Fragata Uruguay (ROU 1)

Fragata Uruguay (ROU 1), classe João Belo, procedente de Portugal

Barco tentou escapar do cerco, tomando a direção dos limites brasileiros - Foto Armada Nacional Uruguai
Barco tentou escapar do cerco, tomando a direção dos limites brasileiros – Foto Armada Nacional Uruguai

Barco foi apreendido com 10 tripulantes e levado para o porto de La Paloma

Por Roberto Godoy, O Estado de S.Paulo

A Marinha do Uruguai apreendeu um navio médio do Brasil, o Tatuira, que realizava pesca ilegal de corvina, badejo e possivelmente também de atum. Foi na madrugada de domingo, 13, em águas territoriais uruguaias, a cerca de 130 km a nordeste do movimentado porto de La Paloma.

Na operação, a fragata ROU 1 abriu fogo, disparando tiros de advertência pouco adiante da embarcação comercial, matriculada no Rio Grande do Sul, para bloquear uma tentativa de fuga. O navio em condição irregular foi avistado primeiro por um voo de patrulha da aviação naval, que acionou o esquema de patrulha e colocou a fragata em rota de interceptação acelerada. O Tatuira foi alcançado por volta das 5 horas.

O comandante recebeu ordens de desligar as máquinas, permitir a abordagem por um grupo de fuzileiros e depois redirecionar o seu percurso rumo a La Paloma. O barco ainda tentou escapar do cerco, tomando a direção dos limites brasileiros. “Nessa manobra quase colidiu com o navio militar; foi necessário abrir fogo”, disse um porta voz do Comando Geral da Armada (CGA).

No terminal marítimo, os dez tripulantes e o pesqueiro foram entregues nesta segunda-feira, 14, à tarde, à polícia local e às autoridades da Diretoria de Recursos Aquáticos. Em nota oficial, a Marinha do Uruguai informou que quatro dos seis porões de bordo já estavam cheios no momento do apresamento.

A empresa proprietária da embarcação será processada por pesca ilícita, a mesma acusação que deve pesar sobre o pessoal detido. Terá de ser paga uma multa arbitrada por um juiz. A carga foi confiscada. Até as 19h30 de ontem a Marinha do Brasil não havia se manifestado a respeito do incidente.

Fragata Uruguay (ROU 1)
Fragata Uruguay (ROU 1), classe João Belo, procedente de Portugal

O governo uruguaio intensificou há dois anos os procedimentos de vigilância e reconhecimento na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) de 142.166 km² sobre o mar, reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nos 600 km de litoral são encontrados grandes cardumes de 50 diferentes espécies, muitas delas de águas frias e de alto preço.

Embora tenha poucos recursos para exercer o controle da área, a Defesa do país investiu na modernização de seu único avião especializado para esse tipo de missão, um Beechcraft B200T, bimotor turboélice com alcance na faixa média de 2,5 km. Com duas posições de observação ótica e visual, a aeronave emprega sistemas eletrônicos americanos e israelenses de busca e localização capazes de operar dia e noite ou sob condições meteorológicas adversas. No domingo, o B200T voava armado, levava sete foguetes de 70 mm.

Na superfície, o navio mais próximo do ponto em que o pesqueiro foi visto era a única fragata da força naval de Montevidéu, a ROU 1 Uruguay, de fabricação francesa, comprada usada de Portugal. Com 52 anos de uso, o navio foi submetido a uma revisão em 2008 e parcialmente atualizado tecnologicamente em 2012. Desloca 2.230 toneladas e é rápido – navega a 55 km/hora a plena carga, com um helicóptero leve no convés de voo e pouco mais de 100 homens e mulheres embarcados.

Na operação de interceptação do Tatuira, levava a bordo um time de fuzileiros, combatentes de operações especiais, para conduzir a abordagem a partir de lanchas rápidas. Os disparos de advertência em direção ao barco brasileiro teriam sido feitos por metralhadoras 12.7 mm ou por um dos canhões de 100 mm.

