Marinheiros russos estavam tomando banho de sol em destróier que quase se chocou com cruzador americano

107

Marinheiros russos tomando sol no convés de voo do Almirante Vinogradov

Marinheiros russos tomando sol no convés de voo do Almirante Vinogradov

Um vídeo de um destróier russo chegando a cerca de 20 metros de um navio de guerra dos EUA na última sexta-feira (7/6) mostrou mais do que apenas um contato imediato entre as grandes potências do mar filipino. Observadores próximos viram rapidamente o que pareciam ser marinheiros russos tomando sol no heliponto do destróier na popa do navio.

O vídeo da aproximação dos navios, divulgado pela Marinha dos EUA, mostrou dois indivíduos no navio russo que parecem estar sem camisa com um sentado em uma cadeira de praia.

Naquele mesmo momento, a Marinha dos EUA disse que o destróier russo estava acelerando pela popa do USS Chancellorsville e fechando a uma “distância insegura” entre 15 e 30 metros, forçando o cruzador de mísseis guiados dos EUA a executar manobras de emergência para evitar uma colisão.

Um almirante russo aposentado argumentou na segunda-feira que os marinheiros russos tinham todo o direito de tomar sol porque o navio não estava em guerra.

“Há um tempo para a guerra e um tempo para tomar sol”, disse o almirante Valentin Selivanov, ex-chefe de gabinete da Marinha Russa, a uma agência de notícias financiada pelo governo russo.

“Os marinheiros e oficiais almoçaram. Eles estão em seu intervalo pós-almoço, satisfeitos por estarem servindo no sul”, explicou.

Destróier Almirante Vinogradov passando à curta distância do cruzador USS Chancellorsville

O almirante disse que “se alguém estava tomando banho de sol, então dezenas estavam também”.

“E sim, você tem que se despir para tomar sol”, acrescentou.

Mesmo os meios de comunicação russos destacaram a presença dos marinheiros sem camisa durante a aproximação, com o canal internacional RT financiado pela Rússia, descrevendo os marinheiros russos como “tomando sol” em letras maiúsculas em uma manchete.

Não são permitidos banhos de sol a bordo dos navios da Marinha dos EUA, disse um oficial da Marinha dos EUA à ABC News. O oficial descreveu várias razões para a regra, incluindo que os navios são um ambiente de trabalho profissional. A segurança também seria uma preocupação, acrescentou o oficial, por exemplo, se um marinheiro sem camisa escorregar no convés.

No entanto, os marinheiros norte-americanos nadam como atividade recreativa durante as “swim calls”, nas quais usam roupas de banho.

Um analista naval especulou que é possível que os marinheiros no convés do helicóptero não soubessem o que o destróier Almirante Vinogradov estava prestes a se aproximar do USS Chancellorsville.

De acordo com Bill Bray, do Instituto Naval dos EUA e ex-oficial da inteligência da Marinha dos EUA, os banhistas no heliponto provavelmente faziam parte do destacamento de helicópteros a bordo do destróier Almirante Vinogradov e não participavam formalmente da tripulação do navio. Isso significa que suas principais tarefas são garantir que o helicóptero a bordo do destróier esteja sendo mantido adequadamente e aguardando ordens de voo.

“Eles provavelmente não tinham ideia de que o Vinogradov estava prestes a fazer nas proximidades do USS Chancellorsville”, disse Bray à ABC News por e-mail.

Bray lembrou que, durante a Guerra Fria, faltava comportamento militar a bordo de navios espiões soviéticos que seguiam os navios da Marinha dos EUA a curta distância por horas ou dias, às vezes a uma distância de menos 1.000 metros.

“Os marinheiros andavam no convés sem camisas em um clima quente e ensolarado. De fato, em várias ocasiões notei que eles tinham cães a bordo com eles”, observou Bray.

Mas Bray atribuiu isso à Marinha sendo uma força principalmente conscrita durante a Guerra Fria”, significando que muitos da tripulação não queriam estar lá e estavam apenas cumprindo seu tempo de recrutamento.

Bray também especulou que ainda há uma cultura na Marinha Russa de não confiar no pessoal júnior com muito conhecimento. “A transparência da liderança não é grande para eles”, disse Bray. “Assim, há pouca dúvida em minha mente de que a maioria da equipe não foi avisada sobre o que o comandante iria fazer.”

Na semana passada, a Frota do Pacífico da Rússia argumentou que foi o navio americano que mudou de rumo sem aviso prévio, forçando o navio russo a evitar a colisão. A declaração russa também disse que o navio transmitiu um protesto em uma freqüência internacional ao navio dos EUA, dizendo que suas ações eram inaceitáveis.

