.
Ou seja…

Bardini

Esse programa sofre do mesmo mal que o KC-390, PROSUB, Guarani e etc. . Os “bom da boca” assinaram uma penca de “projetos estratégicos” elaborados com o fiofó, baseados e achismos e alucinações de um cenário econômico de “Brasil Puthênfia”. Montaram encima de uma galinha em voo e acharam que iam para a Lua. . Agora, existe um buraco negro no colo do MD. Não conseguimos pagar o que foi comprado e estamos condenados ao sucateamento por tabela, por não ter capacidade de comprar coisa nova ou dar continuidade ao que foi iniciado. E no meio disso tudo, boa parte… Read more »

Carlos Cardoso

Parece que muita gente por aqui conhece Exocet e o que ele não faz. Dá um tempo camaradas. Procurem uns joguinhos interessantes para PC.
Tem Marinha mais bonita? Vá pra lá. Quando o bicho pegar é a MB que vai garantir sua sobrevivência.

Victor Filipe

A MB não tem capacidade nem meios de garantir a própria sobrevivência contra um inimigo serio. quanto mais a sobrevivência de terceiros…

Munhoz

Então se for pensar assim devemos só comprar coisa usada ?
O pouco que esta sendo comprado vc acha que é muito ?

Marcos10

Não, os problemas não começaram nessa administração. Mas quando você assume, você assume junto os problemas. Não dá para plagiar o antecessor e dizer que recebeu uma herança ruim.

Camargoer.

Caro Marcos. O custo unitário do H225 (o MinDef precisa unificar os códigos) é o mesmo do SH70

Glasquis 7

As capacidades do H225 são as mesmas do SH 70?

Camargoer.

Caro Glasquis, Agora você mudou a pergunta. Para responder isso teria que os requisitos colocados pelo MinDef. Acredito que os dois aparelhos devem atender o requisito. Com certeza o H225 atende ao requisito.

carvalho2008

H225M é maior, mais carga e maior alcance….

Flanker

O Camargo tá comparando o valor médio dos H-225M (a maioria deles aeronaves básicas) com o Sea Hawk, recheado de equipamentos de ASW e ASuW.

Esteves

Papel aceita tudo.

Marcos Cooper

Camargoer,boa note. Não tenho nada contra o UH-15. Mas contra a metodologia,se é que existe,na forma como as coisas são feitas. Penso,mas aí é lógica de quem está de fora,observando,que se insistíssemos esse dinheiro em mais SeaHawk,ou no próprio UH-15 utilitário, seria mais negócio. Lá se vão 10 anos pra ainda estarmos recebendo 50 unidades!. Poderíamos ter uma frota maior de SH-16 ou até Wildcats,ou a frota de utilitários obter um incremento.

Esteves

Os contratos são celebrados de outra forma. Assim como surgiram os negócios com os Jogos e a Copa…surgiram as oportunidades desses contratos (helicópteros e submarinos) com os franceses.

Alguém oferece o negócio. Não é uma necessidade. A Defesa foi ao ex presidente pedir para assinar contrato de 50 por 2 bilhões de euros?

Não foi.

Flanker

Amém!!

Strike

O mal de todo programa estratégico de defesa desenvolvido ou produzido no Brasil, a famosa e recorrente falta de escala de produção!! Investe milhões ou até bilhões de reais no desenvolvimento de novas tecnologias e produtos e por fim compra pouquíssimos aparelhos.. 5 helicópteros, 15 KC-390, 36 Gripens, nenhum míssil A-Darte, zero míssil MAR-1, Fragratas, Prosub e etc..

Jacinto

Falta também continuidade. Não adianta adquirir uma capacidade e não dar continuidade com novos projetos para aprimorar a capacidade adquirida. Sem novos projetos, a capacidade adquirida se perde e se perde muito rapidamente no cenário atual.

Alexandre

Como assim amigo? Não foram 5 helicópteros, foram 52 ou 53, 39 entregues! A FAB comprou um lote inicial de 12 mísseis A DARTER para serem testados nos Gripen NG, que só agora estão chegando, portanto, um novo lote de A DARTER vai ter que esperar esses testes da FAB. Compramos 4 fragatas que terão o corte de chapa no 1 trimestre do ano que vem. O Prosub já está com o estaleiro (em torno de 70%) e os 4 primeiros submarinos convencionais praticamente prontos, restando apenas os testes de mar. E o reator do 1 sub nuclear vai entrar… Read more »

Glasquis 7

A FAB comprou um lote inicial de 12 mísseis A DARTER para serem testados nos Gripen NG,”

E vc já estava contratado na fabrica de A Darter de São José dos Campos ou ainda não tinham respondido seu E mail com curriculum?

KKK

Alexandre

Bom, aqui eu posto as fontes, diferente de um lacrador e seu suposto SLM chileno! kkkkk
http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/08/brasil-compra-70-misseis-e-bombas-israelenses-para-armar-o-gripen.html

Glasquis 7

Não, vc não entendeu ou se faz de desentendido, me refiro ao curriculum que vc disse ter enviado para trabalhar na fábrica de A Darter que segundo vc, existia em São José dos Campos, isso vc me contou em 2015. Ou vai dar uma de ‘ESQUECIDO’?

KKK

Flanker

52 ou 53? São 50. Gracas a Deus não são mais.

Bardini

O HX-BR é uma tragédia…
.
Para salvar parte da montanha de dinheiro que injetaram nisso aí, o Governo e envolvidos, vão ter de mamar e muito os peruanos, argentinos e árabes, na tentativa de emplacar a venda do H225M versão naval.
.
No mais, é quase certo que é daí que viram os helicópteros H125 de instrução para FAB e da MB.

Esteves

2 bilhões de euros. 50 helicópteros.

Não sei o que daria para fazer com essa grana nesses 13 anos do contrato.

Bardini

Importante lembrar que isso foi assinado em um período em que o Real valia alguma coisa perante o Euro.

Esteves

Essa transação é feita entre o Banco Central e o Tesouro. Em 2008 o euro não passou de 3 reais.

Quem levou a pancada foi o orçamento da Defesa.

Luís Henrique

Também é importante lembrar que em 2008 o Euro valia bem mais que o dolar, cerca de 1 euro = 1,50 dolares. Teve mês que chegou a 1,59.
Portanto, 1,9 bi de euros da quase 2,9 bi de Dólares americanos.

Os indianos compraram em 2008 ou 2009, 80 helicopteros Mi-17 por U$ 1,2 bi.
Ou seja, com os 2,9 bi do nosso contrato, poderíamos ter adquirido cerca de 193 Mi-17.
Mas a alergia sempre existiu.

Alexandre

Vc está falando daquele helicóptero merda da Rússia que vive caindo no Perú?
Vc sabe das críticas que a FAB recebe por ter adquirido helicópteros MI35 da Rússia? Mesmo esses helicópteros sendo excelentes e muito melhores que os MI17?

Glasquis 7

TUDO ISSO???

Camargoer.

Olá Glasquis. Segue o trecho do DOU com o extrato do contrato. Contudo, é preciso lembrar que este contrato cobre a fabricação dos 50 helicópteros e também o contrato de manutenção e apoio logístico. EXTRATO DE ACORDO N 1/2008 N do Processo: 014-08/SDDP. Espécie: Termo de Acordo. Contratante: A União, por intermédio do Ministério da Defesa, representado pelo Comando da Aeronáutica – COMAER e pela Subdiretoria de Desenvolvimento e Programas SDDP/COPAC. Contratada: Consórcio HELIBRAS-EUROCOPTER – PROJETO H-XBR, constituído pelas empresas HELICÓPTEROS DO BRASIL S/A – HELIBRAS e EUROCOPTER. Nº do Acordo: Acordo Nº 001/CTASDDP/2008. Origem: Contrato Nº 008/CTA-SDDP/2008. Objeto: Projetos… Read more »

Esteves

2 bilhões de euros. E ainda não acabou.

