O navio que a Itália vai enviar ao Brasil e depois ao Haiti é o “navio-aeródromo de propósitos múltiplos” Cavour.

O Cavour fará escala no País para levar equipamentos e equipe médica brasileira.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cabral

Nessa hora de crise: O velho Migão faz muita falta, sem dúvida foi um precipitação desativar o saudoso Minais Gerais.

Rodrigo

Não era mais fácil a equipe brasileira ir de encontro ao navio de avião em alguma cidade que fique no meio do caminho ?

Marine

Rodrigo,

Concordo, tem coisa mal explicada ai, a noticia como divulgada nao faz sentido…

Clésio Luiz

Esse não era o nome de um dos navios torpedeados na Noti di Taranto?

Mauricio R.

Oba olha aí os italianos colocando o molho bolognesa nas pretenções francesas!!!

Cabral

Não sei o que os nossos almirantes têm na cabeça que ainda não reativaram a base naval em Pernambuco, durante a 2 GM, Recife foi a principal base para os Navios Aliando no Brasil, durante as Guerra da Lagosta mais uma vez a frota ficou baseada em Recife, e durante as operações de resgate do Vôo 477 o comandante do 3° DN foi obrigado a se deslocar para o Recife para junto com a Força Aérea traçar detalhe para realização da tarefa de resgate dos corpo e destroços do acidente aéreo, uma cidade região bem localizada, muito estratégica, com 2… Read more »

WDias

Em assim sendo, parece-me que a Itália assim o fez para não causar melindres com a diplomacia brasileira, certamente teriam equipe médica completa, mas o fizeram apenas para ter a chancela, digamos assim, do país que “comanda” a MINUTASH… Ajuda bem vinda por certo, o desastre no Haiti deve ficar ao largo de considerações políticas, diplomáticas, e de qualquer outra ordem que não seja humanitária, mas, para quem tem vergonha na cara, algo que a elite política brasileira parece não ter, é assustador precisarmos da capacidade expedicionária de um país do outro lado do atlântico para uma missão no prolongamento… Read more »

Dunga

Certamente o A 11 – Minas Gerais poderia estar funcionando, pois foi todo reformado em 1998, para durar mais dez anos, o “detalhe” é que estaria funcionando!!!

Seria uma excelente plataforma LPH.

Hoje acredito que não valeu a pena ter o Sampa.

Todos estes eventos mostram que improvisar uma Marinha NÃO DÁ CERTO!.

Rodrigo Rauta

A uns 3 desses na minha Ilha das Cobras…..ehehehehehehe

Abraços…

Cabral

Acredito que as grandes maiorias dos visitantes do blog sonham com uma Marinha de Água Azul, uma Armada Poderosa de fazer os ermanos nos Argentinos e venezuelanos babarem, mas para construirmos uma marinha com capacidade global, não devermos apenas construindo alguns submarinos e fragatas, mas se queremos realmente ter uma verdadeira esquadra, teremos que mudar os princípios básicos da formação naval, devermos mudar a forma de ensino na escola de aprendiz de marinheiro e no colégio naval, criar uma nova doutrina, devemos ter uma marinha civil e outra militar: Marinha Civil: Deveríamos criar a guarda naval, subordinada diretamente ao comando… Read more »

Hornet

Marine e Rodrigo,

ao que parece, o Cavour necessita fazer a escala no Brasil para embarcar brasileiros e demais equipamentos e provisões aqui do Brasil.

“Segundo a nota o Navio deve fazer uma escala no Brasil, onde serão embarcados efetivos e equipamentos para a operação de ajuda aos sobreviventes do terremoto do Haiti.”

http://pbrasil.wordpress.com/

O que não quer dizer que não se pudesse, teoricamente, fazer isso em alto mar também…Mas como não sabemos que tipo de equipamentos e nem quantos “efetivos” brasileiros serão embarcados, então não dá pra afirmar muita coisa no momento. Vamos aguardar.

abração prôceis

Hornet

para quem quiser mais informações sobre este tópico:

http://moraisvinna.blogspot.com/2010/01/operacao-conjunta-brasil-enviara-porta.html

abraços a todos

Invincible

Será que toda essa situação não fará com que a classe política e em especial o poder executivo mudar sua postura sobre as FAs? Digo isso, pois essa situação está mostrando o quão frágil o Brasil é em matéria de defesa e de logística e isso é muito grave para um país que quer um assento no conselho de segurança. Não ter a capacidade de mandar dois ou três navios prontamente para a região, assim como não dispor de tropas ou de material para transladar até o local é algo muito complicado para uma nação que quer ser vista como… Read more »

celso

Agora ,talvez os governantes acordem,para a necessidadde da marinha e comprem de vez essa ,barganha do invencible ,que esta desativado sem os motores e tem poucas horas de mar,não seria uma ma acisição

andrepoa

Rapaziada, vamos pegar esse NA e não devolver mais!!!

marujo

Dois PA tipo Cavour para a MB não fariam mal nenhum. Prefiro duas uniades menores e polivalentes como este do que uma grande e fantasiona unidade de 40 mil toneladas.

