MARINHA DO BRASIL

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Brasília, DF.

Em 04 de março de 2019.

Senhor jornalista,

Em relação à matéria “Guarda Marítima de Moro irrita a MB e repete missão de outras entidades que já existem” publicada no dia 03 de março, no site Poder Naval, a Marinha do Brasil (MB) nega qualquer desentendimento com outro órgão governamental, desconhece qualquer estudo a respeito do assunto e reitera o extenso e exitoso histórico de cooperação e parceria com as demais agências e entidades do Governo Federal.

Atenciosamente,

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA

Subscribe
Notify of
guest

82 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

Editores da trilogia tem que ficar de olho com as fontes.
Primeiro foi os SK-105, semana passada os supostos “submarinos desativados” e agora isso?

DOUGLAS TARGINO

Mas os submarinos estão ou não estão?!

Matheus

O que se sabe é que 2 estão em PMG e 1 está em manutenção preventiva, que é mais curta.
Agora os outros 2 que estão a espera do PMG, ninguem sabe se eles estão ativos navegando ou atracados.

Paulo Costa

Depende,

o Sub Riachuelo (S-22) realmente esta desativado kkkk

Mas os demais podem estar ou não em processo de manutenção ou teste e isso é agora esta posto em duvida … so a MB pode esclarecer esse mistério

Vovozao

05/03/19 – terça-feira, bdia, A. Galante, no meu entendimento a MB, foi somente protocolar, não informando ser contra ou a favor. Aí começamos a ver pessoas criticando o site. Não existe nada demais na informação. SDS.

Acacio de Oliveira

Alexandre, excelente, confiamos em suas publicações e com certeza existem mais acertos do que erros e quando os erros possivelmente ocorrem é nobre verificar o direito de resposta e esclarecer a mensagem correta aos seus fiéis leitores, por favor, continuem assim.

Theo Gatos

E essa nota da Marinha não significa que o Naval errou… A marinha está correta em afirmar que não existe conflito com outros órgãos governamentais (estranho seria a marinha soltar nota atacando o ministério da justiça), mas o que o Naval trouxe foi um pouco dos bastidores sem tomar partido ou criar juízo de valor, tanto que quando vieram notas de outros órgãos o Naval publicou também!

Parabéns ao site e aos editores quanto a este ponto!

Sds

Samuka

Continuem o ótimo trabalho galante, meus agradecimentos a todos os colaboradores.

Matheus

Olá Galante, não quis criticar o site ou os editores de forma perjorativa, só quis dizer que não se pode em confiar em tudo que se lê.
Abraços!

nonato

Não é em tudo que se lê.
É em tudo que se ouve de fontes…

Ricardo

Acredito que a Marinha se posicionou em uma nota protocolar o site mencionou a Instituição como a fonte da notícia, uma declaração dela e não ” fontes anônimas “, “almirantes” e etc… Talvez ficou parecendo que foi uma declaração oficial. Não estou desmerecendo o trabalho dos editores, para quem entende sabe que jornalismo é para provocar debate, questionamentos e até mesmo posicionamento de pessoas e autoridades Não vi desrespeito ou mentiras na matéria, não vi desmentido pelo Marinha e acredito que se a Marinha tem o trabalho de enviar uma nota de esclarecimento para o site é pq ela mesmo… Read more »

Felipe da Silva Antonio

Galante, servimos juntos na TUBARÃO da Esquadra, 84/85, continue assim, se incomodou alguém, é sinal que está no caminho certo, se constatar o contrário faça o que foi feito, direito universal de resposta. Jornalismo SÉRIO e isso mesmo, não o que se tornou lugar comum, falar o que agrada as massas, parabéns ao seu trabalho.

Rafael Coimbra

Nunca pedimos “chapa branca”… apenas que sejam verdadeiros, não misturem seus desejos com a realidade! já foi melhor, voltem para assuntos militares e deixem suas utopias de lado! Pode voltar a ser prazeroso ler vocês!

Rafael Coimbra

E outra coisa… dar direito de resposta é o minimo depois da pataquada que vcs fizeram!