Oráculo

E alguém realmente acredita que esses 2 bilhões de euros foram integralmente para a conta corrente da Eurocopter?

Olha quem assinou a compra.
Se bobear quase metade fez um “pit stop” na França e depois foi parar numa conta do partido em Angola, Venezuela…

Camargoer.

Caro Oráculo. Coloquei o extrato do contrato assinado entre o MinDef e a Helibras.
“Projeto H-XBR (FAB, EB e MB): contrato de aquisição de cinquenta helicópteros de médio porte de emprego geral para as Forças Armadas,14 cobrindo apoio logístico inicial, suporte logístico contratado (CLS) e acordo de cooperação industrial e compensação (offset – valor da obrigação no mesmo valor da aquisição),15 no valor de € 1.897.830.500,00 (cerca de R$ 6.306.547.686,42).16 O H-XBR prevê uma série de responsabilidades para a contratante, incluindo índices crescentes de nacionalização e implantação de um Centro de Engenharia na fábrica da empresa Helibras, em Itajubá-MG”

Oráculo

Caro Camargoer

Por isso falei num “pit stop” na França.
O dinheiro foi pra lá.

E de lá foi para aquele lugar que só os companheiros sabem…

Esteves

Todo negócio tem comissão do negócio.

Esteves

Que estão indo para a conta devida não tenho dúvidas.

Que foram buscar a comissão na França também não tenho.

Tem um filme ou uma série na Netflix sobre os homens que vendem a Copa do Mundo.

Um circo.

Camargoer.

Olá Esteves. Assisti uma séria na Netflix que vale a pena: F is for Family.

Esteves

Esteves está dando atenção aos coreanos. Vem melhorando.

Marcelo

Presta atenção num ator mexicano nessa série. O cara dá um show de interpretação na última temporada da série NARCOS México.

Camargoer.

Olá Esteves. Daria para comprar 50 SH70.

Esteves

2 bilhões de euros a MB passa a régua na necessidade urgente de meios de superfície.

Necessidade urgente é patrulhar nosso mar.

Camargoer.

Olá Esteves. A conta é outra porque a MB ficou com 15 helicópteros, portanto US$ 600 milhões. Isso seria o suficiente para um SBN ou uma FCT. A questão é que a MB receberá os quatro SBN solicitados e as quatro FCT solicitadas no contrato (podendo chegar á 6). Seria um equívoco dizer que estes 16 helicópteros impediram a MB de adquirir os navios ou submarinos. Outro ponto que precisa ser colocado é que umas das críticas foi a escolha do modelo H225 ao invés de SH70. Portanto, caso a MB optasse pelos helicópteros dos EUA, também não estaria disponível… Read more »

Esteves

Mestre, A escolha não foi técnica. Tivesse sido técnica poderíamos tentar entender se a urgência eram 15 helicópteros ou 6 patrulheiros oceanicos. Naqueles anos tinham as histórias dos estaleiros e das falências dos estaleiros super contratados com o super dinheiro roubado da super Petrobras. Vamos recordar que não recuperamos 10% do roubo. Vem uma missão. Os marcianos promovem encontros com lobistas. Convidam, os marcianos, uma comissão nossa para visitar Marte. A base foi feita. Falta abordar quem manda fazer. E oferecer o negócio. Um vereador de uma pequena cidade em sua primeira legislatura recebeu um envelope. Para receber o segundo… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Esquece o Peru, mais fácil comprarem um helicóptero Russo. Afinal são clientes antigos .

Bardini

Olha, então tens que falar isso pro pessoal da Helibras. Põe na cabeça deles que é melhor esquecer os 02 H225 do Peru e os 02 para a Prefectura Naval e focar tudo nos 10 do EAU…

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Nascimento

Verdade. E quando você criticou vinham ufanistas te chamarem de ”entreguixta”. A Helibras monta kits CKD’s da Airbus Helicopter. Tira as peças principais de um container, monta, pinta e entrega, funcionam pelo Lobby da bancada mineira no Congresso e no Senado. Lobby esse atrelado a um financiamento bem do BNDES. Você acha mesmo que se a Bell, a Thales, … Se outros fabricantes de helicópteros tivessem essa facilidades o Esquilo teria vendido tanto? Ou mesmo o Panther para o Exercício Brasileiro usar na Amazônia ou no Pantanal? Ou mesmo A Kombi? 50 Kombis? Outra coisa, governo onde falta saúde, educação… Read more »

Oráculo

Excelente!

Wellington Góes

Tua noção do que seja uma “tragédia” é risível… Rsrsrsrs

Bardini

Vindo de ti, isso é elogio.

pedroctba

Esse foi talvez o pior programa militar a nivel mundial que se tem noticia. Pagaram um monte de $ por um helicoptero velho e que ninguem mais quer, tudo para deixar o Palacio do Eliseu feliz e sempre dar uma “recepção pomposa” ao mentor desse contrato quando ele der um pulinho na França.
Com esse mesmo $, poderiam ter comprado helicopteros Russos ou Americanos melhore e mais baratos, como fizeram India, Polonia e outros países.

Bardini

Pq tu acha que o cara vai lá passear e é recebido como honras de chefe de Estado?

Thiago A.

Pedro e Bardini …Porque a Corea não escolheu helicópteros russos e americanos para o próprio programa ? Será que eles não forneciam o mesmo suporte e índices de nacionalização que os europeus estavam dispostos a repassar ? Será…ainda que eles chorem, duvido muito que russos e americanos façam o mesmo.
Ok a antipatia pelo velho governo , mas vamos com calma .
A África do Sul escolheu quem e de qual família de helicópteros é derivado a sua versão de ataque?

Kornet

Exato pq vc acha que os franceses amam o ParTido e sua corja.

Heinz Guderian

Monstro!

Glasquis 7

Eu diria mais…

DINOSAURO!!!

Esteves

Bem feio. Mas não sei se feiúra e obsolescência se coloca na mesa da guerra.

glasquis 7

Não me referia a feiura, mesmo por que no o considero feio. Apenas considero um Super Cougar armado com Exocet um projeto antigo. Mas, existem projetos antigos que ainda estão vigentes, o Hercules é um deles. Vai que o Super Cougar vira um Hercules dos Helicopteros. Vai que…

Antes de vc mandar, vou aí tomar meu remédio e já volto

Wilson Look

O primeiro Super Cougar H225M com EXOCET voou em 2014, para fazer testes de como o helicóptero se comportaria nessa configuração, para atender aos requisitos da MB para essa versão.

Glasquis 7

A ARCh usa esta configuração Super Cougar / Exocet AM 39 desde 1991. A MB está integrando hoje uma capacidade de 30 anos atrás.

Caloro

Não é a mesma configuração e a integração Exocet Mod 2 Block 2 foi bem complexa. A Armada Chilena usa Cougar com Exocet Block 1, versão antiga e menos complexa a integração do que o Mod2.

Glasquis 7

Engano seu. A ARCh não opera AM 39 Block 1 há muito tempo. Os misseis AM 39 da ARCh são Block II Mod 2. Mas o ponto não é esse. O ponto é, em que, esta integração incrementa as capacidades da MB? Por que esta capacidade já existe na MB faz muito tempo. Ao que me parece, quem está sendo beneficiado aqui é apenas a Helibras que está entregando uma capacidade que a MB já tem, fazendo uma integração que a Matriz europeia já fazia há 3 décadas atrás. Só que neste caso, com muito dinheiro do MinDef. Esse é… Read more »

Esteves

Esse é o ponto. Guerra das Malvinas.

