A Marinha Chinesa está construindo uma frota de porta-aviões, mas carece atualmente de aeronaves de alerta aéreo antecipado (AEW), consideradas um componente vital de uma ala aérea embarcada.

Isso deve mudar com a introdução da nova aeronave AEW de porta-aviões Xian KJ-600, que se parece muito com o E-2C Hawkeye da Marinha dos EUA.

O protótipo KJ-600 foi visto em imagens de satélite do campo de aviação da Xi’an Aircraft Industrial Corporation em Xian-Yanliang, no centro da China.

Chris Biggers, um especialista em inteligência de imagens (IMINT), identificou a nova aeronave em imagens de satélite comerciais fornecidas pela Planet Labs Inc.

Embora essas sejam as primeiras imagens do protótipo, a construção do KJ-600 não é inesperada. Um mock-up do avião foi visto em agosto de 2018 em um “porta-aviões de concreto” em escala real construído a centenas de quilômetros no interior em Wuhan. Esta instalação é usada pela Marinha Chinesa para treinamento.

Maquete do KJ-600 em um modelo do futuro porta-aviões chinês (acima) e o mockup do avião no porta-aviõs de concreto (abaixo) 

A Xian Industrial Corporation já voou a aeronave experimental JZY-01 AEW, um transporte Xian Y-7 modificado, baseado no Antonov An-24. O JZY-01 AEW é considerado como um demonstrador do novo KJ-600.

O novo avião é semelhante ao JZY-01, mas mais compacto e refinado.

Perfis do JZY-01 e KJ-600

FONTE: Forbes

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
2Hard4U

Apenas mais uma cópia descarada chinesa.

Clésio Luiz

Essa é uma forma de olhar a situação.

Outra forma é que os chineses agora vão ter a indispensável capacidade AEW de asa fixa embarcada, não a inferior opção baseada em helicópteros, algo atualmente só disponível aos americanos e franceses. E algo que não estará disponível à curto/médio prazo para indianos, japoneses e sul-coreanos, que são os potenciais oponentes no quintal chinês, excluindo-se os EUA.

Last edited 3 anos atrás by Clésio Luiz
leonidas

Verdade mas ao contrário da China e dos EUA, a frota dessas nações não se destinam a navegar muito longe de casa né?
Isso não anula a necessidade de um sistema AEW desse porte mas torna a defesa da frota mais factível do que navegando fora do seu mar territorial.
E caso elas tenham que operar longe fariam isso necessariamente em formação com a US Navy e desse modo teriam esta cobertura.
Logo acho que acaba em 1×1…rs

Carvalho2008

O problema é se a copia é perfeita e funcional e aí, tanto faz se for copia ou não o importante é funcionar

Jagdverband#44

Será?
Já foi testado em combate?
Quantas participações em exercícios navais internacionais participou?

Fabio Araujo

É um protótipo então ainda muita água vai rolar até estar operacional, por exemplo nem sabemos se esse protótipo já fez o primeiro voo!

Renaldinho

as armas chinesas não passaram por exercícios militares? A Marinha chinesa conduziu exercícios militares no Mar da China Meridional, Mar da China Oriental, Mar Amarelo e Baía de Bohai por mais de dez dias. China e Índia podem enfrentar uma guerra. O exército chinês vem conduzindo exercícios militares há vários meses. A Força de Foguetes Chinesa freqüentemente realiza exercícios de lançamento de mísseis.

Renaldinho

Esta aeronave de alerta antecipado foi preparada para o terceiro porta-aviões da China. O terceiro porta-aviões da China possui um sistema de ejeção eletromagnética. Agora que a China fabricou uma aeronave de alerta precoce baseada em porta-aviões. Então, ele deve ter sido testado várias vezes no modelo de porta-aviões terrestre (a China construiu um modelo de porta-aviões terrestre, e o modelo de porta-aviões tem uma catapulta eletromagnética). O porta-aviões foi construído, mas não havia aeronaves de alerta precoce, Isso é inimaginável. Todas as armas e equipamentos do porta-aviões devem ser preparados com antecedência

Flanker

Cara, tu nem brasileiro é e tenta se passar por um….Sistema de ejecão eletromagnética? Alerta precoce? Tu já escreveu aqui tempos atrás , com outro nick….por que mudar de nome?

Wilson Silva Oliveira

Por quê vocês acreditam de imediato nos fins propostos de todas armas lançadas pelo ocidental e põem em dúvida as orientais? Não seria a máxima “o pior cego é aquele que não quer enxergar”?

