ARA San Juan

ARA San Juan

De acordo com a ‘Ansa’, submarino argentino monitorava a atividade de embarcações e aeronaves do Reino Unido

BUENOS AIRES – Além de manobras de treinamento, o submarino argentino ARA San Juan – que desapareceu em 15 de novembro, quando navegava entre Ushuaia e Mar del Plata, com 44 tripulantes a bordo – realizava espionagem de navios britânicos, de acordo com informações da agência de notícias Ansa.

Segundo reportagem publicada na noite desta sexta-feira, 16, pelo veículo de comunicação, o chefe de gabinete do governo da Argentina, Marcos Peña, afirmou que o principal objetivo da embarcação era “localização, identificação, registro fotográfico de navios frigoríficos, logísticos, petrolíferos que realizavam contrabando com um navio pesqueiro”.

Peña afirmou ainda, segundo a Ansa, que “a atividade de navios e aeronaves britânicas era monitorada”.

Parentes da tripulação do submarino realizaram uma manifestação nesta sexta diante da Casa Rosada, sede do governo argentino, marcando os quatro meses do desaparecimento da embarcação e pedindo ao presidente Mauricio Macri que não cesse as buscas. / AFP

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mikhail Bakunin

É uma das funções de um submarino, obtenção de dados de inteligência. Duro é ter que admitir em público.

Em tempo, todos fazem isso, mas juram que não.

JT8D

Já deu no saco esse sensacionalismo da imprensa argentina. Eles querem envolver os ingleses de qualquer jeito num episódio causado única e exclusivamente pela trágica incompetência deles próprios

Celso

Estes Argentinos são meio malas….. msmo. Usam o óbvio pra fazer polêmica e não atacam o verdadeiro problema. Não é a toa que roubaram duas copas. Uma com o Peru na gaveta e outra na mão grande….kkkķ

Rafael_PP

Sem contar as ameaças para Johan Cruijff…

Fabio Jeffer

Interessante, os subs argentinos navegam até o extremo sul da Argentina contornando a Terra do Fogo e retornando pelo Estreito de Magalhães e vice versa, fazem por causa da atividade britânica e também para adestramento, ja os subs aqui do Brasil o máximo que fazem é andar de um lado para o outro da Baia da Guanabara, oi alguem ja viu fotos de nossos subs la no extremo sul do Rio Grande do Sul ou então la costa do Amapá

Marcos

Não seria porque eles navegam submersos… salvo engano a função de um submarino é não ser visto!

DOUGLAS TARGINO

Rapaz, creio que nossos submarinos não saem daquela localidade não! Nunca vi nada de submarino no nordeste, e até onde eu sei, nem no Sul (mas ainda acho que já foram ao sul).

Alex

Mitou Marcos!!!

Bezerra (FN)

Os navios da Força de Submarinos participam hora ou outra de exercícios na América do Norte, Pacifico e na Europa. Existem diversas matérias da mídia comum e especializada sobre a visita das belonaves as Base Navais do Norte e Nordeste Brasileiros, assim como a Base Naval de Rio Grande no litoral Gaúcho.

Sobre a rotina dos submarinos, não é de domínio publico.

FighterBR

Eu já tinha visto um sub na base naval de Rio grande no verão de 2012. Ele ficou lá por uns dias

Dalton

Bezerra…
.
submarinos brasileiros já estiveram na costa leste dos EUA participando de exercícios…mas…
Europa e Pacífico ainda não.
abs

Mk48

Dalton, já houve uma vez o deslocamento de um submarino brasileiro para a Europa, por convite de Portugal, para participar de um exercício da Otan, onde “afundou” o porta aviões espanhol “Príncipe de Asturias”. O Galante deve saber mais detalhes desta operação.
Abs .

Dalton

Obrigado MK48…
.
esqueci do “Tamoio” de fato ele esteve em águas europeias…isso em 1997, portanto
mais de 20 anos atrás, mas, depois disso, só EUA mesmo.
abs

Mk48
Bezerra (FN)

Dalton, você está bastante enganado amigo. Existem uma determinada rotinas de visitas as Marinhas Sulamericanas por parte dos nossos navios de superfície e submersíveis. Exercícios, visitas técnicas e visitas amistosas. Existe um exercício bianual na Costa Peruana em que a Força de Submarinos do Brasil é sempre convidada. Estamos indo regularmente desde 2004. No entanto lembro de Comissões desde o ano de 2002, ano que adentrei na Força. Tem aqui o link de uma noticia de 2011:

https://exame.abril.com.br/brasil/submarinos-de-brasil-eua-e-peru-fazem-exercicios-militares-2/

Este exercício é bianual, 2011, 2013, 2015, 2017 e o próximo será em 2019.

samuca cobre

Os nossos são para proteger a Amazonia Azul !!!! Eles dizem…..

Bavaria Lion

Esse TR-1700 é um ótimo projeto. Mas do jeito que estava mantido, deveria ter muitas dificuldades pra gravar perfil acustico sem ser detectado…

Mk48

Somos um país de dimensões continentais, com poucos submarinos e sem nenhum inimigo declarado nas proximidades, ao contrário da Argentina.

Nossos subs são movidos a diesel e temos uma área gigantesca para patrulhar, além do fato intrínseco aos submarinos que é a sua discrição.

Portanto o normal é que eles não sejam vistos navegando por aí, caso contrário haveria algo muito errado!

Abs.