Pode ser uma capacidade de 40 anos. Deu certo nos anos 1980 contra navios ingleses, dará certo no futuro porque a história sustenta a decisão.

Mas…em 2025?

Piassarollo

Caro Glasquis, desculpe discordar, a Marinha não está integrando uma capacidade de 30 atrás, ela está reintegrando está capacidade, que já possuía a muito tempo atrás. Com os Sea King. A plaraforma helicóptero/míssil antinavio já existia , o que temos agora é uma nova plataforma, em que pese ser o mesmo míssil e com as mesmas capacidades, infelizmente . É claro que perdemos esta capacidade por um período, com a baixa de todos os Sea King, Abs

glasquis 7

Caro Piassarollo, não peça desculpas por discordar. Isso faz parte de um bom debate. Apenas quero me ater a estas suas palavras: “Com os Sea King. A plaraforma helicóptero/míssil antinavio já existia , o que temos agora é uma nova plataforma, em que pese ser o mesmo míssil e com as mesmas capacidades, infelizmente.” É justamente isso que questiono. Por que alguns consideram um grande logro este evento se, no fundo, se investiu pesado numa operação que a MB já fazia anos atrás? É como se a EMBRAER celebra-se a o desenvolvimento de um avião com similares caraterísticas a um… Read more »

Piassarollo

Caro Glasquis entendi, no fundo muitas decisões são totalmente políticas, não importando se é o melhor vetor ou o que apresenta a melhor relação custo/benefício. Infelizmente quase sempre o dinheiro e os interesses falam mais alto. Abs

Alexandre

A Arch não tem super cougar em seu inventário, tem o super puma(AS332) e/ou o cougar(AS532) em versões velhas e obsoletas! O Super cougar, ou Caracal, ou EC 725 e por fim H 225M só é utilizado na América latina pelo Brasil e pelo México! O Super |Cougar Brasileiro é a versão mais moderna e capaz dessa família, com mais alcance, carga paga e altura de voo. Então, não estamos desenvolvendo uma capacidade de 30 anos atrás, do mesmo modo que a Marinha do Brasil já tinha essa capacidade com os helicópteros SEA KING, antes do chile . O chileno… Read more »

Flanker

O H225M é um Frankenstein…..a Airbus não consegue, ou nâo quer, entregar um helicóptero 100% livre de restrições por conta das MGB. Entretanto, Super Puma e Cougar voam, e muito bem, pelo mundo todo….inclusive voavam na FAB e MB e ainda voam no EB.

glasquis 7

o chile comprou 10 helicópteros cougar novos anos atrás, se não me falha a memória. Mas, como disse, é uma versão inferior a nossa.
Mais um delírio do chileno lacrador!”

Ue!!! Não eram de 50 anos? KKK

Putz! até tu mesmo cai na própria mentira KKK

Para que não se confunda na próxima mentira, os Cougar foram comprados há 30 anos. Ou seja, a ARCh tem esta capacidade há 30 anos.

glasquis 7

O Super |Cougar Brasileiro é a versão mais moderna e capaz dessa família, com mais alcance, carga paga e altura de voo”

Com problemas nas MGB e limitações de operação.



Thiago A.

Pegou o gancho com o Flanker ? Kkkkk tá. Só prove essas alegações… Com certeza manter e voar um helicópteros de 30 anos é mais fácil e menos problemático…conte-nos mais. Com certeza, sem dúvidas. Posta uma foto do cockpit dessas maravilhas por favor!
Ainda aguardo uma matéria um link, uma notícia ( com fonte e confiável ) sobre a aquisição e operação dos SLM da FAMAE . Por favor ! Quero ver essas munição EXTRA em uso, deve ser muito bacana.

Esteves

Olha…o pensamento aqui que muitas vezes encontra defensores é que se o meio de guerra funciona…se ele cumpre missão e essa missão pode ser aprestamento e treinamento…esse meio ainda que obsoleto tem utilidade. Em um cenário de guerra bastaria atualizar os meios porque as tropas…os homens e mulheres estão exercitados e conhecedores dos métodos, das doutrinas, das táticas…bastaria substituir os meios obsoletos pelos disponíveis no mercado de armas. Treinam com blindados antigos. Se precisar, compra blindado novo. Algo como os italianos quando compraram aviões alemães, russos receberam recursos americanos, coreanos abastecidos por chineses e americanos, taiwaneses, ucranianos. Mantém navio velho.… Read more »

Carlos Gonzaga

Se o Dinossauro cumpre a missão então tá ótimo!

glasquis 7

Estão entregando hoje, o mesmo helicóptero que outras marinhas operam há mais de uma década com a mesma capacidade AS/ASW da década de 90/2000.

Por isso me parece um dinossauro mas, posso estar errado e as tecnologias tal vez não progrediram muito desde princípios do século ate agora.

Thiago A.

Acho que você tá confuso…. Que marinha opera o SUPER COUGAR nessa função a mais de 10 anos ? Acho que você tá confundindo com helicóptero menor e de capacidades de carga, alcance e velocidade bem inferior .

Glasquis 7

O Cougar é o antecessor e o Missil usado na decada de 90 é o mesmo.

Que o Helicoptero tenha evoluído para Super, não muda o fato de estar sendo integrada a mesma capacidade.

Thiago A.

E ??? Porque algum outro veículo/ aeronave( no caso do Cougar uma aeronave superada e limitada para essas tarea) já foi equipado com um sistema ou armamento é um empecilho para que o novo o venha a ter ? Os F-16 ou os F-5 da ARCh deveriam não integrar algo porque alguém antes fez algo parecido em outra aeronave ?
No mais , além de confundir os helicópteros e não distinguir as diferenças ( de maneira dolosa ou por ignorância ? ) ,você esquece que a MB opera os Seahawks também.

Flanker

Só que os Cougar voam sem se preocupar com nenhuma restrição de seu envolepe de voo e performance….já os H225M……xiii….

glasquis 7

( no caso do Cougar uma aeronave superada e limitada para essas tarea)”

Me conte mais sobre isso.

Waldir

Ué então se for nesse raciocínio o Gripen E nao precisaria ser desenvolvido pois já tinha o C.. e São o mesmo avião ? Não
E na guerra a quantidade de meios importa não importa ? 50 não fazem diferença ? Fabricar o míssil desses 50 não importa nada ? Ta certo…

Glasquis 7

Não, está errado no raciocínio. Meu raciocínio é:

Seria como se a SAAB viesse celebrar que o Gripen E teve integrado um AIM 9. Aí eu te pergunto, Qual o grande salto em integrar no Gripen E, um missil que o próprio gripen opera há anos em versões anteriores?

Flanker

Míssil de 50? Só 5 H225M sâo capazes de lançar mísseis.

Waldir

Tens razão.. só 5 podem de fato.. as demais versões podem ser utilizadas pra transporte de tropas e outras missões.. Ja a Eurocopter ou Helibras não celebrou nada pelo que entendi (em alusão a Saab do Glasquis).. somente o Galante informou na matéria a entrega da aeronave e suas características e estado de arte.. e não vejo em nada negativo o fato que o míssil integrado foi um de modelo já maduro e talvez possamos fábrica-ló, o que seria bem interessante.. No mais o pessoal fala de tudo aqui mas pouco da máquina em si.. se compramos pouco reclamam Se… Read more »

Wilson Look

Nenhuma outra marinha opera essa versão do H225M, pois ela não existia, a MB foi a primeira a pedir ele com essa capacidade.