Ricardo Deckard

Galante, vc e sua equipe estao de parabens. Noticia colocada, direito de resposta tb. Jornalismo e isso ai. O tempo dira se havia razao ou nao; mas tenho certeza que havia boas fontes para sua noticia. Como se diz por aqui, a Trilogia tem “street cred” suficiente

Requena

Na pré-história da internet o Galante criou uma lista de e-mails para discutir o futuro da Marinha. O pessoal com menos de 30 anos nem sabe o que era isso. Algum tempo depois criou o site Poder Naval. Passado mais algum tempo criou a Trilogia, que devem ser os blogs de defesa mais acessados do país. Depois a Revista Forças de Defesa. E ainda hoje segue firme na atualização dos sites e moderação dos comentários. Daí 25 anos após começar o trabalho de discussão sobre a Defesa nacional, vem o sujeito que nunca serviu nenhuma das FFAA mas se acha… Read more »

francisco

Corretíssimo. Tem que ser assim mesmo. Parabéns pelo site.

Marcelo Mariano

Galante, Lá pelos idos dos anos 90, estive em um almoço na Base Naval de Aratu onde perguntei ao comandante o que ele achava de criar-se uma Guarda Costeira no Brasil. O comandante fechou a cara e respondeu que a MB não iria criar um DETRAN do mar. Hoje, com o avanço da criminalidade e dos ilícitos em geral ligados às atividades marítimas e fluviais, acho que ele pensaria diferente. Quanto à qualidade do PN e do restante da Trilogia, é simplesmente excelente e esse bando de chatos que nos últimos tempos anda poluindo o ambiente devia é tomar amadurecer… Read more »

Renato

É vc esperava alguma atitude diferente desta por parte da Marinha?
Esperava que ela assumisse que não concorda com seu comando superior?

A Marinha precisa aprender a fazer o que precisa com o dinheiro que tem.

Pare de delirar com aeronaves de caça, submarinos nucleares e outras coisas… ponha o pé no chão e comece a reduzir seu quadro de pessoal. Chegamos.no século XXI e a MB se comporta como aquela marinha da OI Guerra!

Paulo Costa

” Pense grande, sonhe alto, se esforce, nunca desista e nunca se acomode porque quem pensa pequeno sempre sera medíocre…” O Brasil é um gigante, com um litoral enorme, cheios de gãs, petróleo e vida marinha, e não pode se encolher limitando-se a ter apenas uma guarda costeira de navios patrulhas e corvetas porque isso nao atende aos interesses de proteção da Nação. Aquele que pensa so no hoje, estará despreparado para o futuro e o futuro é de conflitos mundiais, com escassez de alimentos, escassez de água doce e mudanças climáticas. E países como a china por exemplo, que… Read more »

Felipe

Reduzir o pessoal Renato? Com toda certeza você não sabe mesmo o que está falando. O Ministério da Defesa deveria investir mais em cursos de capacitação de pessoal e aumentar sim o quantitativo. Pois a quantidade de pessoal existente está sendo pouco para suprir as necessidades internas e ainda ter que ir para as ruas fazer o papel das forças auxiliares (não é nossa obrigação, conforme CF 1988)

JOAO

Quantitativo insuficiente?!???! Jeeeesus.

André E.

Um amigo jornalista sempre fala: se uma pessoa diz que tá chovendo e a outra pessoa diz que tá sol, meu papel é colocar a cabeça na janela e descobrir…

Ricardo Bigliazzi

Não esquecer dos eventos na ultima CRUZEX. Os problemas só aconteceram por aqui.

Hélio

Não é porque a marinha negou que é mentira, muito pelo contrário, se a marinha se sentiu incomodada ao ponto de soltar nota, pode saber que é verdade. Ou será que você queria que a marinha viesse a público e confirmasse que tem problemas com o governo?

Carlos

Que isso , ??
Aí estão dando o “FURO ” mesmo em moçada , uma Furada atrás da outra ,

JOAO

“Com certeza” a MB iria emitir uma nota criticando o projeto do Moro. A nota da MB só reforça que não estão de acordo.

Osvaldo serigy

Rapaz primeira matéria rendeu foi notas de vários os lados!

luis Marcello

Realmente a origem das fontes e também de quem escreve deve ser sempre revisada antes ! Esta Trilogia eu sigo há 10 anos e notei uma queda muito grande de informações e de matérias sensacionalistas ! abraços !

tulio762

Vejo o quão incomodo é o assunto, rapidamente a MB e a guarda portuária se manifestaram, um pra dizer que tem de fato serventia e o outro pra dizer que não tem nada contra nem a favor. Parece que a grande preocupação aqui é não perderem nem status nem verba.