Daglian

Sejamos pragmáticos: 1) O submarino argentino, até o que se sabe atualmente, afundou única e exclusivamente por culpa dos próprios argentinos, e não por um eventual ataque britânico ou de outro país, salvo descobertas posteriores; 2) Os britânicos, apesar de provavelmente saberem da função de espionagem das Falklands pelos submarinos argentinos, ainda assim se dispuseram a ajudar nas buscas pelo ARA San Juan; 3) Ninguém aqui, salvo os membros da MB que comentam aqui (e mesmo assim, talvez nem eles), sabe do posicionamento em tempo real ou “histórico” dos submarinos brasileiros, exceto em momentos tornados públicos pela MB ou em… Read more »

Bezerra (FN)

Você está coberto de razão Dalton, nenhum Oficial da MB, principalmente aqui do CFN ou de belonaves de Superfície saberá a localização dos navios da Força de Submarinos, salvos aqueles atracados ou em manutenção. É obvio que existem comissões em que a missão não exige está tipo descrição, mas normalmente a comissão tem o conhecimento de poucos. Só ficamos sabendo após o retorno da tripulação ou após divulgação por parte da comunicação social.

BMIKE

Esses “Hermanos”, procurando pelo em ovo… é difícil assumir a própria culpa. Más parece logico de um certo ponto, o jurídico; o Governo pode tentar não pagar as indenizações cabíveis alegando que o barco foi abatido por algum inimigo.

mateus

Argentinos desprezíveis, vivem naquele mundinho de lamentações, aiai não temos as “malvinas” aiai. Que idiotice ser desse jeito; sem “malvinas” não podemos avançar.

Bryan

Discordo. Teríamos o mesmo sentimento se os EUA viessem aqui e dissessem: a ilha de Fernando de Noronha é nossa! Apesar de ser um pequeno pedaço de terra, você se sentiria amargurado. O mesmo acontece se você hoje souber que a Amazônia, nosso símbolo, pertence aos EUA. Ou como fez um Italiano ao dizer que a “Amazônia pertence ao mundo e não aos brasileiros”.

Jcsleao

@editores “obrigado” pela consideração…

Matheus

Pessoal, é tablóide Britânico, esses caras são os maiores sensacionalistas do mundo. Minha nossa o pessoal já chega entrando com conclusões aqui dignas de Hollywood.

JT8D

Se você visitar os foruns de defesa argentinos vai ver que eles deixam os tabloides ingleses no chinelo

Julio

No es así. Por favor sería bueno no hacerse eco de cada nota que sale y distorsiona la realidad alejándonos de la verdad. La unidad estaba haciendo un monitoreo en un area lejos de Malvinas y su objeto principal no era la búsqueda de buques de UK. Atte Julio

Alex Barreto Cypriano

Não sei por quê tamanha insistência nos britânicos. Quem pesca massivamente no oceano ao largo da Argentina é a China. Tem reportagem no YouTube que mostra a magnitude dessa operação.
” (…)que o principal objetivo da embarcação era “localização, identificação, registro fotográfico de navios frigoríficos, logísticos, petrolíferos que realizavam contrabando com um navio pesqueiro”.”

samuca cobre

Caro amigo Daglian,não eu não estou surpreso com isso!! Os subs da MB cumprem várias missões,não apenas Amazônia Azul, como todos nós bem sabemos!! Como meu amigo disse: É obvio que a MB será vaga no que concerne aos seus submarinos. Concordo plenamente com você e o nosso amigo Bezerra (FN) Só não me expliquei direito

Sds.

samuca cobre

Vixiiiii !!!!! rapaziada, mexeram com o Hermano….

JT8D

Ele apenas disse, educadamente, que a notícia é fantasiosa e não corresponde à realidade

Dalton

Grato pela correção Bezerra …minha memória está deteriorando-se…tenho algumas
publicações da força de submarinos da marinha peruana a “Snorkel” e o pior é
que não apenas tenho como li justamente sobre a operação “BRAPER” em uma delas !
.
abraços !

Alex Barreto Cypriano

Olha, a matéria deu a entender que a monitoração era de embarcações em operações de contrabando (possivelmente pescaria ilegal). Embora também mencione a monitoração de navios e aeronaves inglesas, quem pesca ilegalmente nas costas da Argentina é a China, e dá pra ver do espaço as luzes dessas frotas de pesca. Tem até vídeo de reportagem sobre isso no YouTube.

Cássio

Submarinos são feitos pra isso mesmo. Assim como meu binóculos de alta potência foi feito para eu espionar vizinhas gostosas dos prédios próximos ao meu. Não tem nada demais nisso. Ninguém construiria submarinos só pra ficar dando rolês a toa por aí. Esses brinquedos custam muito dinheiro…

ednardo curisco

Como a turma acha que se treina submarinos? Normalíssimo que eles se atrevam a seguir navios e fazer vigilância, fazer registros acústicos, técnicas e tudo o mais.

O jogo de gato e rato existe a mais de século e é considerado normal. A coisa seria grave se o San Juan tivesse encalhado em águas territorias nas Malvinas/Falklands, etc…

marrua 113

Independente da “missão”, fatos divulgados apontam para uma incompetência na manutenção dos meios, infelizmente muito presente em nosso países; e que pessoas “mal” intencionados transformam algo muito sério em barganhas pessoais, deixando de lado a importância da vida, deve ser uma grande dor o que os familiares destes militares sofrem, infelizmente, tudo indica que o fator “econômico” falou mais alto que vidas e desperdício de meios. Lembremos que nossa disputa está apenas nos gramados, “Força Argentina !!!”.