Fotex UNITAS 52

Salvador-BA, 13 de abril de 2011. Treinamento reunirá marinhas de diversos países das Américas. A Marinha do Brasil estará conduzindo, no período de 19 de abril a 09 de maio, a Operação UNITAS LII-2011. Esta Operação transcorrerá em nossa Amazônia Azul, e será dividida em duas fases. A primeira ocorrerá entre 19 e 26 de abril, na área marítima compreendida entre Salvador e Rio de Janeiro; e a segunda no período de 02 a 09 de Maio, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e Rio Grande-RS.

 

A UNITAS é a mais antiga operação multinacional do mundo e tem como principais objetivos: incrementar a interoperabilidade entre as marinhas das Américas, contribuir para a manutenção das boas relações diplomáticas existentes e estreitar os laços de confiança mútua, constituindo assim um dos marcos da solidariedade hemisférica do continente. Este ano participam navios, submarinos e aeronaves da Argentina, Brasil,
Estados Unidos e México, além de observadores do Chile, Colômbia, Peru e Portugal.

 

Os navios brasileiros atracarão no porto de Salvador nesta quinta-feira (14 de abril ) e as belonaves estrangeiras chegarão no dia 15 de Abril (sexta-feira).

O Grupo-Tarefa (GT) da Marinha do Brasil é composto pelas Fragatas “Niterói” ; “Constituição” e “Bosísio” ; um helicóptero de ataque AH-11ª “Super Lynx” e dois helicóptero UH-12 “Esquilo” ; o Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”; os Submarinos “Tikuna” e “Tamoio”. O navio ARA “Almirante Brown” compõe o GT argentino.

 

O GT Norte-Americano é formado pelos navios USS “NITZE” ; USS “BOONE” ; USS “THACH” e USCGC “ESCANABARA”. O México participará com o navio ARM BAJA “CALIFORNIA”. No Total, estarão envolvidos no exercício cerca de 2300 militares, dois quais, aproximadamente, 1200 brasileiros e 1100 estrangeiros.

O Contra-Almirante EDLANDER SANTOS, Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, embarcado na Fragata Niterói, exercerá o comando do Grupo-Tarefa multinacional.

Antes de iniciar a primeira fase, no Porto de Salvador (14 a 18 de abril), ocorrerão reuniões preparatórias para os exercícios militares, uma coletiva de imprensa (na tarde de 15 de abril), intercâmbio de oficiais e ações cívico-sociais (ACISO) na Escola municipal Cidade nova. A partir do dia 19 de abril serão realizados, dentre outros, exercícios de guerra anti-submarino, de superfície e de defesa aeroespacial; tiro real com canhões e lançamento de mísseis.

 

Visitação pública gratuita
Durante a permanência no porto de Salvador, os navios brasileiros estarão abertos à visitação pública, nos dias 16 e 17 de abril, no período das 14h até o pôr do sol. Os visitantes poderão assistir ao “Cerimonial à Bandeira”, que ocorrerá no final da tarde, e acompanhar aexecução do Hino Nacional.

Fonte: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

Foto antiga da USS Thach, ainda com o lançador de misseis Mk-13 cuja remoção ocorreu em 2004.

Algumas OHPs receberam um canhão de 25 mm em uma plataforma
acima do local anteriormente ocupado pelo Mk-13.

MO

oi Dalton

deve ser mesmo o fim do mundo navios muito legais em SSA e nenhum comentario de nenhum salvadorenho

deprimente mesmo, naval RIP !

daltonl

Pois é MO…

agora…se fosse uma esQUADRILHA de T-25 da AFA pousando por lá,
aí sim, seria “show” ! 🙂

“naval RIP” ditto !

abraços

MO

e olha que eles vao para o RRJ tbm (salvo engano)

bom Dalton, tentamos, mesmo sem ibope comercial e blogal, deveria teoricamente existir mais almas que deveriam considerar isso no minimo como um grande evento ….