FONTE: O Estado de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

102 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FERNANDO

kkkkkkkkkk
Veja a embarcação brasileira, o que foi que eu disse.
Duas latas velhas, claro que a fragata Uruguai com mais motor se saiu melhor.
Mas, se fosse uma embarcação chinesa, era capaz da fragata afundar!!!
PS: Esqueci de dizer que a fragata portava armas, mas, mesmo assim não seria pareo para os pesqueiros chineses de última geração.

FERNANDO

Estamos desatualizados em todos os sentidos. Basta ver os navios pesqueiros americanos naquele programa que passa no canal discovery channel, ultra modernos, mais modernos que a fragata uruguaia.

Hélio

Comparação besta, os navios atendem as necessidades, não tem o menor cabimento comparar um navio oceânico homologado para aquelas águas com um barco pesqueiro comum.

Dodo

Está ciente que aquele programa “pesca mortal” se passw no mar de bering né? O mais perigos que existe, os barcos tem que ter um nível de segurança se não ele nem sai para realizar a atividade. Vai ver se os pesqueiros na costa da Flórida ou da Luisiana são assim

Luiz

O que fez o ministério da pesca esse tempo todo?

Birmu

Pera aí, então o barco pesqueiro de águas próximas deveria ser um navio continental e a vigilância de pesca uruguaia um porta aviões nuclear….

Entende nada rapaz.
Vai lá empreender vc então. Com essa lógica administrativa aí vais longe!

Osvaldo Ribas

O avião uruguaio era fabricação americana, a fragata de fabricação francesa, o pesqueiro era fundo de quintal brasileiro. Como é que embarcação chinesa apareceu no assunto?

Sergio Peixoto

Está pescando em local proibido, em temporada proibida, fora dos limites do Brasil e dentro da casa dos caras???? Tem que levar chumbo.

Claudio Moreno

Então…é pouco para os brazucas “isperrrrtos”! Devem cumprir pena no Uruguai. Já temos ladrões demais aqui no Brasil.

Quanto a embarcação doe parapescadores carentes do Uruguai.

CM

Joao Moita Jr

Isso seria no minimo perigoso para os pescadores. Devem mesmo doar para o ferro velho. Ou poderia ser um bom alvo flutuante.

FERNANDO

Sim, tirou as palavras da minha boca.
Se bem que a fragata também não é tão moderna assim.
O NPa Maracanã (P-72) , abate esta fragata fácil, fácil.

FERNANDO

E, é muito mais moderno.

José Luiz

Sério “abate esta fragata fácil, fácil”, brincadeira dá uma olhada com atenção nos dois tipos de navios, porte, construção, sistemas e armas, pode ser antiquada meu amigo, mas garanto que nenhum OPV do Brasil é páreo para ela.

Dodo

José também não é bem assim, uns tiros de um canhão de um opv da classe Maracanã direcionada no casco de um navio não é coisa banal. Ainda mas no caso de um navio mais antigo como a rou 01. Mas de fato a comparação é bastante sem cabimento e sentido

BILL27

Garanto que o casco dela aguenta mais do que o casco do OPV …Navios mais antigos tinham um casco mais reforçado .

José Luiz

Aí entra um detalhe o navio uruguaio tem armas de 100 mm de calibre e mais duas de 40 mm. Ou seja se for bem manejada e funcionando direito, a fragata uruguaia pode alvejar um opv antes que este consiga chegar ao alcance do seu canhão de 40mm. Sem falar que o poder de fogo é muito maior. Sem contar que ela também teoricamente tem outras capacidades como maior alcance de detecção, maior estabilidade e em tese também tem torpedos anti submarino franceses, não sabendo informar se estes tem capacidade secundária anti superfície ( algo bem provável) ou se estão… Read more »

Adriano Luchiari

O artigo menciona, entre outras características da fragata, que ela embarca um helicóptero leve. Observando nem a foto, não vi convoo algum…

BILL27

olhe em outras fotos q da pra notar

Rubens

se observar bem, tem um atrás do canhão trazeiro, onde tem um radar branco!

