SONY DSC

Os submarinos da Marinha Russa deverão ser equipados com o novo torpedo pesado guiado Futlyar para emprego em águas profundas, com alcance 2,5 vezes maior do que o USET-80 da década de 1980, ainda em serviço, informou uma fonte militar a agências de notícias russas.

A fonte acrescentou que, embora do mesmo tamanho, o torpedo tem um alcance maior, uma ogiva mais poderosa e um sistema aperfeiçoado de guiagem.

O novo torpedo de 533mm tem alcance de 50 quilômetros (31 milhas), alcança até 400m de profundidade, tem 7,2 metros (23 pés) de comprimento, pesa 2.200 kg (4.850 libras) e leva uma ogiva pesando 300 kg. O motor utiliza especialmente combustível concebido.

O torpedo atualmente está passando por testes e deve ter sua produção iniciada em 2017.

A arma é uma versão aperfeiçoada do torpedo Fizik que entrou recentemente e serviço e cuja produção será descontinuada.

O Futlyar vai equipar os submarinos Project 955A Borei-A (classe Dolgorukiy), Project 885 Yasen (classe Severodvinsk) e Project 885M Yasen-M inicialmente.

O novo torpedo foi projetado pelo Instituto de Pesquisas de equipamentos marítimos de São Petersburgo e deverá ser produzido pela fábrica de Dagdizel.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leo

Qual é o torpedo da imagem?

bosco123

Motores de trans-dobra com velocidade Warp 9.8 alimentados por um micro-reator matéria/antimatéria, alcance de 10 anos luz, ogiva de antimatéria de 1 Tt (teraton) com raio letal de 1 milhão de quilômetros.

Leo

Obrigado Alexandre Galante
Esses torpedos russos estão entre os melhores do mundo ou suas cactrtisticas estão longe dos mais avançados?

Nonato

Faço a mesma pergunta de Leo.
Qual as especificações dos melhores torpedos ocidentais?
Como se neutralizam torpedos?
Será que foi 1,8 bi tb?

bosco123

Nonato e Leo, Sem prejuízo da resposta do Galante e agora sem falar dos torpedos fotônicos, todos os torpedos pesados seguem mais ou menos essas especificações: Alcance máximo a baixa velocidade (30 nós +-): 40 a 50 km Velocidade máxima: 60 nós (alguns citam 80 nós) Na velocidade máxima o alcance cai para a metade. Ogiva: na faixa de 250 a 300 kg do tipo semi-perfurante Espoleta: impacto com retardo ou de proximidade (pressão/magnética) Peso: na faixa de 1500 kg Propulsão: hélice contra-rotativas ou pump jet. Motor: térmico (ciclo fechado) ou elétrico (baterias). Orientação: sistema inercial no meio curso com… Read more »

Reinaldo Deprera

Ninguém mais fala do VA-111 Shkval, será que ele também non-ecziste?

Save Ferris!

Nonato

Valeu Grande Bosco.
Vc diria que um torpedo é mais difícil de lidar (ponto de vista do defensor) do que míssil? É possível traquear um torpedo? Como se defender? Torpedo de volta? Guiagem a fio de 50 km alimentado pelo sonar do navio ou submarino?
A maioria dos países ocidentais tem esses torpedos pesados?

bosco123

Nonato, Sem dúvida a defesa contra torpedos é mais difícil do que contra mísseis. Talvez os atuais mísseis stealths estejam equilibrando as coisas. As medidas anti-torpedos em geral funcionam a base de despistadores de torpedos, tanto descartáveis quanto rebocadas, que imitam o som do alvo tentando desviar o torpedo. Armas que interceptam torpedos só agora estão sendo desenvolvidas (os russos têm uma arma antisubmarino que dizem ser útil contra torpedos (????)). É mais complicado “traquear” um torpedo devido, claro, ao meio aquático que só permite a utilização de sons (lasers têm sido estudados). Se torpedo dá volta? Dá sim! Eles… Read more »

Delfim Sobreira

Suécia fabrica seus próprios torpedos ? Cada dia gosto mais deste gélido país. Mais um produto pro Brasil desenvolver em conjunto.
Seu Nethanyahu não sabe o quanto está perdendo fazendo jogo duro diplomático.

ScudB

Dados complementares (achei interessantes): – alcance vs velocidade : Modo 1 – 40 km / 50 nos , Modo 2 – 50 km / 40 nos , TPS-53 – 60 km / 65 nos. – propulsão : TPS-53 com turbina a gás 19DT e combustível OTTO-2 (derivado de hetero do ácido nítrico) – ogivas (modulares) com peso ate 300 quilos dependendo do tipo e configuração de material explosivo – raio de travamento do sistema de mira : submarinos – 2,5 km , navios – 1,2 km – tempo de indicação de rastro dos navios – 350 segundos – raio de… Read more »

Luiz trindade

Bosco,

Eu gostaria de lhe elogiar pelo vasto conhecimento de torpedos fotônicos. Tb sou um grande fã de Star Trek e lhe desejo Vida Longa e Próspera. Q’Plá!