marujo

Quem sabe o desativado Invencible inglês ainda dá algum caldo por essas bandas. Seria uma melhor opção que o J.D’Arc, opão defendida no blog por alguns.

matheus

Provavelmente o Brasil deve enviar helicópteros para o Haiti. Cadê o São Paulo quando nós precisamos

Getulio - São Paulo

Como se vê todo mundo vai querer mostrar sua bandeira no Haiti. Vai ser um desfile de porta aviões. Logo ira o francês, o inglês, etc. Eu penso que não se trata apenas de ajuda humanitária, mas o dia de amanhã do Haiti. Os americanos já tem sua estratégia no Atlântico Sul gerida pelo Comando Sul da Marinha. Já botaram o Brasil para correr de Honduras, fincaram os pés na Colombia. Mas é preciso dizer que eles também são generosos, quando resolvem ajudar, ajudam mesmo, do modo deles é claro. De cara 100 milhões de dólares, 10.000 soldados que poderão… Read more »

André Castro

O Cavour está com cheirinho de tinta fresca ainda , ele entrou em serviço em 27 março de 2009 , esta será a primeira missão dele.

André Castro

O Cavour está com cheirinho de tinta fresca ainda , ele entrou em serviço em 10 Junho de 2009 , esta será a primeira missão dele.

Celso Cruz

Cabral em 18 jan, 2010 às 21:41

“… que os almirantes estão esperando?”

deve ser dinheiro (verba) creio eu :p

Getulio - São Paulo

É a estratégia do Comando Sul americano, que inclui o Atlântico Sul, Caribe, Brasil e Africa. Por isso eles (marinha americana) tenta vender o Super Hornet para a FAB, porque foram os únicos enxergarem o seu papel e o nosso no Atlantico Sul. É de boa estratégia fazer parceria vendendo equipamentos militares ao Brasil e ficando perto de suas ações. Enquanto eles forem potência, as alianças serão inevitáveis. Os romanos antigos dominaram por 1.000 anos. Os americanos são potência há mais de 65 anos e não há nada que indique que eles não serão nos próximos 65 anos. Todos os… Read more »

Mahan

Chamar o Cavour de Porta-aviões é meio forçado, não? Deve cumprir muito bem a missão de navio de assalto anfíbio e apoio logístico multi-propósito.

Marco

Se esta “visita” for pra fazer propaganda e fazer os governantes babarem, que seja muito bem vindo o Cavour!!!! E que consiga alcançar os seus objetivos!!!! Este aí ou a classe mistral francesa cairiam bem na MB!!!!!!

Getulio - São Paulo

Alguns poderão dizer, porque a Africa? Pelo fato da Al Qaeda estar no Iêmen? Tudo indica que sim, mas o que se vislumbra naquelas paragens é o avanço chinês, comprando e construindo tudo por lá, conquistando mercados presentes e futuros. creio

Getulio - São Paulo

Creio que a Africa é o novo campo de batalha por mercados consumidores, minérios, energia, como tem ocorrido na história.
O avanço chinês na construção civil por aquelas paragens mostra que eles pretendem fincar pé por lá. Em troca levam os minérios, energia, tudo para mover sua maquina industrial neste seculo XXI.
Como nós nunca tivemos projeto para a Africa apesar das origens de nosso povo, estamos sendo ultrapassados inclusive em países de lingua portuguesa, pelos concorrentes globais.

emerson

Lendo e pensando, fica claro que os italianos não possuem conhecimento logistico sobre o Haiti. Ao embarcarem uma tropa brasileira, podemos entender a lógica da operação. 1) A situação no Haiti é caótica e o esforço internacional é realmente necessário. Assim, a Itália cumpre seu papel humanitário tradicional e seu governo responde à uma demanda política interna. 2) Ao enviar seu novissimo navio para uma missão dessas, eles aproveitam para similar uma missão militar e aproveitam para testar o barco, treinar a tripulãção e provavelmente, corrigir defeitos de projeto da embarcação. A vantagem é que o navio não corre o… Read more »

brujhar

O Cavour operam harrier certo? eles utilizam o skyjump para decolagem?

Cabral

Celso Cruz Cara amigo, Verba é muito importante, mas sem vontade administrativa não adianta ter verba, a MB erroneamente está concentrada no Rio de Janeiro, concordo que a defesa do Sudeste e Sul é importante, mas canalizar todos os meios da esquadra nessa região é no mínimo perigo, falta de visão estratégica, os vasos que estão a nossa disposição hoje deveria está distribuído pelo menos e três base navais (uma na Baia de Guanabara, uma na plataforma continental do Nordeste e outra na entrada da região amazônica entre o Estado do Pára e Ceará, sendo assim poderíamos atender de forma… Read more »

Cabral

Correção: Estado do Pará

Mauricio R.

Prá quem tem “Cavour”, “Mistral” não faz falta.

Giancarlo

Os italianos estão fazendo propaganda de seu produto.
Certo eles.