A Marinha do Brasil, juntamente com a Transpetro, está realizando um treinamento de segurança no Navio Tanque Guará nas proximidades da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. O exercício consiste em retomar o navio que está, simuladamente, seqüestrado por criminosos, tornando os tripulantes reféns. O navio conta com uma equipe de militares embarcada para simular os seqüestradores e os reféns.
O treinamento, que começou na última quarta-feira (12) e termina nesta sexta (14), envolve o Rebocador de Alto-Mar Tridente, o Navio Patrulha Guajará, as lanchas da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, dois helicópteros da Força Aeronaval, tropas de Mergulhadores de Combate (operações especiais) e Fuzileiros Navais, com um contingente aproximado de 100 militares. A Transpetro participa com a tripulação do navio Guará e assessores para o apoio às atividades em terra, com cerca de 30 pessoas.
Os militares que participam da simulação são aqueles que, em caso de uma situação de seqüestro real, formariam as Forças de Segurança e seriam responsáveis pelas ações operativas, sob a coordenação do Comando do 1° Distrito Naval.
A Marinha realiza regularmente simulações como essa em navios mercantes em trânsito e plataformas de petróleo, na área de jurisdição brasileira. Com a Transpetro, é a segunda vez. Em julho, outro navio da companhia participou de exercício semelhante na rota do Rio de Janeiro a São Sebastião.
A operação entre a Marinha e a subsidiária da Petrobras tem por objetivo o treinamento para o combate a ações criminosas com reféns no mar, executando um plano de retomada com o propósito de resgatar os reféns, retomar o navio e garantir a salvaguarda da navegação.
A simulação visa permitir o treinamento das equipes de negociação, retomada de instalações e resgate de reféns, que seriam acionadas em situação real de ações delinqüentes contra navios de bandeira brasileira, bem como dos funcionários da Transpetro para os procedimentos peculiares a situações dessa natureza.

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cinquini

Fotos!!! Queremos fotos! rsrsrss

LeoPaiva

Caro Cinquini,

O colega pode ver algumas fotos dos GRUMEC nesse link:

http://www.bf2brasil.com/forum/showthread.php?t=39246

A vida dessa equipe não deve ser mole. Só de olhar as fotos eu já fico cansado.

Achei esse vídeo também ( parece mais trailer de filme americano ):

Outro dia foi postado aqui no blog sobre eles, espero que voltem a postar em breve e com maiores detalhes.

Abraço.

Corsario-DF

Mais uma excelente iniciativa da MB.

Ciquini, você tá igualzinho criança quando lê GIBI!!! Só quer ver fotos…rsrsrsrsrsrsrsrs. Grande abraço amigo.

Sds.

Cinquini

Corsário, é mais ou menos isso mesmo!

Leo Paiva, valeu pelo link!

Abração

marujo

Parabéns à Marinha e ao Blog, este sempre atento ao que ocorre no meio militar. Mas, a questão que me angustia é o Plano Estrtégico de Defesa,que deveria ser anunciado nos primeiros dias de novembro e até agora nada. Que informações os companheiros têm a respeito. O que estão pensando desses sucessivos adiamentos? É estratégia não anunciar o plano enquanto ele vai sendo executado? As novidades pontuais da Marinha (reforma dos A-4, compra de S-2 Tracker)são indícios de que ele está sendo colocado silenciosamente em prática?

Sergio

Muito boa notícia, treinamento é o que não tem faltado para as forças armadas. Pergunto aos colegas se alguem sabe sobre como terminou aquele sequestro na costa da África, para a qual estava se deslocando uma fragata russa.???

Marine

Alguem poderia esclarecer uma duvida minha aqui…

Imagino que a unidade encarregada de uma missao dessas seja o GERR-MEC nao? Essa unidade e composta por membros do Tonelero e GRUMEC? Se nao quais as unidade no Brasil com missao “CT” Contra-Terrorismo maritimo?

Muito obrigado!

Zorann

Excelente treinamento. Com certeza agora com 100 militares treinados e um rebocador conseguiremos proteger todo nosso vasto e rico litoral contra as ameaças extenas. Como somos um país frequentemente abalado por ataques terroristas e com um treinamento tão completo e repetido frequentemente como este, me sinto mais seguro no aconchego do meu lar! Realmente super importante….

Zorann

Concordo com o Marujo Onde estão as notícias sobre o Plano Estratégico de Defesa. Mesmo que sejam notícias ruins, ou de pouca relevãncia gostaríamos de saber. Aliás gostaria de propor aos proprietários do Blog (que é muito bom e que eu não deixo de ler)uma espécie de “abaixo assinado” endereçado ao Ministério da Defesa solicitando maiores informações sobre este plano estratégico e qual o estágio em que se encontra. É lógico que eu não sou tão inocente a ponto de achar que algo importante será divulgado, mas assim podemos mostrar que existem brasileiros que se preocupam com a segurança de… Read more »

Vagner Oliveira

Marine,
o GERR-MEC é composto somente pelo pessoal do GruMeC, sediado na BACS, em Niterói, enquanto o GERR-CFN é formado pelo pessoal do Tonelero. Não há mistura, apesar de ambos serem tropas especiais.
Na MB, ambas são as tropas para ações CT. O que vai definir quem vai atuar é a predominância do meio ambiente da ação, ou seja, terrestre ou marítimo.
Sds.

Daniel Camilo

Marine
Realmente o Vagner Oliveira tem razão, só acrescento que o grupo do CFN é conhecido por GERR-OPESP (Operações Especiais) e basicamente é isso: GERR-MEC em plataformas e embarcações e GERR-OPESP em instalações terrestres, com excessão de área portuária, onde podem atuar em conjunto. O 1ºDistrito Naval possui um grupo de gerenciamento de crises que atua com os dois grupos e percorre todo o país em adestramento. Adsumus e Semper Fi.

Marine

Vagner e Daniel,

Muito obrigado por esclarecer minhas duvidas!

Adsumus e Semper Fi!

[…] O Guará participou entre os dias 12 e 14 de novembro, quando fundeado na Baía de Guanabara, de exercícios com a MB, com a participação do RbAm Tridente (R22) , NPa Guajará (P44), embarcações da CPRJ, duas […]

guilherme

oque é semper fi?

Dalton

Guilherme…

” Semper Fidelis” ou ” Semper Fi ” é latim, significa, ” Sempre fiel” e é o lema do Corpo de fuzileiros navais dos EUA.

O lema do nosso Corpo de Fuzileiros navais é o ” Ad Sumus ” significando, ” Aqui Estamos ”

abraços