O que outros usam, que é da família só que mais antigo é o AS532, o H225M voou pela primeira vez com os exocet em 2014 para realizar testes dessa versão da MB.

Glasquis 7

Esse missil já foi integrado ao Cougar ha mais de 30 anos. Que o modelo atual tennha mais capacidade de carga e mais autonomia de voo não muda o fato que a integração do exocet para um Cougar ou um Super Cougar seja algo já existente.

É como dizer que colocar um IA 2 é totalmente diferente que colocar um fuzil pois o IA 2 não existia antes.

O conceito de Cougar ou Super Cougar com Exocet integrado é antigo.

Não estou criticando a integração do míssil mas sim a incorporação de uma arma que existe há mais 3 décadas.

Wilson Look

As plataformas não são exatamente iguais para que a integração em uma tenha validade na outra, as diferenças geram comportamentos diferentes o que exige o trabalho de integração novamente, sem falar que os softwares são diferentes.

O conceito pode ser antigo, mas é só agora que um H225M armado com EXOCET está entrando em serviço.

Glasquis 7

Sem dúvidas mas neste caso as diferenças não são algo tão relevante.

Mas o problema está em que tudo isto não acrescenta poder na MB, apenas mantem o que ela já faz ha muito tempo e com completa eficácia. Isto seria um ito para Helibras mas em se tratando de quase a mesma integração que a Matriz ja faz há mais de 30 anos, não vejo como sendo uma grande coisa. Ainda mais se vemos os valores envolvidos.

Wilson Look

Qualquer diferença é relevante nesse caso, por menor que seja.

O grande ganho, além da recuperação dessa capacidade pela MB, é logística pois não precisa de uma linha logística diferente, podendo usar a mesma das outras versões e mesmo das outras forças.

Outro ponto é que ele traz ganhos tecnológicos aumentando a sua eficiência em combate se comparado com os modelos mais antigos, inclusive o Cougar da Arch.

glasquis 7

“…ele traz ganhos tecnológicos aumentando a sua eficiência em combate se comparado com os modelos mais antigos, inclusive o Cougar da Arch.”

Então, quais seriam esse ganhos?

Wilson Look

Similares a uma pessoa que troca um fusca itamar por um onix 1.0 turbo 2021.

A tecnologia avançou muito em 30 anos.

Glasquis 7

Olhe, eu discordo da sua visão. Ao meu entender, é como celebrar que no Gripen E foi integrado um AIM 9. As versões anteriores já o tinham integrado. Não vejo desenvolvimento nenhum.

Posso estar errado mas, até agora não encontrei o ponto.

Marcos Cooper

Gastaram dinheiro nessa monstruosidade pra “capacitar a indústria brasileira”e blá,blá,blá…..
e nunca vamos produzir NADA parecido no futuro.
Ou seja…

Glasquis 7

Desculpa mas, para capacitar a Industria brasileira em que? … Em fabricar o Helicóptero ou em integrar a ele o sistema Exocet?

Red Pill

Longe de ser ufanista, mas integrar armamento nÃo é coisa simples, poucos fazem. Tem país que só compra prontinho, e ainda deixa estocado nos EUA…

Glasquis 7

KKK “e ainda deixa estocado nos EUA…” Isso é lenda KKK

Quem compraria armamento pra deixar ele estocado no país de origem?

KKK Só acredita nesse papo quem não faz ideia de como se maneja o mercado bélico KKK

Vai me dizer agora que tu acredita também nesse papo de que tem um chip que desativa o armamento . KKK

Tem lendas que teimam em não morrer.

KKK

Wellington Góes

Lenda é?!
Tá Çerto então… Rsrsrs

glasquis 7

Então mostra aí, quem comprou e deixou seus misseis estocados nos EEUU.

M.@.K

Acho que o caso mais próximo desta situação que me recordo foi a compra dos AMRRAAM por Taiwan em 2000 que ficaram estocados em uma base do EUA, mas qdo a China começou a crescer militarmente de forma exponencial, liberaram as armas para guarda na ilha 2 anos depois, mas só puderam testar agora. Tem uma matéria na trilogia sobre isso.  

Glasquis 7

Se ficaram estocados foi uma decisão de Taiwan. Normalmente, as compras de material bélico seguem estritamente o cronograma de entrega contratado. Ninguém paga por um armamento que não pode ter.

India-Mike

Na verdade os SLBM Trident dos britânicos ficam estocados nos EUA… mas é claro q não é disso q estamos falando aqui…

glasquis 7

Mas isso é uma opção dos compradores e não uma imposição do vendedor como quis colocar o colega Red Pill

Carlos Gonzaga

Sabe de nada inocente!

glasquis 7

O mesmo desafio faço a vc: mostra aí, quem comprou e deixou seus misseis estocados nos EEUU.

Glasquis 7

Longe de ser ufanista, mas integrar armamento nÃo é coisa simples, poucos fazem.”

Isso é verdade e concordo mas, integrar Exocet ao Super Cougar, isso existe há muito tempo.

Wellington Góes

Nossa… Isso deve ser uma coisa trivial né?! Çei… Rsrsrsrs
Talvez por isso esses processos sejam baratos, né?! Tá Çerto então… ??

glasquis 7

E quanto custa integrar o Exocet no Super Cougar???

Marcos Cooper

Por isso perguntei. Pra quê isso??? Pra NADA!

Glasquis 7

O Exocet integrado ao Super Cougar existe há pelo menos 2 décadas.

Esteves

Não tem graça. Vocês também fazem coisas esquisitas.

Marcos Cooper

Ha,ha,ha….. Boa! Mas não faço em público! !!!

glasquis 7

Não apenas faço, como também sou esquisito.

carvalho2008

Isto é verdade…a ideia já existia a tempos, foi apenas atualizada ao Sucessor..

glasquis 7

Não, não é apenas uma ideia. Existem outros Super Cougar artilhados com Exocet desde antes de 2010.

Thiago A.

Você tá falando do Cougar , não do Super Cougar, correto ?

Glasquis 7

Correta a sua colocação. Ratifico, o Cougar.

Thiago A.

Para que em futuro possa continuar recebendo e modernizando as aeronaves chilenas . Tivessem feito isso não precisariam percorrer milhares de km até MG para modernizar vossos Dauphin.
Disponha, quando precisarem estaremos aqui . Abs

Last edited 2 anos atrás by Thiago A.
glasquis 7

Seria muito interessante se assim fosse mas, não acredito que seja assim. Nem antes com os U 209 tampouco. Mas, quem sabe talvez, isso realmente venha ocorrer. Seria um salto qualitativo enorme na integração das FAs da região mas até hoje, desconheço de algum oferecimento dessas capacidades por parte da Helibras. Mas acredite. torço muito para que um dia as suas palavras se tornem realidade. Torço também para essas capacidades se tornem um património das FAs do Brasil e não do setor privado, depois de tudo, a HELIBRAS continua sendo uma subsidária da Airbus helicopters e enviar os Super Cougars… Read more »

glasquis 7

Esse comentário foi editado e ao parecer não veio a adição. Vamos lá. “Disponha, quando precisarem estaremos aqui . Abs” Eis o problema. Esse seu “estaremos aqui” depende da decisão de terceiros. Depois de tudo, a Helibras é uma subsidiária da Airbus Helicopters. Apenas está em solo brasileiro mas continua sendo uma empresa do grupo. Só que com U$D 2 bi do MinDef do Brasil no bolso… Tal vez exista uma Golden Share por parte do Brasil mas, desconheço. Não por que não exista mas por que não estou informado do assunto mesmo. Mas, seria um salto enorme nas possibilidades… Read more »

Thiago A.

Então vou lhe atualizar:

Thiago A.

Thiago A.