Fabio Araujo

O caso de ser um protótipo não quer dizer que não funciona, mas que esta em desenvolvimento, pelo atual nível de desenvolvimento Chinês devem conseguir finalizar o projeto e o tornar operacional, mas como é um protótipo não temos ideia de como esta o projeto, ainda pode ter muita coisa por ser feita ou pode até estar bem adiantado, como falei nem sabemos se fez o primeiro voo!

Antoniokings

Chineses já estão enviando missão à Marte.
Fazer um AEW é moleza.

Flanker

Ainda mais se for uma cópia……

Flanker

Cópia chinesa :

Flanker

E-2D:

Bruno w

O primeiro vôo ocorreu hoje 29 agosto 2020, na estação de teste de vôo da fábrica de aeronaves da Xi’an Aircraft Industrial Corporation em Xi’an.

ADRIANO MADUREIRA

Wilson,é que para alguns,para o equipamento militar ser confiável e ganhar o selo de qualidade, o equipamento tem a necessidade de já ter sido “testado em combate” ou já ter participado de “exercícios navais”,se não for não presta…



Antoniokings

Ninguém mais segura a China.

RPiletti

Pelo andar da carruagem e do esperneio do Tio Sam, a linha vermelha está bem próxima de ser atingida.
Kings, como tu enxergas o futuro com os EUA sendo secundários?

Antoniokings

Eu espero que ocorram profundas mudanças ma ordem econômica.
Está claro e evidente que o que os EUA propõem (e sempre propuseram) não serve para os outros países.
Serve só para eles e alguns agregados.
E mesmo assim , estamos assistindo a situação interna deles com o avanço da pobreza, desigualdade social e agora, violência civil.
Definitivamente, o modelo deles falhou.
O sistema que não traz dignidade ao ser humano deve ser imediatamente afastado.

Flanker

O sistema chinês traz dignidade aos milhões e milhões de camponeses chineses? Deixa de ser cínico!! Você e muitos outros aqui tem a mania doentia de precisar sempre de um governo ditatorial mandando na vida de vcs……aqui no Brasil tem os bolsominions….e vcs são os jinpingminio…..putinminions…….vcs não são nada diferentes….só mudam de lado…..

Cristiano de Aquino Campos

O nome e protótipo, ou seja ainda esta em desenvolvimento.

Renaldinho

Em 1955, a China ainda não havia construído uma bomba atômica. O trabalho de desenvolvimento de armas nucleares está sendo preparado. Naquela época, o governo chinês já havia começado a construir submarinos nucleares. Em 1970, a China construiu com sucesso um submarino nuclear. (A bomba atômica foi detonada com sucesso em 1964. Mísseis nucleares lançados por submarinos começaram a ser fabricados). Uma arma da China apareceu. Talvez já esteja voando há muito tempo. Mas a China não disse isso.

Rprosa

INterpretação de texto e tudo, basta uma simples leitura para entender que ainda é um projeto emf ase de desenvolvimento

Carvalho2008

Olha Mestre…

O amigo acha que a telemetria e radar que usaram para colocar uma sonda de exploração do lado escuro da Lua não habilitam a ter uma crença de um AEW funcional?

Fabio Araujo

Se o modelo funciona por que reinventar a roda? A meu ver neste caso só existia duas opções a dos americanos de usarem aviões AEW que seguiram ou a dos russos e ingleses de usarem helicópteros AEW!

Renaldinho

Todos os aviões têm a mesma aparência. As aeronaves aerotransportadas de alerta antecipado têm aparência semelhante. Você não precisa reinventar a roda. O caça stealth J-20 chinês tem uma aparência diferente do F22 americano. O J-20 chinês tem asas de pato. A entrada de ar também é diferente. A China pode fabricar todas as aeronaves. Todas as aeronaves são projetadas de acordo com as necessidades dos militares chineses. Isso não significa que a China copiou aeronaves de outras pessoas.

LeoL

O J-20 é um cópia do MiG 1.44, se eles compraram o projeto ou roubaram não se sabe. O mesmo do J-10 em relação ao Lavi israelense. O J-17 é uma evolução do antigo Mig-21, inclusive com muitas de suas limitações herdadas. Os Chineses na verdade não criam nada e são ainda extremamente dependentes da indústria Russa pra vários componentes.