Ferreras

Estranho seria se ela confirmasse. E se não tivesse possibilidade de ser verídico e/ou o site ter crebilidade a Marinha não teria se dado ao trabalho de emitir uma nota.

Felipe Morais

Galera criticando a notícia anterior do PN por suposta ausência de fonte, considerando a nota da MB. O que vocês esperavam da nota da MB? Que dissesse que sim, são contrários ao projeto do Ministério da Justiça? Ou que tiveram acesso ao projeto mas não vão se manifestar sobre algo que tem o condão de mudar extremamente sua estrutura? Bastam pesquisar na internet e verão que não só o Moro defende uma guarda de fronteiras, guarda marítima e uma reestruturação da guarda nacional. Isso já vem de muito tempo e tenham certeza que a MB está por dentro de algo… Read more »

LUIZ C M BRANDAO JR

Mais uma da Globo Gloebels……a moda agora é jogar uma área de governo contra a outra….não só nesta reportagem……o que eu estranhei nesta matéria foi que a notícia foi divulgada com notória intenção de bombar o Moro…..até pelo título…..a Trilogia que seguimos nao tinha a pratica de repirtagens tendenciosas ja a partir do titulo.
Publicar notícias sim, mas opiniões não.

Esteves

Jornalismo é investigativo. Não precisa acertar sempre. Mas deve cheretar. Deve incomodar. Deve criticar. Jornalismo lambão não é jornalismo. Penso que a multa de 10 mil reais pesou. O presidente foi multado na Costa Verde porque estava em uma lancha de poucos pés tentando pescar um peixe com uma vara amadora. Coisa que todos ou quase todos já fizeram ao menos uma vez na vida. Uma pescadinha. Nem caixa térmica ou sacolinhas tinha. Lazer. Foi multado por destruição ambiental. Penso que o atual estado do estado brasileiro, já deu. 95% de despesa nos orçamentos públicos, já deu. O país não… Read more »

PauloSollo

Realmente não deve haver desentendimentos entre órgãos porque a coisa sequer foi posta no papel ainda então a questão é sobre o humor e a disposição dos almirantes em relação a isto, por isso para esta nota ficar mais crível faltou a Marinha dizer que “não se opõe a criação de uma Guarda Costeira e se compromete a auxiliar no que for necessário”, ou o oposto disto.

Alex Nogueira

O que conta é que os órgãos oficiais estão atentos as mídias, quem sabe o alto comando lê nossos comentários e se atentam para a opinião pública também.

Farroupilha

Bem observado Alex.
Nossos comentários e divergências são observados.

Marcos

A próxima nota vai ser dos Sindicatos dos Pescadores. Bravos homens do mar. São os verdadeiros patrulheiros, sem poder de fogo, da nossa ZEE.

Farroupilha

Só para constar, na amazônia (certos bravos pescadores) estão acabando com os botos rosas, para os fazerem de “iscas”.

Marcos

Sim, e a generalização é a mãe dos idiotas.

Farroupilha

E a falta de atenção é mãe dos precipitados.
Repare na palavra “certos” que grafei, que vai justamente contra uma injusta generalização.

Ricardo G Rodrigues

Veja o anacronismo desses generais brasileiros propensos a ficarem horas em frente ao computador nesses jogos eletrônicos de guerra nas selvas. A BR-319 foi dinamizada, segundo relato de moradores, na cara deles pois nessa estrada Federal fica o comando central da Amazônia a alguns quilômetros de Humaitá. Nos empurraram para esse desastre político que são os Bolsonaros nos neutralizando politicamente, favorecendo com isso o avanço dos EE.UU Mexicanos como líder de uma ALCA recriada substituindo a decadente China Comunista. Assim, enquanto esses generais brasileiros brincam de soldadinhos de chumbo em frente ao computador, os Yankees planejam a canibalização de nosso… Read more »

Parabellum

Certamente o objetivo é colocar uma área do governo em rota de colisão com outra: a pasta da justiça desconhece os pormenores da Defesa. Apresentaram ao juiz uma proposta que segundo a reportagem ele abraçou, sem saber da arapuca que foi montada. Certamente ele vai desistir da ideia, uma vez que já deve ter havido os devidos esclarecimentos. Tem inimigos na trincheira.

Farroupilha

Ou será que o Moro sabe mais sobre nossos portos que imaginamos. Certas coisas podres escondidinhas. A nota de ontem (Guarda Portuária) achei meio “nervosa”.

marcelo batista

Ou a equipe do Ministro Moro entendeu que há uma oportunidade de mudança, que eles entendem como melhoria, e apresentaram a proposta. Nem tudo é bola nas costas, algumas coisas podem ser apenas o que são propostas objetivando uma melhoria.