Aguardamos, se os vossos recursos permitirem as instalações em MG vós aguarda de braços abertos, para dauphins, esquilos, cougars ou que for ….

Glasquis 7

“ desconheço de algum oferecimento dessas capacidades por parte da Helibras.” Me referi à integração de Exocet em Cougar. Esta integração em nada inside nos servíços prestados para os Helicopteros Chilenos. Além do mais e como disse antes, apenas evitamos ter que ir até Europa. Do mais, continua sendo uma empresa do setor privado, subsidiária de uma Europeia que só tornou viável a sua instalação com uma verba abundante do MinDef. Se fosse na IMBEL seria diferente pois seria uma empresa do Brasil a que retria o conhecimento. Entenda que fiz apenas uma observação. Foi desenvolvida uma capacidade que existe há… Read more »

Claudio Moraes

Olá Glasqui 7, a marinha brasileira já dispunha dessa capacidade nos antigos Sea Kings, no que se refere à lançamento de míssil anti – navio, obviamenteque não com a tecnologia no estado da arte do período. Com a desativação do Sea King perdeu – se por um período essa capacidade até entrada atual deste Super Cougar, que além de poder lançar o míssil, dispõe de uma capacidade no estado da arte da guerra eletrônica que em nada deve a um outro vetor similar no mundo. Eu o considero uma plataforma de arma para sua função boa, e na minha opinião… Read more »

Glasquis 7

Eu sei disso. Tal vez não consiga me fazer entender. Não é uma crítica, apenas uma observação. Integrar este míssil a este helicóptero já foi feito há 3 décadas. Não seria mais condicente, integrar armas novas?

É como se eu dissesse nos dias de hoje “Inventei a roda!” Me entende. Para as capacidades do Brasil, chegar hoje, num logro de 30 anos atrás, me parece básico. Posso estar enganado.

Claudio Moraes

Olá Glasqui 7, a marinha deve ter considerado mais vantajoso manter a doutrina com o míssil exocet, por já dispor de uma logística própria e domínio da arma. Além da confiança e do valor financeiro. Isso não significa que ela possa incluir outros mísseis, ou melhorar mais a versão do míssil, isso pode ser feito. Talvez o Manssup numa versão lançavel do ar no futuro próximo. O grande diferencial desse helicóptero é a sua eletrônica embarcada, pois ele dispõe de uma suíte de guerra eletrônica capaz de interferir nas comunicações do inimigo quando em engajamento de ataque. Pelo pouco que… Read more »

Thiago A.

Não sei porque vocês esquecem dos Seahawks …

Claudio Moraes

Olá Thiago A. O Seahawks pelo pouco que sei, tem a função principal de guerra anti submarino, possui um sonar no estado da arte e uma suíte eletrônica embarcada muito boa também. Ele pode também ser configurado com mísseis anti navio mas acho que não do porte robusto de um Exocet, eu acho.

Last edited 2 anos atrás by Claudio Moraes
Alexandre

Verdade Thiago, o Chile comprou 2 ou 3 helicópteros aqui na helibrás, para usar na sua marinha. Só não me lembro o modelo, parece que foi o H145 ou 135. Hoje, a Armada chilena está fazendo a modernização dos seus treinadores a hélice com uma empresa Brasileira que eu nem sabia que existia. Foi lá e ganhou a concorrência da ENAER e/ou Arch! É isso que eu digo, o chileno lacrador fala, fala e não diz coisa com coisa. Se são tão bons, porque compram helicópteros da Helibrás/airbus, aviões super tucanos da Embraer e ainda fazem a modernização desses meios… Read more »

Carlos Gonzaga

Se cumpre a missão pode ser feio mesmo. Fico com ele.

ADM

A MB recuperou agora a capacidade que tinha no final dos anos 90 com os SH-3, mas sem um NAe…

Marcos Cooper

Tem o Atlântico.

Glasquis 7

Mas o Atlântico não é escolta, é um médio de projeção. Esse tipo de arma (Helicóptero embarcado + Míssil/torpedo) é empregado em escoltas para combate Anti Superfície e Anti Submarino.

Last edited 2 anos atrás by Glasquis 7
Esteves

O Atlântico é multipropositos.

carvalho2008

exato….lembrem…saco de golfe….cabe tudo….

Esteves

Marinheiro pode levar o cão de estimação?

glasquis 7

Por favor, vc sabe das coisas. Não repita isso.
KKK

glasquis 7

Meu caro, ele serve como multipropositos mas foi concebido como um meio de projeção de forças. Diferente do Bahia que sim é um multipropositos nato.

Esteves

O pai batiza o filho com o nome que quer.

Marcos Cooper

Sim. Mas pensei na questão do comentário anterior,sobre não tee NAe.

Wellington Góes

Isso é uma verdade, infelizmente andamos, andamos e continuamos no mesmo lugar quando o assunto é capacidade de lançar mísseis anti-navio. Mas há a diferença em ter, hoje, a capacidade de integração desse tipo de armamento, além do desenvolvimento de sistemas e componentes embarcados, além a possibilidade de um míssil 100% nacional e aí….

Cristiano de Aquino Campos

Alguem sabe o alcance do radar e do missil?

Novato

Também fiquei curioso, consegue defesa contra quais ameaças? E que a que distância da nossa costa?

Camargoer.

Olá Cris. O AM39 tem alcance entre 50~70 km. Já o radar do instalado no helicoptero tem alcance de 475 km.

Esteves

500 km? Vão atirar do Cristo Redentor e atingir o Maciço de Trindade?

Camargoer.

Olá Esteves. Quem dispara contra o Cristo Redentor é um iconoclasta.

Esteves

Do.

carvalho2008

e ai adicione uns 700 km de alcance do proprio heli….uns 25% a 30% a mais com o excelente SH70

Alex Barreto Cypriano

Mestre Camargoer, tem certeza sobre o valor do alcance do radar do AH-15? Um radar de heli cobre algumas dezenas de milhas, até umas 50 milhas náuticas, acho. Um radar com 260 MN de alcance demandaria a energia que apenas um navio poderia fornecer…

Marcelo

Tem que ter é uns 1000

Alex Barreto Cypriano

Isoladamente é boa aquisição mas peca pela exiguidade e falta de outros NPMs (a aeronave não vale muito sem seu navio). O Brasil devia ter seguido, quando podia, o exemplo do Japão com sua postura de oito navios com oito helicópteros. Em vez daquela configuração centrada em porta-aviões (e escoltas como fragatas), uma em navios de emprego múltiplo (porta helicópteros com ou sem doca alagável). Parece que combina melhor com o leque de missões neste novo século, as military operations other than war (MOOTW), e ainda tem um considerável soco ASW/ASuW. Mas o mar não anda pra peixe, atualmente. E… Read more »

Esteves

É uma visão que não tinha sido abordada. Perdeu o Atlântico, perdeu o porta helicópteros. Perdeu os helicópteros.

Alex Barreto Cypriano

Veja, Esteves, a Turquia com o Anadolu. Perderam a asa fixa ao serem chutados do programa JSF por causa de um sistema S-400 russo. Valeu a pena dar uma de esperto contra gigantes? Tanto NAe como NPMs (navio de propósitos múltiplos, a família dos L qualquer coisa e big deck) só existem em função do GAE (grupo aéreo embarcado). Perdido o GAE, inútil o bote; perdido o bote, inútil o GAE (exceto pra operar de terra). Quem tem um, de qualquer coisa, não tem nenhum. Seria preciso vários pra sempre haver ao menos um operacional. Como vimos, um Seasparrow faz… Read more »

Esteves

Isso.

Esteves

Essas matérias precisam melhorar.

Bota 1 planilha com as necessidades e requerimentos do MD.

