Comando da Força Aeronaval comemora os 103 anos da Aviação Naval
O Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) realizou no dia 29 de agosto, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, a cerimônia militar alusiva aos 103 anos da Aviação Naval. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Marinha e contou com a presença do Embaixador do Peru no Brasil, Javier Raúl Martín Yépez Verdeguer e o Comandante da Marinha de Guerra do Peru, Fernando Raúl Cerdán Ruiz, além de diversas autoridades civis e militares.
Durante a cerimônia, houve a entrega dos diplomas do Mérito Aeronaval aos civis e militares que prestaram relevantes serviços em prol da Aviação Naval, além de troféus e láureas em reconhecimento às organizações militares e personalidades que se destacaram no exercício das atividades relacionadas à Segurança de Aviação.
Na ocasião, a Marinha de Guerra do Peru condecorou Oficiais da Marinha do Brasil (MB) com a “Medalha Naval de Honra ao Mérito” pelo apoio a favor da Armada Peruana na consecução de seus objetivos institucionais.
Ao final, foi realizado um desfile militar com destacamentos das organizações militares do ComForAerNav, da Diretoria de Aeronáutica da Marinha e do Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico.
Também participaram do desfile alunos da Escola Almirante Carneiro Ribeiro, de São Pedro da Aldeia, crianças atendidas pelo Programa Forças no Esporte, veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais e militares da reserva, os “Velhas Águias”, que ajudaram a escrever a história da Aviação Naval.
A cerimônia foi encerrada com demonstrações aéreas de aeronaves da Marinha do Brasil.
FONTE: Marinha do Brasil
ahhhhhhhhh
quando vi a foto pensei que ia vir mais um black pra MB.
dai,
acordei
Mais um para que?
Pois é, hoje os únicos navios capazes de opesar são o Atlantico e o bahia. Quando as tamandaré chegarem irão operar delas. Por enquanto o que temos até sobra.
Parabéns ao Comando da Força Aeronaval pelos 103 anos!
Fiquei surpreso pela idade deste comando. Será que ela iniciou com aqueles aviões que pousavam na água?
Sim
Esse é um dos aviões pioneiros, de 103 anos atrás, um hidroavião Curtiss:
http://www.arquivodamarinha.dphdm.mar.mil.br/uploads/r/diretoria-do-patrimonio-historico-e-documentacao-da-marinha-3/3/5/35622/47624.jpg
Assim como o exército na epoca, eram usados em reconhecimento. Não consigo entender porque a marinha não recebeu os P-3 da FAB já que era natural estarem na marinha.
Criatiano, desde a Segunda Guerra era a FAB quem patrulhava o nosso mar e dava cobertura aérea aos comboios mercantes, daí ficou a tradição. Assim como no Reino Unido, Austrália, Canadá, etc, é a Força Aérea quem patrulha os mares. Mas concordo que no futuro, a MB ficasse com essa incumbência, não foi por falta de vontade da FAB lhe passar o bastão!
Eu tento imaginar o nível de coragem do cara voar numa coisa dessa sobre o oceano…
É exatamente o que eu penso, se ainda hoje temos tanta gente c/ medo de voar imagina naqueles aparelhos feito de madeira, cabos e tela.
Parabéns! ” No ar, os homens do mar!” Visitei duas vezes nestas ocasiões a BAenSPA, a famosa “Macega”, é impressionante a estrutura que se tem lá! Também tem um Museu da Aviação Naval bem interessante!
Parabéns ao Comando naval ???
AQIP, um ebook comemorativo dos 100 anos da Aviação Naval, feito pela FGV em parceria com a Marinha, ricamente ilustrado com fotos inéditas:
https://fgvprojetos.fgv.br/sites/fgvprojetos.fgv.br/files/pdf_baixa_-_aviacao_naval_0.pdf
Muito obrigado pela dica.
Visite o Museu Naval em São Pedro da Aldeia. Fácil acesso de carro ou ônibus.