Renaldinho

Hahaha, os aviões chineses replicam o mundo? O caça stealth da Rússia Su 57 ainda não entrou em serviço. Ainda não foi produzido em massa. O Su 57 é um caça stealth não qualificado. A Rússia não pode construir um destruidor de 7.000 toneladas. A Rússia também não tem capacidade para construir porta-aviões (a União Soviética tem tecnologia para construir porta-aviões.A fábrica para a construção de porta-aviões fica na Ucrânia)

Flanker

Cara, ou escreve no teu idioma ou muda de tradutor….esse tradutor de português que vc usa não tá legal…..

Renaldinho

You can only talk nonsense. You will only be jealous. Can you design an airplane? China will only copy? Suppose the United States sells an F22 aircraft to other countries. Countries with F22 aircraft cannot build stealth fighters. Many countries cannot make invisible materials. For them, creating a stealth fighter can only be a dream. Currently only the United States and China have stealth fighters (Russian Su 57 is not a stealth fighter. It will never enter the mass production stage)

Flanker

Kkkkkkkkkkkkkk……só tenho que te dizer uma coisa, que talvez te deixe chocado: Papai Noel não existe……

Cristiano de Aquino Campos

Pode ser. Ou e simplesmente uma mesma solução para um problema de projeto.
Se fizessem um avião com turbinas a jato e radar eletrônico, falariam que é copia embarcada de um R-99.
Se fosse hicoptero com antena rotativa em baixo da fuselagem, e copia do k-31 ou do Seaking.
Más mesmo que seja cópia e válido desde quê funcione e dele se evolua para coisas melhores.

Flanker

Não seja raso na análise. O avião da china é uma cópia no formato da antena, da fuselagem, da empenagem vertical, a empenagem horizontal, das asas, do nariz da aeronave, etc, etc, …a Rússia possui helicópteros AEW embarcados que nem de longe lembram um SeaKing AEW…..já os chinas fizeram um helicóptero aASW que é uma cópia descarada do SH-60….

Kemen

Mas não é proibido copiar ou é? Afinal se pesquisar em detalhe na história muitas coisas ou ideias no campo militar foram copiadas, equipamentos, materiais, até mesmo taticas militares, a blitzkrieg foi empregada pelo exercito israelita, que em poucos dias quase entrou no Cairo.

Mgtow

Que assim seja. Cópia ou não, a China virou uma fortaleza impenetrável. Orgulho do seu povo. Ninguem fala nada sobre a industria espacial americana que foi kibada dos nazistas. Isso ninguem quer discutir

Flanker

Que sejam mais criativos nas cópias…..copiar o software até se entende…mas, copiar o hardware é muita falta de ciatividade ……….
Mudando de assunto: e a mulherada? Vai bem ou continua te dando muito medo?

2Hard4U

Estás desinformado. O que mais passa no Discovery e no History são documentários que deixam claro o DNA Nazista dos cientistas que impulsionaram o programa espacial dos EUA.
No entanto somente podem divulgar livremente estes dados porque operam dentro de uma democracia.

Tomcat4,2

Nannaninanão meu caro, apenas mais um ,entre tantos, equipamento moderno que só mostra o quanto os chineses estão evoluindo em sua tecnologia militar e isso é um fato.

Adriano Madureira

Para quê reinventar a roda, e fazer uma aeronave com novo design?⁉️

Se é um bom projeto já consagrado, não há o porque de algo novo.

Parabéns a eles que sabem oque querem e levam a defesa a sério, é o mínimo que um país de dimensões continentais merece.

Flanker

Vc é todos os chinofilos e russofilos dizem a mesma coisa….justificam a mediocridade com essa desculpa esfarrapada de que se é bom ppde ser copiado…..desculpa de incapaz e preguiçoso…..

ADRIANO MADUREIRA

Meu caro,eu não sou chinofilo e nem russofilo e muito menos fanboy yankee como muitos que aparecem aqui…

e reafirmo : para que modificar um design que se mostrou eficiente em sua história militar?!

Para mim vergonhoso é não fazer nada pela defesa de seu país,se tornando instituições militares inchadas e dispendiosas com benefícios a torto e a direito,com militares que só se importam em encher seus bolsos.

Acho que no fim, incapazes e preguiçosos são os governantes daqui.

Carvalho2008

Mestre Flanker, não é bem assim amigo…porquê os carros de formula 1 são quase iguais?

Outra, quem tá atras olha para à frente…e copia mesmo…para que gastar dinheiro com tendências aerodinâmicas ja aprovadas em túnel de vento??