Em uma coluna bota os helicópteros selecionados que atendem. A conta final é quantos meios podem ser incorporados com 2 bilhões de euros.

Cadê o analista?

Essa historinha de TOT, nacionalização, empregos nativos, atividade econômica da barraca de pastel, impostos…o MD foi criado pra isso?

Wellington Góes

No fim o teu argumento é o mesmo dos atuais e antigos decisores nos processos de aquisição e desenvolvimento tecno-industrial militar, ou seja, medíocre e baseado em comparativos fajutos… Resumindo, é aquele tipo de visão estratégica que fica, no máximo, a um palmo a frente do nariz…. Tá Çerto!!!
Rsrsrsrs

Last edited 2 anos atrás by Wellington Góes
Esteves

Esse contrato e todas as abordagens desse contrato. O que isso tem? Aonde vai? Quem acha bacana, quem não acha…bota uma opinião que trás uma dimensão superficial. Uma visão líquida. Claro, em um site naval. Isso trás interesse? Isso trás publicidade que vem atrás de formadores de opinião ou isso trás anúncios repetitivos de matérias sobre fatos que nunca deixarão a polêmica porque nunca foram debatidos antes. Presidencial como sinônimo de bossal. Dinheiro público? Quando o governo enfia uma conta desse tamanho que simples buscas em periódicos ajudam a questionarem da necessidade e do comprometimento de 2 bilhões de euros… Read more »

Carlos Gonzaga

Sim. Faz parte. Você sabe quanto o os EUA investe nas empresas privadas apenas para desenvolver um conceito?

Esteves

Isso é a vida. Existem perdas e danos. Lobistas. Também pagam comissões lá.

Mas cumprir e fazer cumprir as promessas do contrato é importante.

Esteves

Outra coisa. A matéria do jeito que está é repetição. Todos os sites de Defesa tem publicações idênticas. Ufanicas e patriotas. A mesma abordagem. Ok. Tem o pessoal que se encanta com o comprimento dos torpedos e o alcance dos mísseis. Tem trocentos sites falando disso. Repeteco. O site poderia ficar mais vendedor se a matéria mostrasse o impacto nas contas da Defesa, o tempo desses contratos, as alternativas considerando manutenções e atualizações aqui ou no país do contrato, os concorrentes, as missões que cada meio é capaz incluindo treinamento de tripulações, os offsets, o aprendizado, os ganhos medidos em… Read more »

India-Mike

Esteves, acho q a trilogia é o melhor site de defesa do Brasil não necessariamente pelas matérias q pública (como vc mesmo disse são basicamente as mesmas) mas sim pela qualidade dos comentários. Eu, assim como acredito a maioria faz tb, entro aqui pra ler os comentários. A notícia muita vezes já sabemos. É justamente esse espaço aberto para discussões e opiniões sem preocupação excessiva em ser chapa-branca que é o maior valor da trilogia e os editores muito bem o sabem. Em outros espaços essa liberdade e riqueza não existem e os editores são muito mais ufanistas. É verdade… Read more »

Esteves

Bacana.

Também penso assim.

Carlos Gonzaga

Tem comentarista muito chato. Quando não tem fica reclamando que não tem ou não investe. Quando investe fica reclamando que não presta, que é porcaria e que investiu mal. Entendam uma vez por todas que somos um país subdesenvolvido com limitações de investimento. Temos que construir canoas com a madeira disponível. Melhor termos lombos com exocet do que rainhas de angar que não podemos operar ou manter. Prefiro 15 H225 armados e voando do SH70 estacionado no pátio com mísseis que não podemos repor ou manter.

Nilo

Vi comentários que querem agregar mais informações, os comentários simplistas como: “não presta” ou “porcaria” deixe de lado.

Esteves

Pois é. Tem muita coisa boa. Mas tem ficado dispersa.

Esteves

Tava pensando…

É muito comentário. Deveriam selecionar 10 ou 15. Gente que pouco entende como o Esteves…contentem-se em ler e entender.

E postarem matérias com abordagens…o que ou quem pretendemos enfrentar com a incorporação desses meios de guerra? Qual a idade disso? Até quando se manterão? Quanto custará operar e manter?

O que há aqui…há nos outros todos. Bem igual.

Nilo

Esteves me contento em ter comentários, (sem citar nomes): com viés técnico, em outros econômicos, em outros, políticos , são muitas das vezes que me surpreendo com a qualidade.
Sem buscar o preciosismo, mas focado naquele que te desafia com honestidade no que ele acredita, te faz ser crítico de si mesmo, te faz buscar novas formas de pensar e remodelar os velhos pensamentos.
Abraço ao amigo.

Esteves

Nilo,

Que coisa foi essa de transferirem as competências da produção de radioisótopos para a MB?

Vão fechar o Ipen?

Nilo

Esteves o IPEN tem a competência técnica, a inteligência, competência que se exaure, definha. Acha que quantos aqui que comentam se preocupam com o tema rsrsrsrs???? O Senado estuda a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 517/10, que autoriza a iniciativa privada a produzir todos os radioisótopos de uso médico. Hoje, a iniciativa privada pode só comercializar. O pouco de radioisótopos, que é produzido no Brasil e que abastece o mercado de forma incipiente, só podem ser produzidos pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), em São Paulo, e pelo Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), no Rio de Janeiro. No… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Esteves

“Pelo Acordo assinado, militares alunos do Centro de Instrução e Adestramento Nuclear de ARAMAR (CIANA), uma superintendência do CINA, serão capacitados pelo IPEN e, após licença obtida junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), contribuirão para a retomada da pesquisa e produção de radioisótopos que exigem longas jornadas de operação do reator, marcadores para os chamados radiofármacos.”



Last edited 2 anos atrás by Esteves
Carlos Gonzaga

E parabéns à MB por mais essa aquisição!

Esteves

Parabéns pela incorporação. É um meio de guerra para uma Marinha de Guerra.

Nilo

Felicito a MB e ao Brasil pela aquisição.
Contudo o Cavalo não foi dado, então trouxa é quem não quer olhar os Dentes.
E diz que quem olha é chato rsrsrsrsrs. Afinal Tô pagando…..
No projeto H-XBR, a possibili­dade de absorção de tecnologias por subsidiárias da transferidora estrangeira complica a definição do detentor do direito de propriedade do conhecimento.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Esteves

Vou contar.

Não li tal contrato. To indo na onda de quem tá dizendo que nesse papai tem TOT e todo o resto que acompanha certos TOTs. E que a ópera não fez ninguém aqui chorar. Só rindo-se.

Onde tem o BNDES tem exigências. Quem fiscaliza o to do list?

sub urbano

15 anos pra entregar integrar o Cougar ao Exocet kkk. Na guerra civil nigeriana um piloto euriopeu pegou alguns teco tecos e integrou diversas armas neles, fez tudo no fundo de quintal com a ajuda de meia duzia de nativos analfabetos.

A Helibrás recebeu 2 bilhões pra soldar uma rampinha com solda oxigás no Cougar kkk

sub urbano

Esse “sistema tático” devem ter usado um CD de instalação “aceita os termos de uso do software” (x) sim (não) kkk Esse governo de extrema direita tem feito muita gente feliz, empresarios ricos vendem em dolar e pagam imposto em real rs

Esteves

O contrato tá na conta do presidente da esquerda.

2008.

Nilo

Chama-se transferencia de renda……….rsrsrsr…para os mais ricos.
Isso é O Socialismo Tupiniquim, onde o que antes era errado e reservado para Judiciário, Senadores, Deputados, os militares reinvindicaram para si, é o dividir o bolo, só que para os previlegiados.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Dariano mendes

Qual a autonomia de voo.
Estará embarcado em qual nau.
Seu reabastecimento será feito pela marinha ou força aérea.
Qual a distância mínima do alvo para atacar.
Necessita proteção de caças para atacar .