Pedro nine-nine

Ela consegue embarcar helis, na marinha portuguesa cheguei a ver Allouette III em operação nestas embarcações, não sei no entanto se no Uruguai essa capacidade se mantém. A actualização que elas receberam foram na realidade um downgrade, com a retirada de certos equipamentos que pela idade e pelas limitações da marinha do Uruguai eram inviáveis. O navio em si, já tinha recebido um downgrade no armamento a medida que o mesmo envelhecia enquanto ainda operava na marinha de Portugal mas com a venda foram (foram vendidos 2 senão me engano) ainda mais desdentados sendo basicamente navios patrulha mais bem armados… Read more »

Dodo

Não vai cumprir pena visto que a infração cometida não é tipificado como crime no Uruguai. Somente será aplicada uma multa ao capitão que será detido até que seja paga a multa é liberada a embarcação.

Carlos Alberto Soares

Quero ver essa atitude com as embarcações dos chinas…..

Fabio Araujo

Os chineses depois do argentinos afundaram uns pesqueiros tem se arriscado a entrar em águas territoriais ou só tem pescado em águas internacionais?

Dodo

Continuam violando diariamente a soberania argentina e pensando ilegalmente. Tem várias matérias no YouTube de canais de notícias argentinos relatando isso

Overandout

Haja coragem embarcar nesse troço pra pescar tão distante assim da costa

Farroupilha

Colega, este pesqueiro não tem nada de troço. Pelo contrário, tem guinchos, porões frigoríficos, e com espaços interiores para a tripulação. Troço… Veja aqui, pescadores brasileiros numa simples prancha de madeira (jangada), batalhando em alto mar quase sem equipamentos para pescar uns quilos de peixes. O fogão deles, à lenha, é uma simples lata velha. Haja coragem!

Dodo

Isso sim é pescador raiz !! Kkkkkkkk

Otto Lima

Esses caras são guerreiros e artistas ao mesmo tempo!

pangloss

Esses pescadores deveriam ser objeto de chacota.
Onde já se viu, serem pegos pela Marinha uruguaia?

Pedro nine-nine

Triste comentário

Dodo

A marinha uriguaia é uka instituicao antiga e de história. Ela merece respeito, não é culpa deles se o Uruguai não consegue se livrar da onda de políticos de esquerda-progressistas-life qualitivistas-UEistas-globalistas, que constantemente desrespeitam suas forçada armadas e abertamente buscam extingui-las

jose

acontece que as FFAA uruguais não tem nenhuma utilidade prática na defesa do país contra Brasil e Argentina. O mais correto seria transformá-las numa guarda nacional.

horatio nelson

mais o uruguai é uma provinia brasileira…q nos pertence por direito

FERNANDO

Sim, campeão, uma provincia rebelde.
Mas, com governo próprio, exército, cultura, idioma, etc.
PS: Vai que um dia eles retornam!!

Jadson Cabral

Assim como Taiwan. Se a China acha que os pertence, por que não podemos sonhar?

Aldo Ghisolfi

CHE, pior que o Horatio … quem conhece o Uruguai deseja mesmo é o sucesso dessa boa gente gaúcha!

Jorge

Por derecho de que? Brasil invadió la Banda Oriental y fue heroicamente reconquistada. No pudo el Imperio del Brasil con los Orientales de la época.

Roberto Medeiros

Essa desse Uruguaio… JORGE: Não sou muito versado em história, mas até onde sei, a Cisplatina (Uruguai) fazia parte do território português que deu origem ao Império Brasileiro em 1822. Não invadimos nada naquela época. Vcs que fizeram uma guerra de independência (que se não fosse pelo apoio militar argentino, teriam levado um couro homérico). Ninguém venceu a guerra de independência. Ela ficou em um empate, que foi decidido pela arbitragem Inglesa. A única vez que o Brasil invadiu o Uruguai, foi em 1864. Na ocasião, couro quem levou (e bem aplicado) foram as tropas uruguaias, sendo inclusive sido deposto… Read more »

Dodo

Comentario irretocável caro Roberto

horatio nelson

poucas vezes vi um comentário tão bom por aqui e tão inteligente com bastante conhecimento..perfeito em todos os pontos irretocável…parabéns roberto e ainda tocou em um ponto bem patriotico e forte q é o fato de nossa bandeira ser imaculada…e não maculada como a da argentina,peru,paraguai,equador,bolivia,chile etc…

Alex

Cara, como professor de história há muitos anos, tenho que parabenizá-lo pelo comentário e discordar de você em um único ponto, você sabe muito de História.

