Na manhã de segunda-feira, 26/11/18, por volta das 10h, o porta-helicópteros multipropósito Atlântico (A140), deixou a cidade de Santos-SP, onde atracou em seu porto no sábado pela manhã e abriu para visitação pública no domingo à tarde. O Poder Naval acompanhou a saída do PHM Atlântico do canal do Porto de Santos, e selecionamos 11 fotos para nossos leitores. Desde o momento em que o navio apareceu entre as árvores e prédios da Ponta da Praia, a altura da sua ilha, mastros e chaminé chamava a atenção.

Infelizmente, no exato momento em que o navio apareceu, começou uma pancada de chuva que ameaçava cair naquela manhã, prejudicando a luminosidade e anitidez das fotos, que acabaram capturando os pingos. A chuva apertou ainda mais segundos depois, quando o PHM Atlântico passou em frente ao Forte da Barra Grande (construção branca do lado do Guarujá, do final do século XVI, e que pode ser vista numa das fotos, junto à popa do navio), exatamente de perfil para quem estivesse posicionado na saída do canal. Ainda assim, vale a pena clicar nas imagens para ampliar.

Conforme o navio curvou a bombordo, foi possível ver que o helicóptero UH-15 Super Cougar em seu convoo estava voltado para a proa do navio, diferentemente do dia anterior, da visita pública, quando estava peiado (preso) sobre o elevador de vante com o nariz apontando para a popa. A aeronave aparentemente também já não se encontrava mais sobre o elevador, cujo limite anterior é quase alinhado ao início da ilha / passadiço.

Para saber mais sobre esta visita, que foi a primeira realizada pelo navio ao porto de Santos, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
abrahamyamato

que bom que a MB tem uma Flagship

MO

Uma o que ???? WTF ??? Um né Dom

Guilherme Poggio

Toda marinha tem um.

José Luiz

Um fantástico meio. Ampliou muito as capacidades da nossa Aviação Aeronaval, bem como de projeção de poder, inclusive de controle de locais estratégicos, como portos. Além das capacidades para apoio humanitário ou participação em ações internacionais. Mas faço uma ressalva, a carência de sistemas de defesa do navio é imensa. A MB vai precisar pensar no futuro nisto, sem a desculpa de que esta missão é exclusiva da escolta, pois um navio deste valor militar necessita tem alguma proteção própria, que vai muito além da que esta instalada hoje. Claro que tudo dentro da viabilidade técnica e de recursos, mas… Read more »

Pedro

Sem dúvida, é um facto agravado pela ausência de escoltas, tanto em número como em qualidade. As niteroi sofrem de idade, carência tecnológica e estrutural e é igual com qualquer meio em operação que possa cobrir a tarefa minimamente. Para já, o porta helis brasileiro adequa-se apenas a missões de médio risco, talvez escoltado por aliados fazendo parte, hipoteticamente, de alguma espécie de coligação…. Mas como está para já, apenas operando em mar seguro, adequa-se bastante com grande peso na diplomacia militar brasileira pelo simples facto de o ter e amostrar. Alto valor para missões em que o brasil possa… Read more »

Fábio Figueiredo

Belas fotos!

Parabéns a todos que colaboraram com as imagens e reportagens!

Santos tem uma orla muito grande, bem que poderia ter um Sea King, um F5 e / ou Mirage 2000 e um tanque de guerra em exposições permanentes!

Prefeitura bem que poderia pedir a doação e criar essas praças na praia!

Guilherme Poggio

Certa vez projetaram a exposição permanente de um submarino no Guarujá. Não saiu do papel. Na década de 1980 transferiram o Navio Museu Bauru para Santos por alguns meses. Vivia lotado de gente. Nunca mais repetiram a dose.

Fábio Figueiredo

Eu fui ao Bauru … tenho até hoje um boné do navio. Comprei a bordo. Bauru ainda existe? Não sei o que a MB fez ou vai fazer com os Sea Kings … alguém sabe? Mas poderia estar um deles em Santos, assim como outras baixas da Aeronáutica e Exercito. Frequentava a Base Aérea de Santos, quando a instrução de pilotos de helicópteros era lá. Tinham muitos Bells G-47 amarelos, inclusive um num pedestal no meio da base (hoje nem sei se está lá ou já deram um fim nele???). E tinha também dois sapões … bons tempos. depois tiraram… Read more »

Valdir Santos

Esta Nave armada com os helis Cobra vão impor muito repeito…

BILL27

Para mim ,este navio vai servir mais para transporte do que outra coisa .

José Luiz

Visitei o Bauru, creio que um museu flutuante em Santos faria um enorme sucesso e poderia até ser um fonte de divisas, perfeitamente viável, a cidade tem um grande fluxo de turistas e local para colocar o navio não falta, uma das escoltas classe Niterói seria uma escolha excelente para preservar a memória desta classe que tanta importância na história recente da nossa marinha.

MO

O Bauru está under esteve há anos, bom no espaço cultural da Marinha

O Bauru esteve várias vezes em SSZ, inclusive em 1989, quando servi na Base Aerea de Santos,mas a excessao das 2 primeiras, QUE FORAM SUCESSO E RECORDE DS PUBLICO, lá na Ponta da Praia, passou a atracar no armazém 6, lá escondido, não virava, aí a firma falr

Filipe Prestes

Tomara que venha a Salvador!

pgusmao

Enquanto isso frotas imensas de pesqueiros chineses assolam nossa costa, precisamos de patrulha costeira, muito bonito o navio, mas o usaremos em quê?? Visitação ao público, acho o planejamento da Marinha um desastre, a exemplo da absurda compra de aviões sem porta-aviies.