Desde o incidente, os militares dos EUA emitiram uma queixa diplomática formal a Moscou.

FONTE: ABC News

Subscribe
Notify of
guest

107 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
sergio

Os caras gostam de medir forças mesmo hein?????

Ricardo Pinto

LoL tinha reduzido terceira e giro alto, quero ver passar e taca-lhe pau !!!!

ha h ha ha h ah ha ha ha haha h Navio USN é 1.0 agora poxa 🙂

Grozelha Vitaminada Milani

Era SOL que me faltava …. kkkkkk

Enquanto isso, nosso cascos velhos sucateados colidem com os cais das bases navais, eternamente ancorados!

Sequim

Ahahahaahahahahahahahahahah (respira) ahahahahahahahah

Sequim

Os trapalhonskys,rrsrsrs

Marcelo Bardo

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, pensei a mesma coisa!

Tomcat4.0

Movidos por Vodiks !!! 😉

João Moro

Bem, quem está tomando “banho de sol” não tem controle do navio e de decidir que rota tomar, mas também mostrar falta de profissionalismo.

francisco Farias

Qual a tripulação de um navio destes? quantos estavam tomando banho de sol? no vídeo filmado pelos norte-americanos havia bem poucos ao sol.
E se os norte-americanos estavam todos em alertas e filmando o navio russo, como é que se aproximaram tanto?
Pelo vídeo conclui-se que o navio dos USA estava filmando o navio russo e se aproximou tanto que quase houve a colisão.

Saldanha da Gama

De jeito nenhum e podiam ser russas, ucranianas … seria muito bem visto, quer dizer vindo

Caique

Deixa os caras tomarem o banho de sol em paz…
Russo é um povo muito doido kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Moriah

falta sol na Rússia, por isso eles aproveitam haha

João da Silva

Quem é maior, destróier ou cruzador? Destróier. Então cruzador sai da frente, em passagem. Os russos estão certinhos. Fosse em porto, sdria quem viesse pela esquerda teoricamente (cada porto tem seu corpo de práticos q trabalham de foema bem específica pra cada porto).

Victor Filipe

Em que mundo que você vive pra dizer que o Destroyer é maior?

é falta de conhecimento só pode…

Destroyer Classe Udaloy (a classe do destroyer Russo)
Deslocamento de 7,500 tons
comprimento de 163 metros e uma Largura de 19 metros

Cruzador Classe Ticonderoga (o unico classe de cruzador em serviço na marinha americana)
Deslocamento de 9,600 Tons
173 metros de comprimento e 17 metros de largura

O navio americana é maior e tem um deslocamento superior

R_cordeiro

?

Alessandro

Zoação nível master dos Russos hahaha
Americano chato esse dando pitaco no que os outros deveriam fazer em suas marinhas em!

TeoB

Bem, eu não vejo problema no banho de sol, cada marinha decide o que pode ou não em seus navios, o negocio é só a aproximação…eu tenho a opinião que esses encontros são o sujo falando do mal valado. é simplesmente ridículo esses acontecimentos. e na minha humilde opinião( Brasileiro apreciador da zoação ) seriam esse encontros oportunidades de uma provocação mais criativas e até mesmo hilárias ao invés desses esbarrões, afinal não estão em guerra, deixa a tensão e a cara de mau pra quando precisa msm… infelizmente até acontecer um acidente de verdade e acontecer um afundamento como… Read more »

Neves João

Eu tb não vejo problema no banho de sol, cada marinha com a sua cultura, mas o destróier russo foi irresponsável, para dizer o mínimo, acho que os caras na ponte estavam bêbados, só pode, é colocar em risco dezenas de vidas e prejuízos de milhões de dólares, que a Rússia não está podendo bancar, foi uma barbaridade sem tamanho, eu adoro os navios russos, adoro o povo russo e suas tecnologias únicas, são um povo inteligente e educado, mas essas provocações são de uma imprudência, infantilidade e idiotice inacreditáveis.

Pablo

Sobre o banho de sol, ja vi um video que marinheiros do ex hms ocean estavam tomando banho no mar.

Pablo

https://youtu.be/pr6o_dtCmo4
Isso sim é aproveitar

Brunow Basillio

“prejuízo de milhões de dólares que a Rússia não está podendo bancar” kkkkkkk…. Este cuida das finanças da FA Russas…

Diegocristian2307@gmail.com

Pode ser também uma mensagem dizendo que eles não tão nem aí com o que pode acontecer, eles não tem medo de bater um navio, avião ou qualquer coisa, pode ser bravata ou não.