Vitor

Qual o cronograma de entrega dos próximos? Pelo andar da carruagem vou ficar feliz se for 1 por ano.

Dariano mendes

Algumas perguntas aos especialistas
1 autonomia de voo
2 em que nau estará embarcado
3 reabastecimento pela marinha ou fab
4 necessita proteção aérea
5 quantos helicóptero serão adquiridos

Vitor

2 – BAHIA ou ATLANTICO
4- Depende do cenário
5- 5 ao todo

Gerson Carvalho

well, ele já esta operando desde junho, afundou o casco da corveta Jaceguai.

Vídeo da matéria do Poder Aéreo https://www.youtube.com/watch?v=geVH_86-Fj4&t=1s

Henrique Dias

Fica minha pergunta , “levando em consideração velocidade, agilidade, capacidade de carga , avionicos , alcance e armamentos, além de ter capacidade de operar e. Vários tipos de missões, porque não investiram na compra do Sea Hawk, uma aeronave com comprovação de efetividade em combate”. Essa é minha pergunta !

Alex Barreto Cypriano

Henrique, ambos H225M e SH70 são helicópteros médios com praticamente o mesmo alcance e velocidade, mas o H225M pode transportar, durante assalto aerotransportado, quase três vezes mais soldados (vinte e nove contra onze). Eles formam uma dobradinha muito boa tanto pra projeção de poder e combate quanto pra operações humanitárias e de auxílio/alívio/resgate. São o GAE de um NPM (LPH) e não de um NAe. Tá ótimo, na minha opinião. O que falta é implementar o esclarecimento (ISR) com uso de drones.

Last edited 2 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano

Vou me corrigir, Henrique. Quem transporta até onze passageiros é o Blackhawk. O Seahawk transporta só cinco além dos três ou quatro tripulantes.

Carvalho2008

O h225m tem uns 25% a mais de alcance e autonomia

Last edited 2 anos atrás by carvalho2008
Novato

Ao disparo o piloto deve sentir o calor da tubeira do missel, e frio na espinha. Tudo junto. Ehehe

Novato

Está sentado praticamente por cima do missel

Fernando "Nunão" De Martini

Novato,
O míssil é ejetado e só aciona o motor cerca de dois metros abaixo da aeronave.

Atirador 33

O mesmo critério de compra desses helis, foi utilizado no FX da FAB, “transferência de tecnologias”, me lembro na época da assinatura desse projeto o governo alegando que Helibras seria um revendedor desses aparelhos, poucos anos depois o México comprou as mesmo direto da França. Fica uma reflexão para esse tipo de projetos com TOT, se fabricar carro aqui no Brasil é caro “custo Brasil”, imagina esses meios complexos. No FX é a situação é a mesma, pagamos caro a TOT para que? Assim como os helis, não temos capacidades de vender o Gripen para ninguém. Poderiamos ser um país… Read more »

Alex Barreto Cypriano

A MB tem obrigação de tomar uma atitude a respeito das balsas mineradoras nas águas do Amazonas. Aplique a lei. Pagamos pra vocês fazerem isso, sem subterfúgios. Tempestivamente.

Esteves

Ali tem ouro para pagar o que se deve. A cotação depende da oferta, escassez, preço, de tratar a exploração como coisa de bandidos.

Mais que tomar atitude em relação às balsas…passou do tempo de tomarem atitudes com relação ao negócio.

Quantos bilhões de dólares em ouro trafegam pelos rios da Amazônia?

Mk48

Mais uma conquista da MB.
.
Lendo os comentários verifico que os abutres-detratores de plantão no Blog mais uma vez se fazem presentes. Tipo assim : Ahhh é noticia da MB, OK , vamos depreciar!

Esteves

Tipo assim. Quem é incapaz de produzir uma sentença que faça sentido diz tipo assim. As críticas antigas e recentes dizem respeito ao negócio. A Defesa pediu para gastar 2 bilhões de euros com 50 helicópteros? O negócio de estabelecer uma operação de montagem de helicópteros franceses no Brasil foi negócio de lobistas ou houve ganho de conhecimento e de capacitação do entorno em MG…tipo assim comparando com o Vale do Paraíba + ITA + FAB…mantidas as devidas proporções? Ainda é válido estrategicamente, considerando que uma decisão estratégica é tomada para vencer, incorporar um míssil dos anos 1980/90 nesse helicóptero… Read more »

Jorge Knoll

Aleluia!
Estava na hora, antes tarde do que nunca.

Jorge Knoll

-Adorei a pintura com preto, m contraste com cinza mais forte., Deveria ser adotado pela MB, nos casos dos helicópteros empregados para esse fdim.

Grifon Eagle

E que venham mais!!!

Esteves

Acabaram? Alexandre X Glasquis 7…6…5…4

Zerou?

Glasquis 7

KKK mestre, somos o tempero nos comentários… apimentados sim mas…

Flanker

Eita…..o cara é chileno!! Ele é teimoso , muitas vezes, mas normalmente ele escreve com seriedade e apresentado dados e números verdadeiros.

Thiago A.

Seriedade e números verdadeiros? O cara vive duvidando de tudo e todo equipamento/capacidade das FA brasileiras, exigindo fontes e provas …. A última vez questionando o ASTROS, pois segundo ele o “SLM da FAMAE” seria no mínimo igual ou melhor, simplesmente por estes últimos possuir a capacidade de disparar os EXTRA israelense. Pena que desse SLM ninguém tem informações críveis, ele jura que esse sistema passou da fase de protótipo e é já operacional, em grande números . Segundo ele já testaram até a capacidade dessa bateria de alcançar oS miticos 150/300 km. Até agora a única prova que ele… Read more »

glasquis 7

“O cara vive duvidando de tudo e todo equipamento/capacidade das FA brasileiras, exigindo fontes e provas …. “ Esse é o seu entendimento. Respondo pelo que eu escrevo não pelo que vc entende. “A última vez questionando o ASTROS, pois segundo ele o “SLM da FAMAE” seria no mínimo igual ou melhor,” Novamente, esse é o seu entendimento pois apenas citei que em alcance, o ASTROS ainda não passou dos 100 KM. O SLM FAMAE tem alcance de 150 km comprovado. “Segundo ele já testaram até a capacidade dessa bateria de alcançar oS miticos 150/300 km.” Aí já é mentira deslavada… Read more »

Thiago A.

Ou seja o único que está em fase de teste é o lançador de 70mm. E esse eu sei , com um alcance de 10 km, correto ? Sobre o tralcan foi amplamente divulgado , estava em fase de teste. Já sobre o SLM FAMAE que você afirmou ter alcance comprovado de 150km ( realmente perdoe o erro não foram 300 !! Ui ). Não se quer uma noticia desses testes , apenas um protótipo apresentado em um expo. Até no razon y fuerza começam a duvidar que de fato ele teve seu desenvolvimento concluido.

Last edited 2 anos atrás by Thiago A.
Thiago A.

Kkkkk mentira cara …eu afirmei e reafirmo que não existe nada de melhor dos ASTROS produzido por uma empresa da região. Você com seu ego ferido( logo depois de querer comparar os ASTROS com o A-Darter) afirmou que na região existe sim algo igual ou até melhor ( por este suposto alcance de 150km ).
O link para conferir o do debate :
https://www.forte.jor.br/2021/11/04/avibras-e-sms-vao-trabalhar-juntas-no-desenvolvimento-de-foguetes-guiados-e-sistemas-de-misseis/

Thiago A.