Alejandro Perez

Estudar historia é bom….Evita escrever bobagem. O território da Provincia Oriental foi invadido por tropas Luso Brasileiras para derrotar pôr fim ao governo de Artigas. Essa invasão foi concluía em 1820 com o apoio e simpatía da élite montevideana. Com a independencia Brasileira e o juramento de fidelidade de Lecor para D Pedro I a Prov Cisplatina passa a ser Brasileira. Desde 1825 quando começa a Cruzada Libertadora dos 33,as tropas orientais derrotam as foeças Brasileira em Rincón( Rivera) e Sarandí ( Lavalleja) e conquistadas as Missões( Rivera). As tropas das Provincias Unidas vao te realmente importancia em Ituzaingó, com… Read more »

Alejandro Perez

Em 1864 o Brasil apoiou um Ditador chamado Venancio Flores e tem motivos de sobra para nao se orgulhar dessa campanha, como o bombardeio criminoso da cidade de Paysandú.

jose

não jorge. o Brasil reconheceu a independência uruguaia para que o país fosse uma barreira às pretensões territoriais argentinas no sul do brasil. assim agiria como uma rolha, impedindo os platinos de invadirem o rio grande.

Aldo Ghisolfi

MAS … numa frase tão pequena, quanta bobagem, em nível tal que nem merece resposta!

Alessandro

tá certíssimo os uruguaios, que sirva de inspiração para a MB fazer o mesmo com os pesqueiros de outros países, quando entrar em nossa ZEE

Dodo

Esse governo do Uruguai é uma vergonha mesmo, aparentemente já querem abrir um processo contra a armada uruguaya por terem sido “agressivos” com os pescadores e terem cometido “excesso”. Não bastasse o esquerdista do Tabare vazques ter cometido o INSULTO de deter o comandante do exército Uruguaio por ter se pronunciado contra a falta de investimentos no setor… realmente não entendo a sociedade uruguaia e seu repúdio à suas forças armadas…. Venâncio flores estaria enojado

genaro

1) uruguai não é Brasil. Palpitou na ativa, ferro!

2) vc n entende pq os uruguaios n gostam das FFAA? Não foi pela repressão que fizeram contra os guerrilheiros, que tentaram tomar o poder pelas armas, mas por causa da nóia generalizada de toda e qualquer pessoa que fugisse dos padrão aceito era “subversivo”. foi como na argentina, pelas mortes desnecessárias de todo e qualquer “elemento suspeito”, mesmo que n tenha pego em armas.

Alejandro Perez

Venancio Flores….ditadorzinho que ngm lembra dele a não ser pelas degolas, por Paysandú e pela infame guerra da Tríplice Aliança. E tbm por ser nome de una importante avenida em Mtdeo.

William Munny

Marinha do Uruguai colocando a Marinha do Brasil pra correr…

Navegante

Você tem idéia do quanto sem noção é esse seu comentário né?

William Munny

Acorda pra realidade camarada! Os navios da MB estão caindo ao pedaços e vc não consegue enxergar isso! Vc deve ter aquele mesmo problema daquele personagem do Jack no filme O Amor É Cego!

Navegante

1° A MB está defasada infelizmente

2° A matéria não tem relação nenhuma com a MB e sim com a marinha uruguaia e uma embarcação pesqueira

3° Se a MB esta defasada e sem recursos (infelizmente), então nem se fala das condições da marinha uruguaia que está pior

4° Fazer chacota da MB mesmo em matérias que não tenham relação nenhuma com ela, não critica construtiva é falta de noção

Tenha um bom dia e bons ventos

edcarlosprudente

Tem que penalizar com uma multa e fianças bem altas, e afundar o pesqueiro!

Saudações!

Ivan BC

Procedimento normal…falta o Brasil fazer o mesmo, foda que não temos uma marinha de verdade, tudo fica no RJ, nordeste e sul do país praticamente não tem embarcações. Nossa marinha é um fiasco, não apenas em termos materiais…Minha opinião, se quiser usar da censura e exclui-lo tanto faz!

igortepe

Marinha do Brasil, a maior marinha em contingente de terra firme do mundo.
Quase 81 mil militares. Para quantas embarcações mesmo?