Madmax

Frescura dos americanos.

Rodrigo

bom seria se fossem umas russas pegando um bronze com biquini de “fita isolante” igual a da Anita , ai sim valia a pena ver 🙂

Saldanha da Gama

Onde assino?

Burgos

PRN !!!
Pro quarto de efetivo de svc é proibido o banho de sol !!!
Atenção ao serviço e a “MANOBRA” !!!
O Russo tem fama de ser displicente ao svc !!!

Ozawa

Há um tempo para a guerra e um tempo para tomar sol”, disse o almirante Valentin Selivanov. O camarada Selivanov praticamente parafraseou Eclesiastes: “Há tempo para todo o propósito debaixo do céu: tempo de guerrear, e tempo de bronzear; tempo de abarloar cruzadores imperialistas, e tempo de descansar sobre o convés …”

João Moro

Essa foi boa!!! rsrsrs

Willber Rodrigues

kkkkkkkkk
Quando lí a frase do almirante, sabia que já tinha lido algo parecido em algum lugar
kkkkkk

Lucas Pereira

Bando de russo pingunso tava Tudo cheio de vodka kkkkkk

francisco Farias

Enquanto isso os maconheiros norte-americanos estavam cheios de cocaína.

Peter nine nine

Os marinheiros de várias marinhas podem sim relaxar nas horas de pausa, se não o fazem na marinha americana, deviam. Fechados durante horas dentro de um clima artificial, nas horas de pausa podem e devem apanhar sol e ar fresco, até mesmo por uma questão de saúde. Marinhas europeias também o fazem, mas não necessariamente no meio de uma aproximação dessas e não necessariamente de calção de banho. Equipas de abordagem, forças especiais e pessoal da equipa responsável pela operação do helicóptero orgânico, mas também restantes tripulantes, costumam usar os hangares dos navios como local de ginásio e o heliponto… Read more »

Fabio

O piloto estava com uma mão no Timão de olho no watzap, infração gravíssima 7 pontos na CNH.

Thiago

Whatsapp nao,Telegram que è russo!

Marcelo-SP

O Comandante russo devia estar entupido de vodka e resolveu provar que era machão. Totalmente desnecessário e irresponsável com o dinheiro dos contribuintes e as vidas a bordo dos dois navios.

Esteves

Não há contribuintes na Mãe Rússia. Somente camaradas.

francisco Farias

O comandante yanke estava entupido de cocaína e não sabia o que estava fazendo.

wwolf22

Como funciona na MB ??
tem o dia do nado ou algo parecido??
Pode ter cachorro? e papagaio??

João Moro

Só não pode dançar e fazer festa…

india-mike

Desde q esse vídeo apareceu há mais de uma semana, me chamou a atenção os marinheiros jogados na cadeira de praia tomando sol e pra mim isso claramente faz parte da provocação ao melhor estilo “não tô nem aí pra vc”.

Agora, quanto às acusações de falta de profissionalismo, tb faz parte da provocação (dessa vez por parte dos americanos). Já vi vídeos de navios da Royal Navy rebocando tripulantes (aparentemente o XO ou CO do navio) que alegremente faziam esqui aquático/wake board puxados pela fragata/destróier. E se não me engano o mesmo já ocorreu/ocorre na USN e na RAN…

Alessandro

Exatamente, os caras estavam la no Heliponto só pra tirar uma onda, os caras (US navy) mergulham no mar sem coletes nem nada nas horas de folga, e vem reclamar de 2 russos tomando sol no Vinogradov, sinal que a provocação foi bem recebida hahaha

Peter nine nine

Você está correcto, “relaxar” faz parte até pelos motivos que referi num comentário acima.
Neste caso em particular eu até acredito que os marinheiros, ao aperceberem se do que se ia passar, tivessem perguntado se deveriam se retirar ou mesmo aprontar para a aproximação, ao qual o responsável deverá ter respondido algo como:
“não senhor, aliás, quero vos ver de calções imediatamente, tenho uma cadeira de praia no meu dormitório, tratem de lhe dar pronto uso, quero ver a cara de pau dos americanos” ?