Comprovado onde? A munição israelense existe e é FATO. O que não é existe é lançandor chileno, nunca testado , nunca foi comprovada essa capacidade de lançar esses mísseis israelenses. Provavelmente nem o desenvolvimento foi concluído, não existem notícias, fotos e imagens desse sistema em teste , nem achei notícias de um eventual contrato ( que obviamente séria publicada e espalhada aos quatros ventos para impulsionar a promoção do sistema) com alguma FA. Nem a própria. Os ASTROS não são protótipos, nem maquete para EXPò, são uma realidade comprovada e desenvolvida por uma empresa da região. Os modelos MK-6 possuem… Read more »

Bruno Vinícius

Contra uma força inimiga que não dispõe de um porta-aviões (que é o caso da vasta maioria das madrinhas) esses helicópteros são uma ameaça formidável, pois podem se aproximar e lançar seus mísseis sem sequer serem detectados pelos radares inimigos. Contra uma força que tenha um porta-aviões, no entanto…

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Glasquis 7

O senhor está errado.

O Míssil tem apenas 70 Km de alcance (salvo engano) Um sistema de defesa de zona já negaria espaço aéreo aos helis embarcados.

As Adelaides negam espaço aéreo acima dos 150 Km.

Bruno Vinícius

O míssil pode ter 1000 km de alcance que de nada adianta se o radar não detectar o helicóptero. E o horizonte radar de um navio fica na casa dos 40 km para um helicóptero voando pouco acima do nível do mar.

Carvalho2008

Correto. Importante lembrar que defesa antiaérea de longo alcance acima de 35 km em média, independente do alcance do míssil, somente é viável na presença de um serviço ou AEW, satélite ou outro iluminador a frente para que o navio saiba as coordenadas aproximadas para onde disparar

Paulotd

Verdade por causa da curvatura da terra. Ingleses tinham radares excelentes mas não conseguiram detectar os A4 SKYHAWK da FAA voando a 50m de altitude.

glasquis 7

Para o Helicóptero iluminar o alvo e lançar o míssil, tem que que ver o alvo e se o helicóptero enxerga o navio, o navio enxerga o helicóptero então, está ao alcance da defesa antiaérea de zona caso esta existir no combate.

Bruno Vinícius

De fato isso é verdade. Porém, existem táticas para reduzir ou eliminar totalmente essa exposição da aeronave lançadora. Pode-se usar uma aeronave de patrulha ou outro helicóptero mais afastado (fora do alcance da defesa do navio inimigo) para passar as informações necessárias para o lançamento do míssil. Na ausência dessa possibilidade, uma das aeronaves do grupo de ataque pode subir acima do horizonte radar por poucos segundos para iluminar o alvo e repassar as informações aos outros helicópteros do grupo (apesar de não eliminar totalmente a exposição dos helicópteros, essa tática reduz bastante o tempo em que eles ficam visíveis… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
glasquis 7

“Pode-se usar uma aeronave de patrulha ou outro helicóptero mais afastado (fora do alcance da defesa do navio inimigo) para passar as informações necessárias para o lançamento do míssil.” Mas aí já não seria helicóptero contra navio. E da mesma forma em que se incrementam os recursos do atacante, também podem ser incrementados os recursos do defensor. Só precisa de um Datalink que o comunique com um AWACS ou um satélite e até navio que serve como base do helicóptero atacante pode ser atingido. Se o problema fosse a curvatura da terra então, para que foram criados os misseis acima… Read more »

Last edited 2 anos atrás by glasquis 7
Roberto Messa

O heli usa radar passivo p localizar o alvo

Tb pode receber dados d subs satélites e outras aeronaves

So levanta p disparar

glasquis 7

O heli usa radar passivo p localizar o alvo”

Os Navios também, o PESA não é incomum e já há na região navios com AESA.

“…pode receber dados d subs satélites e outras aeronaves…”

O Navio inimigo também pode, ou os satélites só se comunicam com o helicóptero?

So levanta p disparar”

Vc deve repassar as táticas de engajamento e lançamento de míssil desde helicópteros. Se fosse assim tão fácil. O próprio lançamento pode desestabilizar o voo.

Roberto Messa

Os Navios também, o PESA não é incomum e já há na região navios com AESA. RM:navio so vai detectar o heli c passivo se o heli ligar seu radar, ja o navio tem d ligar seu radar e aesa tb e detectado passivamente pelo heli O Navio inimigo também pode, ou os satélites só se comunicam com o helicóptero? RM: subs n detectam helis, e se tiver aviacao inimiga c awacs, esse heli é inutil. Qnto ao satelite achar o heli, so vou t dizer q achar 1 NAe usando satelite ja e dificil imagina 1 obj pequeno q… Read more »

glasquis 7

Não, vc está enganado. Se assim fosse, não se investiria em defesa de zona. E os satélites detectam helos sim.

Roberto Messa

Aproximacao e abaixo do radar

So vai pega antes do tiro se o alvo tiver 1 awacs

N tem dif d asa fixa nesse caso

glasquis 7

Não funciona assim não. O Helo precisa de um tempo para adquirir o alvo.

Roberto Messa

falso. o heli so precisa saber o cone no qual o alvo esta: o resto os sis do missil fazem

marcio roberto aires de roberto

Só se o navio não tiver um sistema anti mísseis.

Roberto Messa

esse ciws n vao proteger contra misseis q fazem zigzag e mt menos contra 1 hipersonico

glasquis 7

Eu só posso falar sobre o que conheço e sei que o CAMM intercepta misseis.

Nico88

São essas notícias que queremos ver. Aquisição e desenvolvimento de novas armas. Foi dado um passo a frente. Parabéns.

Paulotd

Cada um desses custou um classe Macaé.
O que é melhor pra uma marinha com 80 mil pessoas?

Roberto Messa

Navios usam + td: combustível tripulação suprimentos

E se destruído causa + baixas

Flanker

Então, tu postula que uma Marinha precisa de helicópteros, antes de escoltas, patrulhas, caça-minas, etc? Não era tu que, tempos atrás, dizia que Marinha era algo desnecessário? Que o principal, e necessário, seriam Exército e Força Aérea?

Roberto Messa

o q eu devo ter falado é q a frota d superf é obsoleta p fins belicos e q aviacao baseada em terra, subs e artilharia d costa e satelites irao destruir qq frota d superficie inclusive a dos eua.

qnto a quem deve ser extinto, c certeza a forca aerea: 1 invencao filosofica completamente desnecessaria

Foxtrot

Off Topic. A akarr está participando do desenvolvimento do Hur jet Turco. Acho essa a melhor opção para a MB, já que está no início e os Turcos compraram o A-12 e muito em breve terão seu Nae e grupo aéreo. Melhor até que o Gripe (Gripen), já que o mesmo não é um “sucesso” de vendas e ficará até mais caro desenvolver uma versão naval do Gripen só para a MB. Sem falar no fato quer há uma empresa nacional no projeto e que já ajudou no projeto Calidus Árabe. Uma participação da MB agora no projeto é essencial.… Read more »

Roberto Messa

Qual o sentido d torrar dindin c 1 aeronave q sera destruida pela aviacao inimiga se for ao encontro dos navios inimigos?

Qq navio q transportar esse heli sera destruido pelos subs e aviacao inimiga

Mesmo se operar a partir d terra competindo do c a fab, sera destruido assim q sair d tras dos morros

Adriano Madureira

Amem ou odeiem, mas esses helicópteros são uma grande aquisição, e com sua capacidade antinavio, é uma arma de respeito e que deve ser temida…

Quantos países da américa do sul e latina podem contar equipamentos de ataque novos em suas marinhas?! Poucos…