William Munny

Isso é Brazil igortepe! Mas não fala isso senão vão te chamar de esquerdista! E ainda tem ignorantes aqui que se acham no direito de tirar sarro do Irã… kkkkk

Dodo

Comentario lamentável, cheio de equívocos e totalmente fora do contexto do assunto. Se for para falar essas bobagens, ao menos tenha a delicadeza de botar um off-topic antes do texto.
Btw, quem treinou a marinha do uruguai em procedimento de interceptação e quem doou radar marítimo para eles, foi a marinha do Brasil.
Saudações

Vovozao

15/01/19 – btarde – quarta-feira; atitude correta dos Uruguaios; nos temos que agir da mesma maneiras; se deixam para la; amanha no Rio Grande todos estariam fazendo; assim iram respeitar. O Brasil tem que agir da mesma maneira; mandar bala nos chineses.

Vovozao

Leia-se corretamente — terça-feira.

kevinbuenuu

Está se referindo ao ataque do pesqueiro chinês contra o brasileiro em aguas internacionais, ou a uma invasão em nossa área marítima? Não tenho conhecimento sobre entrada ilegal em águas, por isso da pergunta. Mas se invadem de fato, a MB tem que meter bala mesmo, certo fizeram os uruguaios.

Navegante

Invadem nossas águas o tempo todo, em grande número e não são embarcações pequenas não

kevinbuenuu

Navegante, então a coisa é séria mesmo,e a MB? Nada faz?

Navegante

Faz sim, mas estão sobrecarregados e sem apoio “$” os equipamentos embarcações (e outras coisas) estão longe do ideal, tanto em número como em condição, para ter uma ideia, a capitania daqui possui apenas uma embarcação de patrulha costeira (que está com o casco danificado, portanto não sai da doca seca) e uma lancha rápida (que foi doação) e mesmo assim tem umas 20 embarcações pequenas apreendidas aqui, desse jeito não tem condições de realizar patrulhas longe da costa, infelizmente é assim que funciona

Otto Lima

A embarcação brasileira estava pescando em águas jurisdicionais uruguaias, sem a devida permissão das autoridades locais. Lance normal, segue o jogo!

Paulo Costa

Procedimento correto e e normal essas atitudes…

A Marinha do Brasil na verdade, terá em breve mais navios patrulhas também para isso.

Esse jeitinho brasileiro de achar que so os outros precisam cumprir a lei e que nos mesmos podemos usar de esperteza e dar dar um jeitinho, as vezes não funciona.

Conrado

A marinha Uruguaia fez o certo em proteger suas riquezas em suas águas, me pergunto quando o Brasil fará o mesmo? Os chineses invadem e pescam no litoral brasileiro deitados em berço esplêndido literalmente…

Foxtrot

Parabéns aos Uruguaios! Se não somos capazes de fazer o mesmo, nem temos coragem muito menos meios de patrulha para defender nossas riquesas, ainda por cima vai um bando de safos brasileiros vai nas águas dos caras roubar seu patrimônio levaram o que merece. Deram sorte que não atiraram para matar, ao que parece foi tiro de alerta Quem me dera um dia ver nosso país ter a coragem que os uruguaios tiveram, pois mesmo ruim ainda somos a potência regional hegemônica. Se tivéssemos um pouco dessa coragem de peitar as potências mundiais, hoje estaríamos melhor e a Embraer não… Read more »

Dodo

Amigo, a marinha brasileira intercepta pesqueiros irregulares e ilegais praticamente todos os dias, no próprio site da marinha eles relatam isso. Só que não tem mídia. A questão é que a marinha do uruguai essa sim sem equipamento, quase nunca faz o que fez, daí a mídia

Navegante

Eu trocaria a palavra “coragem” por “autorização”

Aldo Ghisolfi

‘A Marinha do Uruguai apreendeu um navio médio do Brasil, o Tatuira…’ Pela postagem, um navio pequeno seria um bote a remos?

Moriah

Utilizaram bem os poucos recursos que possuem. Ilegal não tem desculpa.

Jeff

Parabéns aos uruguaios, cuidando do seu quintal como qualquer outra nação deve fazer.
Alias, belo país, povo educado e comida boa.