india-mike

Pra quem duvidou da história do esqui aquático, nesse tread tem alguns vídeos e fotos de navios de diferentes marinhas praticando-o incluindo uma cena clássica de apocalypse now (evidentemente essa é ficcional, mas provavelmente baseada em relatos da guerra do Vietnã…)

https://mobile.twitter.com/leeblease/status/1083807089913409541

Se buscarem ‘warship waterskiing’ no Google ainda vão achar muitas outras…

Marcos

Esses caras são insanos

Pedro

Quando vc esta errado, vc procura qualquer pelo em ovo para camuflar seu erro. A grande verdade é que o Cruzador americano fez uma baita barbeiragem de trafego naval, e para esconder seu erro começam a observar os hábitos para fazer fumaça e esconder seu erro. O que é pior, ter seus marinheiros tomando banho de sol ou ter em seus navios homens que se julgam mulheres ou mulheres que se julgam homens? Pelo menos na marinha russa, homem é homem, mulher é mulher e respeitam as regras de navegação mundo a fora. A USN, aquela que se acha o… Read more »

Victor Filipe

Não vi a barbeiragem, poderia mostrar, na foto é nítido o rastro do navio Russo em sentido de interceptação enquanto o navio americano mantem o curso.

Peter nine nine

Victor, não estou a tomar posição alguma, mas isso não significa nada. Explico: Hipoteticamente, imaginemos que o navio americano seria o que estaria a entrar no percurso, de forma provocadora, do navio russo, sendo os russos quem nos sabemos, estes iriam manter o curso até ao último segundo, desviando-se no último instante, o navio americano iria reduzir a velocidade, de forma a manter se na trajectória e o rasto dos dois iria ficar semelhante ao da imagem e o comportamento das embarcações nos vídeos também. O que quero dizer, é que em situações destas não se fie em nenhuma das… Read more »

Alessandro

Entendo, o Udaloy pode ter simplesmente desviado

Peter nine nine

E para tentar contrariar os “deslikes”, um “expert” militar, questionado pelo defense news, disse mesmo que casos destes não ocorrem por culpa de um só navio, ambos agiram mal, ou seja, independentemente da culpa, ambos se abilitaram à situação.

Pedro

Procure no Google sobre luzes de navegação. Note que todo navio tem perto da sua ponte, uma luz vermelha em seu lado esquerdo e outra verde no lado direito. Qdo há um cruzamento entre embarcações, se o seu barco vê a luz verde, vc tem preferencia. Se vc vê a vermelha, vc deve dar a preferencial.
Pela foto é nítido que quem estava a direita de quem era o Destroier, logo o Cruzador tinha que ter desviado o curso.

francisco Farias

Quem filmou o navio russo foi os norte-americanos. No vídeo fica claro que o filmador vai de encontro ao navio russo.

Alessandro

Pedro, poderia me explicar melhor? É que pelo rastro de agua atras do Udaloy fica claro que ele quem se aproximou, mas por estar na direita teria preferencial?

Pedro

Exato. Barcos também tem suas regras de transito como automóveis e caminhões. Infelizmente existe uma marinha que quer preferencia até contra um rochedo com um farol e um papagaio, imagine com navios de outras marinhas o tipo de tratamento dado.

Renato B.

Eu estava me lembrando exatamente dessa história. Não sei o que aconteceu, mas os precedentes não favorecem os americanos.

Fernando Vieira

Essa história da Marinha americana mandar um Farol desviar é mito. Vem sendo contada com diversas variações ao longo dos anos. É uma anedota engraçada, mas é só isso.
Sobre as regras de trânsito no mar, é sempre bom lembrar as sábias palavras da Marinha do Brasil: “No mar as lanchas são como os carros, os jet skis são como as motos e os banhistas são os pedestres”

Pedro

Então a USN seria as mulheres de SUV? Só pode.

Fernando Vieira

Mulher de SUV é uma OHP. Um Cruzador Ticonderoga tá mais para uma carreta bitrem.

Heinz Guderian

Russos sendo russos kkkkkkk, e segue o jogo.

Paulo

Nossa, os russos são medíocres. Total falta de profissionalismo.

Ricardo Pinto

Falta de profissionalismo ou teste puro, quem disse que isto não foi proposital, testar a reação do adversário faz parte do jogo

SmokingSnake ?

Tinha que colocar eles para tomar banho no mar

Sincero

Pelo rastro de espuma na foto vê-se que o navio russo foi quem desviou porque ele é que vinha em rota de colisão e mais rápido que o navio americano. A mesma falta de profissionalismo mostrada pelos pilotos russos.
Agora fica a dúvida, os russos não sabem navegar ou foi a Vodka?

francisco Farias

Foi a cocaína dos norte-americanos.