Rodrigo Martins Ferreira

E2C Laukieie

Dalton

A US Navy pretende que cada uma das 9 Alas Aéreas de NAes opere com um esquadrão de 5 E-2D Advanced Hawkeye, no momento 4 delas estão assim configuradas, enquanto as demais operam com 4 E-2C e para tanto encomendou 75 aviões para também abastecer um esquadrão maior para treinamento e reposição de aeronaves além de algumas extras para testes. . O avião chinês é mais um passo rumo ao “Super Carrier” e sendo assim, dezenas deverão ser encomendados o que não deixará de ser um desafio para os chineses. . O “menor” Charles de Gaulle embarca 2 E-2C enquanto… Read more »

Marcelo

A França já está adquirindo o E-2D.

Dalton

Já foi aprovada a venda Marcelo, mas, ainda levará alguns anos até o recebimento. Até lá os franceses continuam com seus 3 E-2C que foram modernizados nos EUA recentemente para o mesmo padrão
E-2C 2000 NP utilizados pela US Navy nos esquadrões que ainda não receberam o E-2D.

filipe

Os Chineses não estão de brincadeira, estão construindo uma grande Marinha.

Ricardo Bigliazzi

Não acredito que a China vai copiar os EUA…

Wilson Silva Oliveira

Duvidar das capacidades das armas chinesas é como armar a rede na varanda na iminência de um bombardeio aéreo ou guerra nuclear. Parabéns aos gênios! Bagunça o coreto desse desequilíbrio global, China! Só assim o mundo poderá dormir e acordar em paz!

Luiz Trindade

Mais uma cópia xing-ling. Mas como dizem por ae… Nada se cria e tudo se copia ou não existe mais cópia e sim “Beechmarketing”. Enfim… Mais um capitulo da conquista da China dos mares orientais…

Luiz Floriano Alves

Os xins devem ter comprado Grumans tracker na sucata e convertido a avionica para digital Não é bicho de sete cabeças para uma potencia industrial como a China.

Carvalho2008

Quem tem a tecnologia de telemetria, radar e sensores para um DF 21, não tem problemas para um AEW

filipe

Impressionante a China esta acelerando os seus programas militares de forma nunca antes vista na historia da humanidade, parece que estão se preparando para uma guerra inevitável contra os EUA ou talvez Índia ou mesmo Japão, os chineses aceleram com rapidez seus projectos de forma diferente ao ocidente e da Rússia, eles copiam e copiam bem, depois tentar aperfeiçoar o produto copiado de formas a criarem um produto totalmente novo.

Mgtow

“Isso deve mudar com a introdução da nova aeronave AEW de porta-aviões Xian KJ-600, que se parece muito com o E-2C Hawkeye da Marinha dos EUA.”
Não ia ler os comentarios, mas agora vou ler só rir do chororô…”ain é copia”….kkkkkk
Enquanto os cães ladram a caravana passa.

Flanker

É cópia como a maioria, ou a totalidade, dos projetos chineses. Os russos de quem tb não gosto, são tão ou mais capazes que os chinas e nem por isso copiam design dos outros.

Carvalho2008

Mestre, a copia sempre enseja um tipo de uso igual ou similar…e convenha que no caso Russo, eles tem uma serie de aplicações de equipamentos em cenarios bem diferentes, na terra, agua ou ar. Mas de fato existe im grande ingrediente diverso entre eles. Para Russos e ex URSS, a propaganda de guerra Capitalismo Vs Socialismo de fato impulsionava um orgulho de “nosso modo ser melhor que o deles”, e este orgulho pode sim ate exigie design e as vezes exyrapolar conceitos diversos, o orgulho propagandistico que sempre imperou entra estas forças não permitiria a admissão de copias ou inspirações… Read more »

Marcelo R

O que mais falta para a CHINA copiar da USNAVY???

RPiletti

Emprego prático dos meios…

Flanker

No caso em questão, os chinas copiaram todo o design do E-2….fora o design do FC-31, chupado do F-22, do heli ASW deles que é uma copia do SH-60, do helicóptero de uso terrestre copiado do H-60, etc, etc, etc……

Luiz Floriano Alves

Os chineses devem estar estudando as manobras do contra almirante Reizo Tanaka, o Audaz. Ele, com seus destróiers deu um pau na US Navy, que amargou as piores situações diante de seus navios. Tanto que os americanos até o homenageara, antes da sua morte.

Luis Bartolo

Não duvido nada não ter somente ar dentro daquele compartimento de radar…kkkkkkk