Carta Branca

A resposta da Marinha é padrão, não dá pra dizer que foi furada sem saber a fonte, é só uma resposta padrão institucional, errado seria se eles confirmassem uma opinião ou discussão intragovernamental através da imprensa, isso se já não é ruim vazar discussões do tipo pra imprensa. E pra falar a verdade, faz todo sentido, tanto a intenção do Ministério da Justiça em ter uma força dedicada a patrulha de fronteira como faz sentido a Marinha (e forças armadas e portuárias em geral) serem contra pois obviamente isso reduziria significativamente o orçamento e contingente, além de reduzir vagas para… Read more »

Caravaggio

Resposta protocolar. A Trilogia deve estar certa.

MARCIANO AGENOR MARCELINO

Está nota da marinha é apenas um aval de que não há nada formalizado e se houver terá de acatar.
Assim como a possibilidade de se houver algo, o governo pode dizer não ao Moro, como o fez agora a poucos dias.
Fica tranquilo MB que entre o pensar e agir de Brasília há mais mares a serem navegados dos que existem no planeta terra…

Willber Rodrigues

Acompanho a trilogia a 5 anos, embora só tenha começado a comentar a 1 ano. É um dos primeiros sites que abro de manhã.
Sobre a nota da MB, eu ficaria espantado se eles dissessem que sim, eles não estão gostando nem um pouco dessa história de GC e que tem que manter isso aí, taokêy.
De qualquer modo, meus parabéns aos editores da trilogia.

Selenonauta

Se qualquer coisa, essa nota da MB apenas reforça o que foi dito na matéria. Onde há fumaça, há fogo kkkk

Harriman Nelson

Parabens ao Poder Naval. Para a MB se dignar a esclarecer alguma coisa oficialmente,
e’ porque presta atencao num site que tem importancia.

BFESP

Parabéns mais uma vez, Galante, a vc e à equipe do Poder Naval. Se o conteúdo da materia não fosse verdadeiro, a Marinha não emitiria uma nota tão vaga. Diria com a ombridade dos grandes homens que não é contra.
Essa discussão é antiga e quem não sabe que a Marinha do Brasil não faz um bom serviço de policiamento (por n motivos) e que, mesmo assim, é radicalmente contra a criação da Guarda Costeira, não sabe de nada. É melhor ler outros assuntos.

nonato

Offtopic
Governo de São Paulo baixa o ICMS da indústria naval.
https://www.facebook.com/144112092312277/posts/2238955282827937/

Carlos Alberto Soares

Consórcio Damen SAAB Wilson & Sons.

Richard Oliveira

Será um sinal?Já SAABemos quem irá ganhar as CCT

Renan Braga

A naval tá de parabéns!
Publicou o que todos sabem nos bastidores que a marinha do Rio de janeiro* não quer perder seus poucos recursos já que 80% e para salário aposentadoria pensão de filhas fica pouco pra ela se manter .
Falta mesmo um pensamento de estado de defesa em todos os requisitos.
Novamente parabéns por falar a verdade Naval !

Jefferson B.

A internet está lotada de blogs sujos da extrema-esquerda radical (blogs comprados para atacar o Estado brasileiros e os brasileiros), sites extremamente racistas, anti-patriótico, corruptos e politiqueiros de 5 categoria (Brasil247, revistaforum, carta maior, carta capital, catraca livre, Paulo Henrique Amorim, O vermelho, o comuna, sul21, sakamoto, nassif, UOL, Folha de SP, Conversa Afiada, Folha de SP, pragmatismo político DCM – diário do centro do mundo,viomundo, blog do Esmael, cafezinho, sidney rezende). Trilogia…contamos com vocês para um jornalismo sério, focado nos interesses do Brasil e acima de tudo na imparcialidade e na notícia VERDADEIRA, ninguém quer a notícia rápida, a… Read more »

Edson Medeiros de Almeida

Acho que seria bom criar sim, a guarda costeira. Mas a marinha poderia ser consultada ,e deveríamos estudar a possibilidade e aprender com os países que possuem tal método.
A idéia é somar forças e não dividir. Temos que nos unir pra criar condições para o país passar a ser desenvolvido.