Mauro

Se fosse de bandeira chinesa não fariam isso. O Uruguai está meio que desesperado com a nova política comercial em relação ao Mercosul adotada pelo atual governo, a de negociar livremente com outros países sem precisar passar pelas normas do Mercosul. Acordos bilaterais diretos.
O Uruguai está fazendo de tudo para ficar bem com a China e vender seus produtos pra lá, pois se depender do Brasil a partir de agora, vão quebrar.

Fernando

Meu caro Mauro como uruguaio vo te dizer algo , terias que pasar pelo porto de Montevideo he varias a cantidade de navios chineses aprehendidos nos ultimos años ( me disculpa por meu pesimo portugues) , o problema con os chineses he que nos capturamos un barco , he eles construyen cinco

Mauricio_Silva

Olá.
Marinha do Uruguai fazendo seu papel.
SDS.

Marujo

Para fazer o quê a fragata uruguaia fez, a MB deveria comprar todos os quatro River Barch 1 quando estiverem disponíveis, sem prejuízo do protótipo do projeto próprio.

Javier Bonilla

Nem sequer foi o B-200T navalizado ,mas o B-200 mais novo, um transporteiro turbinado com algúm equipamento naval e fragata, que mesmo estando em condiçoes meio duvidosas, e um dos poucos navios uruguaios que ainda navega em alto mar. Esses barquinhos de pesca so podem ser detidos em quando se navega patrulhando ou quando sai um voo com a mesma finalidade, poiso orçamento da Armada tá detonado, mesmo! De radares sérios ou VTS. nem se fala! Agora, esses barquinhos depredam tanto no Uruguai, quanto no RS, alí também bastante mal vistos, especialmente pelos pescadores artesanais. As vezes ,aventuram a 500… Read more »

Dodo

Javier, o senhor por aqui !! Adoro suas matérias no infodefensa e muito boa participação no desayunos informales sobre os a37 da FAU ! Grande fã!

Rafael de Quadros da Rocha

Lendo a matéria, nota-se que embarcação pesqueira privada, de origem brasileira, somente foi submetida aos tiros de advertência em razão de manobra contumaz não autorizada, quando empreendia fuga das autoridades Uruguaias. Ademais, com esse procedimento temerário por parte da embarcação pesqueira, um abalroamento poderia ter ocorrido, o que poderia ter gerado uma tragédia. Diante de tal cenário, acredito que o procedimento adotado pela Marinha Uruguaia foi proporcional. Além disso, houve recusa de abordagem pela embarcação pesqueira, que desobedeceu uma ordem clara e direta, além é claro de invadir para pesca ilícita à ZEE, implicando na violação da soberania do Uruguai… Read more »

Saldanha da Gama

A marinha do uruguai agiu acertadamente em defender seus interesses, que sirva de lição ao Brasil e que façamos o mesmo com qualquer pesqueiro que venha a fazer a mesma coisa em nossa fronteira marítima. st4

FERNANDO

Na realidade a área onde se encontra o Uruguai, é de interesse antigo por Portugal. Na sei dizer com certeza, se quando Portugal conquistou a área, lá existiam espanhois, acredito que sim. Mas, eu li, que em 1850 existiam, mais brasileiros do que espanicos por lá, se é verdade, não sei. A verdade, o Uruguai, existe para que não houvesse uma guerra entre Brasil e Argentina, por motivos que os senhores podem ver pelo mapa. Se eu com um cetra, tentar acertar Buenos Aires, eu consigo. Montevideo, fica bem perto de Buenos Aires, não deve dar 2 horas de viagem… Read more »

Sidy

Não dá uma hora…

Raphael

Em uma simulação: bombardeio de buenos aires pela artilharia Astro 2020 em colônia del sacramento no Uruguay

Ricardo Bigliazzi

Parabéns ao Uruguai que apenas defendeu o seu território legal. Nada a declarar, idiotas (como esses brasileiros em questão) infestam o Mundo.

Miguel Carvalho

As velhinhas corvetas da marinha portuguesa, com mais de 40 anos continuam a mexer-se bem.

sergio

dura lex, sed lex. tá errado, tá errado.