Sincero

Como disse meu amigo Alexey, “a gente tem que considerar a questão da vodka porque infelizmente isso é uma realidade em nossa sociedade, mas por outro lado nossa marinha enfrenta problemas sérios com as unidades mais antigas. Intercomunicador que não funciona, sistemas eléctricos falhando, sistema hidráulico falhando”. Daí pode-se suspeitar inclusive que o comando do leme pode ter falhado, o comando dos motores pode ter falhado ou até a comunicação entre a ponte e praça de máquinas pode ter falhado. Mas, apesar de provável, não acredito em falha. O comportamento paleolíticos dos militares russos, como pilotos de caça, dá munição… Read more »

Antonio Palhares

Quanta frescura por causa de um incidente que apenas demonstrou o profissionalismo e capacidade operacional dos dois lados, bem como a qualidade dos navios participantes. Tivesse havido um acidente, os dois comandantes seriam punidos. O resto fica por conta das torcidas.

Lucas Carvalho

Ñ vejo nd de mais nos militares tomando banho de sol, agora, é realmente e necessário esse tipo de atitude? Se isso n e pra se aparece, seria pra que então?

DomSaf

Bronzear.

Aldo Ghisolfi

E qual foi a capacidade de interferência do banho de sol no incidente

João Ramos

Causar!

Aldo Ghisolfi

O banho de sol causou o incidente?

Oséias

Marinheiros são conhecidos no mundo inteiro por serem bagunceiros. Cada parada em um porto é uma bebedeira seguida por confusão na rua. Esse negócio de ficar meses preso em uma lata de ferro deve deixar o sujeito doido.

Alison Lene

Os russos falaram exatamente o contrario muitas horas antes dos americanos…

Jeff

Meu Deus quanto mimimi….

Jeff

E se tivessem baixado os calções e mostrado a bund@, seria uma declaração de guerra? É muito mimimi…

francisco Farias

Quem baixa calção e mostra a bunda é norte-americano.

Jeff

Essa é uma linguagem universal. Kkkkkk

Roosevelt

KKKKKKK, acho que vou concordar com o Sr. Fábio, a análise dele é a mais equilibrada e por ser recorrente esgota o assunto, o timoneiro estava no WhatsApp com certeza. Vejo isso a toda hora no chão, kkkkkk

ednardo curisco

Talvez estas regras todas na US Navy tenham a ver com questões de evitar processos. Imagina um marujo dos EUA se acidentando numa situação dessas? Processos milionários.

Marcelo Andrade

Impressionante o foco dos cometários aqui, os marinheiros tomando sol ao invés de analisar esse incidente que acho gravíssimo!! parece até o caso Moro/Dalaiol, a imprensa focando na conversa ao invés da gravíssima quebra de sigilo telefônico e e dados de um Juiz Federal e um Membro do MPF! Notem que o destróier russo chegou mais perto do que quando os navios estão em faina de reabastecimento!!! Queria saber se houvesse abalrroamento? O Cruzador poderia revidar com fogo? Ou é aquela estórinha que os EUA só revidam se forem atacados?

india-mike

Caro Marcelo, se vc reparar o foco da matéria em si é o “banho de sol”. A manobra propriamente dita já foi exaustivamente discutida em diversos meios anteriormente…

Marcelo Andrade

Então perdi algo! Entrei ontem no PN e não tinha visto essa matéria!! Mas, não me responderam já que estes acontecimentos estão ficando perigosos! Nem no auge da Guerra Fria vi coisa igual!!

Esteves

Vi e li coisa pior…durante a guerra fria. Recheio de filme tem às pencas incluindo Top Gun.
O rastro não deixa dúvidas. O navio russo vai de encontro. São navios de guerra. Estavam se escutando, rastreando, enxergando, notando…há algumas horas. Não duvido disso.

O comandante russo quis mostrar aprestamento (eita palavra bonita) e perícia. E mandou os marinheiros para aonde pudessem se exibir.

Correu o mundo.

fewoz

E tem gente que reclama quando os americanos sempre descrevem este tipo de abordagem como pouco profissional. Algum dia isto ainda vai causar algum acidente grave. Desnecessário.

Caio

Uma sentada de mao no escutador de novelas deles, pra deixarem de vadiagem.

Cristiano de Aquino Campos

Me lembrou uma certa cena similar em um navio da marinha do Brasil. Nada demais na hora da folga, você pegar um sol e sentir a brisa do mar no rosto. E isso ou ficar dentro de um navio de aço, que muitas vezes o ar condicionado não funciona bem e com janelas minimas, se tiver.