Rafael Coimbra

kkkkkkk Eu não quero ser chato, mas eu falei! parece matéria da Sputnik …. Parem de dar opinião como se fosse jornalismo… “Um amigo me falou” não é a mesma coisa que a MB falou por meio de nota…. Ta caindo o padrão… podem ser oposição, só façam de forma limpa!

Andrigo

Amigo, o Galante foi membro da Marinha, os editores não iam publicar uma notícia qualquer com uma fonte “um amigo que falou” só para “causar”, tampouco revelar a fonte e submeter o dito cujo à possíveis desconfortos e/ou retaliações, sabendo que membros das 3 forças costumam visitar os sites da Trilogia, tanto é que logo a Marinha se pronunciou a respeito da matéria.

E falando nisto, você não esperava que a Marinha soltasse uma nota oficial dizendo:
“É isso aí mesmo, Guarda Costeira não passarão!”

Rafael Coimbra

Não é a primeira… e pelo andar da carruagem não será a última!!! o Galante tem que ter o mínimo de responsabilidade no que é publicado… simples!

Nilson

Parabéns, Naval, por colocar em cena temas polêmicos. O sigilo das fontes é o principal bastião da imprensa, equivocam-se os colegas que dizem que nesse tipo de tema tem que mostrar as fontes. Para assuntos técnicos a menção à fonte é importante, mas para assuntos polêmicos o sigilo da fonte é crucial.

Farroupilha

Corretíssimo Nilson.
Informação é algo valioso e sensível, até em nossas famílias.

Samuca cobre

Eu acompanho o poder naval a 12anos,parabéns!!! Os caras são feras…oque caiu de nível foram os comentários!!!quando não eram abertos éra um aprendizado a cada dia, agora que é aberto a todos,pelo amor de Deus… sem comentários, todo mundo sabe tudo, chegando a ser ridículo alguns comentários dos expertes no assunto…. é muito blá blá blá sem conhecimento de causa!!! Galante pelo amor de Deus volta como éra antes!!!

Leonardo M.

Se soltou nota negando é pq algum Almirante ficou irritado hehehe
O poder naval jogou a isca, e o peixe fisgou rapidinho

Everton

Bom dia como gostaria de fazer parte dessa família marinha se um dia tiver a oportunidade de entrar estarei a onde sempre sonhei.

Fernando XO

Boa tarde, Everton… segue o link que trata das formas de ingresso na Marinha do Brasil:
https://www.marinha.mil.br/ensino/?q=concurso/formas-ingresso
Boa sorte e um abraço !!!

Delfim

Acho que isto tudo gerou algo positivo.
A MB, ao “negar” o contencioso sobre o serviço de guarda marinha, abriu a brecha para que tal seja debatido em alto nível, sem vaidades, resultando em mudanças legais e institucionais e atribuições de serviço definidas.

Humberto

A MB é uma instituição gigantesca, com milhares de militares e é CLARO que muitos tem uma visão que não é necessariamente a mesma que a do Comandante da Marinha, que é o responsável pelo direcionamento da instituição. O Naval recebeu uma informação e publicou a mesma, pela nota, fica claro que a noticia não é de forma alguma o posicionamento da MB ou seja, a fonte (ou fontes) não tinham autoridade (ou foi desautorizado) para tal posicionamento da MB, o Galante publicou a noticia e a nota. O forum errou com a notícia (que parecia um furo) mas já… Read more »

Nilson

Discordo no que tange a ter o Naval errado ao publicar a notícia. Sabemos que o Bob Lopes “doura a pílula” para o lado do sensacionalismo, mas o pano de fundo me parece real, há estudos anunciados pelo Ministério da Justiça para criar novos organismos de segurança e, no que tange à guarda marítima, essa iniciativa gera temores na Marinha, isso é conhecido há tempos. Em que grau hierárquico ocorre esse temor, não há necessidade de precisão, nada impede que seja um sentimento difuso na instituição, que obviamente não será endossado formalmente pelo Comando Superior. E que a guarda marítima… Read more »

Esteves

Mimizou. Jornal antigo tinha e tem editorial separado das notícias. Relatos, reportagens, matérias, fatos. Mino Carta trouxe os cadernos…lá nos anos 1970/80. Os jornais passaram a apresentar formatos por assuntos. Política, região, geral, exterior, esporte, cultura. Cada caderno tinha ou tem seu editor. Seus focas e suas fontes. Seus furos. Por falta de leitores e de assuntos, juntou de novo. Jornalista corre com os furos. Busca fontes. Tradicionalmente as notícias incomodativas são negadas. – Falou? Não. – Aconteceu? Não. Mas, são discutidas e debatidas defensivamente e enfaticamente. Principalmente por quem não quer mudar. LandRover é uma encrenca. Custa caro, quebra,… Read more »

Anderson Sousa

Blábláblá wiskas sachê…blábláblá wiskas sachê, escreveu, escreveu e não disse nada…submergir a 100 pés, manobra evasiva!