Paulo Costa

Qual o tipo de avião que eles usam para patrulha/esclarecedor?
Acho um exagero usar o canhão de 100mm contra pesqueiro,as patrulhas usam o 30mm e o .50,que são mais que suficientes,um tiro de 100mm perto, e a tripuilação vai ficar com zumbido no ouvido,por uma semana.Postei errado antes ,desculpas

Luiz Floriano Alves

O Uruguai foi produto da mente do Barão do Rio Branco. Se vc anotar os nomes portugueses que encontra no Uruguai, vai descobrir, como eu descobri, que são descendentes da equipe do Barão que aproveitaram terras devolutas e se fixaram na Banda Oriental, como prósperos estancieros. Só respeitem suas forças armadas, eis que gaúchos não são de brincadeira. Agora mesmo fizemos doações de CC M-41.

Farroupilha

Conheço o Uruguai de ponta cabeça, e posso afirmar que são nossos melhores vizinhos e gostam muito dos brasileiros. Parabéns a Marinha e aos pilotos do avião patrulha que realizaram um bom trabalho – bandido não tem nacionalidade, que esses pescadores (hoje todos tem GPS portanto não tem desculpa para invasão das águas uruguaias) aprendam a lição.

Carlos Campos

A Cisplatina tá arretada, quero ver qual a puição que se dará ao caso, eu acho a medida de prender o navio mais que certo, o Brasil também tem que prender navios estrangeiros fazendo pesca ilegal, quando a MB precisar fazer treinamento com armas reais aí teremos alvos de sobra.

FERNANDO

Com a marinha mixuruca que temos.
Quero só ver!!
Só a Guarda Costeira americana, tem mais navios que a MB.
Os navios da classe Macae, quantos foram construidos??
Necessitávamos de no mínimo uns 60, e por baixo.

Osvaldo Ribas

O Brasil com um litoral de 7.367 km estes caras vão pescar nas águas do Uruguai. É como pular o.muro e ir roubar manga na casa do vizinho. Tem que responder na forma da lei.

alziro

Deveria ter dado um tiro de canhão e ter afundado a lata velha

Bardini

Pergunta pertinente: O que acontecerá com estes criminosos, quando chegarem aqui?

Bardini

“A empresa proprietária da embarcação será processada por pesca ilícita, a mesma acusação que deve pesar sobre o pessoal detido. Terá de ser paga uma multa arbitrada por um juiz. A carga foi confiscada. Até as 19h30 de ontem a Marinha do Brasil não havia se manifestado a respeito do incidente.” . Assim, melhorando com base nisso… . A empresa quando é processada por pesca ilícita não sofre nenhuma punição do tipo “vai ficar não sei quanto tempo sem poder ir para água”, ou coisa do tipo? Só rola a multa? . Os tripulantes não pegam cana aqui, pra deixar… Read more »

Navegante

Não vai ter “cana” não kk o “grosso” da punição já foi, o dono até já veio com a desculpa que não estavam pescando lá, que só estariam navegando pois tinham ficado um tempo a deriva (desculpa de sempre kkk), já vai até com advogados para recuperar (tentar) a embarcação no Uruguai…

Infelizmente é isso aí, bem que dessa vez poderia sobrar alguma coisa por aqui também

Cleber

Alguns fazendo ” chacota ” com a marinha Uruguaia , pelo menos lá eles fizeram seu ” trabalho ” de patrulhar seu mar territorial , por aqui a festa continua a solta : Piratas , pescadores chineses e outros livres por ai .

andrepoa2002

Apoio a ação uruguaia. Espero ler noticias da marinha brasileira fazendo o mesmo a respeito de atos ilícitos.

Julio

O pavio da discussão central nas respostas abaixo, foi a maneira como o Estadão ou o “reporter” se referiu a embarcação brasileira. Barco é barco e navio é navio, e ambos são embarcações. A diferença entre um e o outro se aprende na escola primária. Enfim, há repórteres e “repórteres”

Julio

Uauu! Fui negativado! Ao autor, doo-lhe a carapuça.

Salomon

Pois fizeram muito bem. Um certo país entregou até refinarias, bastou serem tomadas por alguns soldados armados com FAL. Uruguai, bem equipado ou não, sempre teve vergonha na cara.