Fernando Jesus

Imaginem a quantidade de vodka a bordo. Lembro de um amigo que serviu na força de paz em angola que dizia que os pilotos de helicóptero russos levavam várias garrafas de vodka e bebiam muito. Pior, ou melhor, os caras pilotavam muito.

francisco Farias

Imagine a quantidade de maconha e cocaína a bordo. Os yankes adoram droga.

Alessandro

Queria ver se fosse umas russAs de biquini tomando sol, se os americanos iriam ter coragem de reclamar rsrs…

nada demais, foi apenas mais uma provocação (pra variar) dos russos, segue o jogo

Gilbert

vejam na serie a baixo em um ou 2 dos 6 videos onde os dinamarqueses tomam sol no convés inclusive de biquini, eu não vejo problema algum, que isso seja feito no horário de folga e que não esteja atrapalhando o serviço dos outro a bordo. Não estando em guerra é forçar muito os marinheiros ficarem em prontidão 24hs por dia durante semanas.

Ricardo

Juros os russos são muito estranhos. Se procurar bem talvez encontre uma garrafa de vodka escondida.

Binho

Poderia ser marinheiras russas tomando sol………

Rene Dos Reis

Agente aqui rindo dos Russos tomando sol e eles nesse exato momento podem estar interferindo na nossa politica e quem sabe ate no nosso futuro.

Sequim

Cara, estão dando muita importância a um fato que não passou de uma bela c#$&ada dos tripulantes desse navio russo. Só para dizerem que não falei das flores aqui vai uma compilação de outras m#%rdas feitas por marinheiros mundo a fora, que eu me lembre: 1. O afundamento de um pesqueiro japonês ou coreano por um submarino nuclear americano que emergiu embaixo do pesqueiro ( sonar e periscópio pra quê, né?); 2. O afundamento do submarino Riachuelo, em pleno píer do primeiro distrito naval, no Rio em 2000, porque alguém deixou uma escotilha aberta; 3. O ataque de um navio… Read more »

João Ramos

Sem falar nas brincadeiras de bate bate com petroleiros, na interceptação de um Pa russo por um guindaste amigo, ou do submarino indiano que esqueceram de fechar a “porta”.

Dalton

Sequim… . essa história do navio americano e o farol que normalmente cita o USS Abraham Lincoln como protagonista e tem até uma versão onde o farol é canadense é falsa e virou uma grande piada. . Não se sabe exatamente como surgiu, mas, uma bem humorada propaganda de televisão britânica onde o protagonista seria um navio da Royal Navy as vezes é apontado como culpada, mas, há coisa até bem mais antiga conforme o link abaixo que pode ter gerado tanta celeuma. . Uma vez o Jô Soares citou isso como verdade absoluta, ajudando inclusive a disseminar o mito… Read more »

Sequim

Dalton, obrigado por esclarecer essa história do “embate” do navio com o farol (fosse verdade, quem seria o vencedor? Rsrsrs)

Fernando Vieira

O Submarino Brasileiro afundado no píer não foi o Tonelero?

Carlos Alberto Soares

A pergunta é:

Quem vendeu os protetores solar ? Esse faturou….. rs

Delfim

E aqui reclamando da tripulação do “Guarda-Marinha Brito” dançando “Jennifer” no carnaval… pinto.
.
E o caso do submarino russo no Golfo do México na superfície com a tripulação sorrindo e acenando ?
.
Russices.

ednardo curisco

tenha medo de tudo que é santarrão.

e olha que sou de igreja e religioso. Mas todo canto onde tem ‘moralistão’ pode ir atrás que tem problema.

Fernando Vieira

Estou entrando no Blog toda hora aguardando a notícia desse incidente por aqui porque o pessoal daqui informa melhor esses assuntos que a grande mídia.

jodreski

Falta de profissionalismo é permitir colisão entre dois navios… e nisso, me perdoem os fan-boys, os americanos estão ganhando de lavada!

Jagderband#44

O Vinogradov não estava acompanhado de um RbAM?
Russo não andam sem rebocadores mundo afora hehehe

Jagderband#44
Victor Filipe

Eu ia comentar isso agora, dois navios petroleiros sendo atingidos em rapida sucessão… rapaz…

BILL27

O twitter é o meio mais rapido de ficar sabendo das coisas que anda acontecendo por la

Marcelo Danton

GUERRA no GOLFO!