Nilson

Vejam como o assunto é antigo, em 2002, ainda no governo FHC, chegou a ser publicada uma Medida Provisória (depois rejeitada) criando a Guarda fardada da Polícia Federal, com atribuição de realizar o policiamento ostensivo e preventivo, inclusive nas áreas de fronteira, aeroportuárias e marítimas: MEDIDA PROVISÓRIA No 51, DE 4 DE JULHO 2002. Rejeitada Exposição de Motivos Texto para impressão Dispõe sobre a criação de cargos de Guarda de Polícia Federal e de Analista de Informações Policiais no Quadro de Pessoal do Departamento de Polícia Federal, … O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o… Read more »

JACUBÃO

Não há erro algum do Poder Naval.
A Marinha nunca vai querer dividir os recursos oriundos da TUF e demais recursos destinados ao ensino profissional Marítima
EPM.
Esse assunto é complicado.

JT8D

Uma das desculpas da MB para não estar adequadamente equipada é que também tem que exercer o papel de guarda costeira, o que aliás faz de maneira muito precária. Então seria ótimo criar uma guarda costeira de verdade e obrigar a MB a ser uma marinha de verdade

Bardini

Sabe, eu já acho que meio que o contrário…
.
Não temos o básico do básico, pra empurrar água, fazer vistoria, coibir crimes e etc. Navio “policial”, barato, sem mentalidade de ir a Guerra. Essa mentalidade da MB em querer transformar até NPa 500t BR em navio de Guerra é o que Fod_ o quadro de equipamento básico da M do Brasil. Isso tem de ser abandonado com urgência.

Luiz Floriano Alves

Constituição da Republica Federativa do Brasil.
Art. 144.
1º -A policia federal, instituída por lei como órgão permanente, estruturada em carreira, destina-se a :
III – Exercer a função de policia marítima,aérea e fronteiras.

Esteves

Polícia.

A autoridade policial é concedido um poder para o uso da força no âmbito do cumprimento de leis.

Policiar.

Vigiar. Zelar pelo cumprimento das leis.

ZEE não tem lei. Tem tratado e entendimento internacional que o país que reivindica tem direito à exploração dos recursos.
Fronteira marítima de 12 milhas. Entrou em território nacional. Vai negar o mar com o que? Lancha com motor de popa?
Invasão do espaço aéreo. A PF irá interceptar o avião invasor com o que? A FAB vai ficar olhando?

Essa constituição é ótima.

Oliveira

E so equipar…. não existe misterio ou segredo.

Ricardo Bigliazzi

O site anda meio sensacionalista, mas ainda é um dos melhores, principalmente quando se atem ao conteúdo técnico – que é o que realmente me faz frequentar o site. Isso aqui esta cheio de torcidas, os “fanboys”, os “anti-fanboys”, os “vermelhos”, os “azuis”, gregos, troianos, humanos, alienigenas e principalmente alguns catastrofistas que parecem que todo dia que acordam torcendo para ver um “acidente de trem”. Para mim o ápice dos catastrofistas foram os que alardearam a iminente guerra entre Venezuela e Brasil (tive muita dó dos militares brasileiros que frequentam o site e viam os posts sem pé e cabeça… Read more »

Luiz Floriano Alves

Citei a Constituição para mostrar que o cumprimento de seus artigos é mandatório, não cabendo interpretações. Cabe é o pedido de reforma de artigos mal feitos e/ou impossíveis de cumprir. No caso, acho que a MB, por suas potencialidades de recursos humanos e bases de apoio deve criar uma Diretoria de Guarda Costeira comandada por oficiais navais de carreira. Terá sua doutrina e equipamentos adequados na função de policia naval e socorro. Helicópteros e aviões comporão a ala aérea, muito necessária. Estaremos nos espelhando no que se pratica na maioria dos países oceânicos. Não iremos desgastar caros navios de guerra… Read more »